Rádio Record demite equipe e extingue programação

Sempre que ouço alguém dizendo que o rádio está morrendo, discordo e falo sobre as características que só o rádio tem e sobre como todas as mídias sempre conviveram e convivem sem que uma necessariamente extermine a outra. Mas está ficando difícil acreditar na longevidade do rádio AM, não só porque ele depende urgentemente da digitalização para ter qualidade de som e voltar a ser competitivo - situação que está cada vez mais dependente do desligamento da TV analógica e do consequente aumento do espectro do FM, programado para depois de 2016 -, mas também porque parece que os empresários do setor fazem de tudo para que o AM morra mais rápido.

Dessa vez, nem vou chover no molhado sobre o crescimento da tendência em repetir as principais emissoras do AM no FM e sobre como isso diminui o número de opções no FM ao mesmo tempo em que contribui para deixar o AM mais e mais irrelevante (e olha que nesta semana foi noticiado que a Rádio Globo estaria negociando um canal no FM em São Paulo para repetir a programação da Rádio Globo AM, como faz no Rio). Quero falar sobre o fim repentino da Rádio Record de São Paulo.

Literalmente da noite para o dia, a emissora demitiu todos os funcionários e passou a operar no "vitrolão". Ainda não se sabe se a ideia é passar a Rede Aleluia para os 1000 kHz e deixar os 99,3 MHz livres para a tal da Rádio Record News, ou se é apenas um corte de gastos, num momento em que gente da Igreja Universal prega contra a programação da TV Record. No vídeo abaixo, o jornalista José Armando Vannucci fala mais sobre o corte de gastos que atinge todo o grupo:


Desde ontem, o blog Radioamantes tem trazido a cobertura sobre o assunto, com vários updates. Entre eles, a íntegra de uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da Record, que reproduzo aqui:

A Rádio Record informa que a partir deste sábado, dia 06 de agosto, terá nova programação.

A partir de agora, por razões estratégicas, a emissora passa a transmitir música e informações jornalísticas.

A mudança de trajetória visa atender as expectativas do mercado do Rádio AM brasileiro.

Leia a cobertura completa do blog Radioamantes sobre a demissão em massa na Rádio Record

Uma coisa ninguém comentou, mas vale lembrar. Esse corte de gastos ou reposicionamento aparece justamente num momento em que a Rádio Record investia no aumento da rede. Em junho, entrou no ar oficialmente a Rádio Record Rio de Janeiro (990 kHz) e, em julho, a Rádio Record Santa Catarina (1470 kHz) - reforçando a incoerência do pensamento dos empresários do rádio.

Comentários

  1. Nossa, estão sucateando o Rádio AM cada vez mais e mais... Alguém tem que fazer alguma coisa antes que esse setor se acabe de vez... Rádio AM não pode sucatear desse jeito...

    ResponderExcluir
  2. Aí é que está´o x da questão.
    Eu não aprecio o estilo da rádio, mas lamento pelo amadorismo dos diretores. Não ouviram nunca falar de aviso prévio?
    Depois que o Sr. Tuta falou que rádio digital é perda de tempo, eu não duvido de mais nada.
    A salvação do AM, com suas potências absurdas numa época de pensamento ecológico é a digitalização. <Mas qual dono de emissora quer investir nisso?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anderson. Passando para um alô. Isso aqui tá cada vez melhor, heim?

    Obrigada pelos blogs recomendados. ;)

    Sobre o post, não conhecia nem nunca ouvi a Record AM, mas deu vontade de perguntar sobre a Record News FM. Será que vem? Quando?

    Penso que deveriam investir mais em webrádios e podcasts tb ao invés de simplesmente extinguir uma rádio. Afinal, o que mais "vemos" é a repetição da repetição, pouco ou nada se diferencia.

    Por curiosidade vcs poderia incluir no blog a listagem de rádios am e fm em SP? Tenho nem idéia e como és uma enciclopédia do veículo ....

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente acho que a rádio AM está morrendo, pelas razões já expostas e principalmente pela dificuldade de sintonizar as mesmas. Moro num bairro de SP, e tinha plena facilidade de acesso as emissoras AMs, principalmente as noticiosas, mas agora é quase inpossível. (Pan, ESPM Estadão, Bandeirantes e CBN. Ainda bem que ainda tem o FM.

    ResponderExcluir
  6. Outra que vai pelo mesmo caminho, em breve, é a Cultura Brasil. De fato, acabou o AM. Nem receptor estão produzindo mais. A comunicação do AM está migrando para o FM, embora sem o perfil popular, e as músicas do FM estão nos MP3 players da moçada.

    ResponderExcluir
  7. muito ruim isso tudo, acho na verdade que; o que ta pegando mesmo é esse lance de igrejas ficarem comprando espaços em radio e tv. trata se de pessoas sem o menor tino pra coisa e que, tudo o que pensam é na "obra". enquanto nao surgir uma lei que proteja o patrimonio radiofonico, esses pr.. farão o que quiserem.. e o radio certamente morrerá; nao só o AM quanto o FM tambem..o governo deve lembrar que o radio, é patrimonio da humanidade, e tem uma linda história, os interessados em arrendar emissoras de radio, devem ser obrigados pelo governo a manterem o perfil da programaçao e nunca possuirem uma frequencia por mais de 12 hs. no caso da record, tv e radio, esta fora comprada efetivamente pela IURD, e de la para cá a unica competitividade observada foi no caso da tv record, o resto.... acredito que programas evangélicos devem apenas serem exibidos em hoario noturno (madrugada) do contrario o radio morrerá sim. lembremo nos que; radio, é cultura! sempre foi... o grande guerreiro das comunicaçoes que sobreviveu ha vairos temporais.

    ResponderExcluir
  8. fiquei muito triste quando liguei o meu radio que não ouvie mais os meus amigos radialista na radio fiquei muito triste pois eles faziam parte do meu diaa dia. lamento muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas