Pular para o conteúdo principal

Ipanema FM pode mudar tudo em poucas horas (ou não)

Pode ser que a Ipanema FM (94,9 MHz - Porto Alegre) mude completamente a programação dentro de poucas horas. Mesmo faltando pouco tempo (agora são 22h15 do domingo) preferi arriscar e escrever alguma coisa, antes de esperar para ver se vai ter mudança mesmo ou se é só um viral.

A dúvida está explicada em matéria do site Sul 21, repetida integralmente pelo Radioamantes.

A matéria começa citando o anúncio das mudanças na programação feito no ar pelo apresentador Cláudio Cunha. Ele criticou as alterações, foi substituído antes do final do programa "por motivos gerenciais" e chega a discutir com alguém da rádio após a substituição. Ouça o áudio:


Separei alguns trechos do texto questionando a possibilidade de se tratar de um viral:

"(...) houve quem desconfiasse se tratar de uma ação de marketing da emissora, para chamar atenção e anunciar, na segunda-feira, que jamais a Ipanema iria abandonar seu público. (...) Segundo Paola [Kremer, coordenadora de produção da Ipanema], a grade de programação já está alterada, seguindo uma ordem da direção do Grupo Bandeirantes em São Paulo para popularizar a emissora.

(...) o Sul21 obteve a informação, de duas fontes do meio publicitário, que uma agência de Porto Alegre trabalha, há alguns meses, no reposicionamento da Ipanema. Mudanças ocorrerão, mas não passariam, nem de longe, por mudar drasticamente a orientação da rádio. No seu site, a Ipanema anuncia uma mudança na logomarca, que deixa o 'n' e passa a ser um 'i' em preto e amarelo".


Pois bem, essa é a nova marca, apresentada no blog da rádio com a seguinte justificativa: "Tá aí o novo logo da 94,9, afinal, por que o logo da Ipanema é um 'N', se Ipanema começa com 'I'?". Até agora, 33 comentários no blog - todos negativos e não deletados.

Segundo o TudoRádio.com, a Ipanema "passará a ter uma grade de programação mais jovem", passando a concorrer diretamente com Atlântida e Jovem Pan. O site se baseia em informações da emissora, que "anunciou através de redes sociais a alteração em sua grade e perfil, indicando que será uma emissora jovem/pop".

O site da revista Press & Advertising anunciou que parte das mudanças é a retransmissão das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes, ainda que o que venha exatamente de novo ainda seja um "segredo guardado e chaveado".

Mauro Borba, diretor da Pop Rock (107,1 MHz), acredita que seja um viral:


Acho um pouco difícil essa história ser só uma ação de marketing, até porque imagino que a rádio pode perder credibilidade se tudo for só um blefe. Seria uma "pegadinha" muito mais "intensa" que o 1º de abril de 2003 na 89 FM de São Paulo, e feita para um público mais adulto e provavelmente menos receptivo a esse tipo de brincadeira que o público da então "89 - A Rádio Rock".

Falta pouco para saber o tamanho dessa mudança na Ipanema, se é que vai ter mesmo alguma mudança. O fato - e o mais chato na história - é que só existe alguma dúvida porque o costume do rádio é mudar tudo sem aviso prévio.

Comentários

  1. Pra mim não tem pegadinha nenhuma. Acabei de escutar a rádio e a programação é toda "povão": sertanejo, axé, pagode e outras porcarias inclassificáveis. Não tem jeito: foi-se a única rádio que prestava no Rio Grande do Sul. Eu, que escuto a Ipanema desde a sua inauguração, me sinto órfão. Não tenho outra alternativa: vou parar de escutar rádio, porque, além da antiga Ipanema, nenhum outra rádio é "escutável". NENHUMA! Atlântida, PopRock e quejandos são merda pura. Meus pesâmes para a cultura rio-grandense, que mais uma vez sucumbe à ganância. Simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Bahhh eu to indignado, a programção sucumbio ta inalditivel. Acompanho desde 91 a programação da rádio são 20 anos de boas músicas agora fazer isso com a rádio? Então acabe de uma vez com ela mas nao dessa maneira. Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Eu me recuso a acreditar, é uma pegadinha!! só pode, não é possível acabar assim do nada!! vai ter quebra-quebra na Band se isto for verdade.

    Ipanema Forévis!!!

    ResponderExcluir
  4. Que estes caras tem na cabeça!! tomara que tenha uma debandada geral de patrocinadores, FECHEM ESTA MERDAAA

    ResponderExcluir
  5. Achei que meu rádio tinha enlouquecido.
    sintonizei tava tocando zezé di camargo,
    latino e outros lixos. Não podem fazer isso.
    Era a unica rádio que eu escutava a mais de 25
    anos. Não façam isto!!!

    ResponderExcluir
  6. Tomara que a Katia, o Alemão, Claudio Cunha e outros saiam e deixem esta para a Band Fazer o que quiser... Se isso for verdade, está aberta a oportunidade para uma nova rádio, feita pelos comunicadores... Vamos pra frente com uma nova rádio, nem que seja pirata!

    ResponderExcluir
  7. O que a gente poderia fazer?
    Mas façamos algo!!!
    Vamo lá, povo!
    Idéias.

    ResponderExcluir
  8. pelo amor de deus,derubem esta radio.Temos q fazer algo tipo uma pasiata, isso nao pode ficar assim!!!!! temos q protestar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…