Ipanema FM pode mudar tudo em poucas horas (ou não)

Pode ser que a Ipanema FM (94,9 MHz - Porto Alegre) mude completamente a programação dentro de poucas horas. Mesmo faltando pouco tempo (agora são 22h15 do domingo) preferi arriscar e escrever alguma coisa, antes de esperar para ver se vai ter mudança mesmo ou se é só um viral.

A dúvida está explicada em matéria do site Sul 21, repetida integralmente pelo Radioamantes.

A matéria começa citando o anúncio das mudanças na programação feito no ar pelo apresentador Cláudio Cunha. Ele criticou as alterações, foi substituído antes do final do programa "por motivos gerenciais" e chega a discutir com alguém da rádio após a substituição. Ouça o áudio:


Separei alguns trechos do texto questionando a possibilidade de se tratar de um viral:

"(...) houve quem desconfiasse se tratar de uma ação de marketing da emissora, para chamar atenção e anunciar, na segunda-feira, que jamais a Ipanema iria abandonar seu público. (...) Segundo Paola [Kremer, coordenadora de produção da Ipanema], a grade de programação já está alterada, seguindo uma ordem da direção do Grupo Bandeirantes em São Paulo para popularizar a emissora.

(...) o Sul21 obteve a informação, de duas fontes do meio publicitário, que uma agência de Porto Alegre trabalha, há alguns meses, no reposicionamento da Ipanema. Mudanças ocorrerão, mas não passariam, nem de longe, por mudar drasticamente a orientação da rádio. No seu site, a Ipanema anuncia uma mudança na logomarca, que deixa o 'n' e passa a ser um 'i' em preto e amarelo".


Pois bem, essa é a nova marca, apresentada no blog da rádio com a seguinte justificativa: "Tá aí o novo logo da 94,9, afinal, por que o logo da Ipanema é um 'N', se Ipanema começa com 'I'?". Até agora, 33 comentários no blog - todos negativos e não deletados.

Segundo o TudoRádio.com, a Ipanema "passará a ter uma grade de programação mais jovem", passando a concorrer diretamente com Atlântida e Jovem Pan. O site se baseia em informações da emissora, que "anunciou através de redes sociais a alteração em sua grade e perfil, indicando que será uma emissora jovem/pop".

O site da revista Press & Advertising anunciou que parte das mudanças é a retransmissão das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes, ainda que o que venha exatamente de novo ainda seja um "segredo guardado e chaveado".

Mauro Borba, diretor da Pop Rock (107,1 MHz), acredita que seja um viral:


Acho um pouco difícil essa história ser só uma ação de marketing, até porque imagino que a rádio pode perder credibilidade se tudo for só um blefe. Seria uma "pegadinha" muito mais "intensa" que o 1º de abril de 2003 na 89 FM de São Paulo, e feita para um público mais adulto e provavelmente menos receptivo a esse tipo de brincadeira que o público da então "89 - A Rádio Rock".

Falta pouco para saber o tamanho dessa mudança na Ipanema, se é que vai ter mesmo alguma mudança. O fato - e o mais chato na história - é que só existe alguma dúvida porque o costume do rádio é mudar tudo sem aviso prévio.

Comentários

  1. Pra mim não tem pegadinha nenhuma. Acabei de escutar a rádio e a programação é toda "povão": sertanejo, axé, pagode e outras porcarias inclassificáveis. Não tem jeito: foi-se a única rádio que prestava no Rio Grande do Sul. Eu, que escuto a Ipanema desde a sua inauguração, me sinto órfão. Não tenho outra alternativa: vou parar de escutar rádio, porque, além da antiga Ipanema, nenhum outra rádio é "escutável". NENHUMA! Atlântida, PopRock e quejandos são merda pura. Meus pesâmes para a cultura rio-grandense, que mais uma vez sucumbe à ganância. Simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Bahhh eu to indignado, a programção sucumbio ta inalditivel. Acompanho desde 91 a programação da rádio são 20 anos de boas músicas agora fazer isso com a rádio? Então acabe de uma vez com ela mas nao dessa maneira. Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Eu me recuso a acreditar, é uma pegadinha!! só pode, não é possível acabar assim do nada!! vai ter quebra-quebra na Band se isto for verdade.

    Ipanema Forévis!!!

    ResponderExcluir
  4. Que estes caras tem na cabeça!! tomara que tenha uma debandada geral de patrocinadores, FECHEM ESTA MERDAAA

    ResponderExcluir
  5. Achei que meu rádio tinha enlouquecido.
    sintonizei tava tocando zezé di camargo,
    latino e outros lixos. Não podem fazer isso.
    Era a unica rádio que eu escutava a mais de 25
    anos. Não façam isto!!!

    ResponderExcluir
  6. Tomara que a Katia, o Alemão, Claudio Cunha e outros saiam e deixem esta para a Band Fazer o que quiser... Se isso for verdade, está aberta a oportunidade para uma nova rádio, feita pelos comunicadores... Vamos pra frente com uma nova rádio, nem que seja pirata!

    ResponderExcluir
  7. O que a gente poderia fazer?
    Mas façamos algo!!!
    Vamo lá, povo!
    Idéias.

    ResponderExcluir
  8. pelo amor de deus,derubem esta radio.Temos q fazer algo tipo uma pasiata, isso nao pode ficar assim!!!!! temos q protestar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas