Afiliadas do SBT vendem horário até para Igreja Universal

Por Ricardo Feltrin, no F5:

Enquanto resiste bravamente ao assédio de pastores e líderes religiosos, interessados em adquirir a madrugada do SBT, Silvio Santos é menos dogmático em relação às afiliadas. Elas podem negociar e vender a madrugada para igrejas.

Curiosamente, enquanto que em São Paulo o SBT rechaçou várias ofertas de emissários de Edir Macedo, para que vendesse algumas horas, afiliadas do SBT Brasil afora, como a VTV (Santos e Campinas), TV Alagoas e a TV Aratu (Bahia) já vendem espaço para a Igreja Universal.

No caso da VTV a lista de clientes é ainda mais ecumênica, e inclui igrejas como "Leão de Judá" e "Cristo é a Resposta". Outros programas como o "Vamos Celebrar" também têm espaço nas madrugadas.

As afiliadas retransmitem a programação do SBT em São Paulo, ou podem substitui-la por programação própria em determinados horários. O fato é que as madrugadas para essas redes é extremamente deficitária e elas acharam nas igrejas, com trocadilho, uma espécie de tábua de salvação.

Em São Paulo, atualmente o SBT é a única empresa totalmente "laica", que não exibe programação religiosa de nenhum tipo. Nos últimos meses, além da Universal, igrejas como a Mundial do Poder de Deus ofereceram fortunas pelas madrugadas da TV de Silvio Santos --valores que podem chegar a R$ 300 milhões anuais.

Diferente do que é afirmado no texto e do que já foi comentado em outra ocasião pelo mesmo jornalista, o SBT não é a única emissora aberta sem programação religiosa em São Paulo. Se considerarmos como TV aberta o conjunto de emissoras sintonizadas gratuitamente, sem pagamento de assinatura (não importando se transmitem em VHF ou UHF), também podemos incluir nesse rol de canais "laicos" MTV, Esporte Interativo, TV Brasil e Mega TV, por mais que a última tenha outra forma de lotear seus horários.

A "flexibilidade" do SBT com relação à venda de horários não existe só com as afiliadas - quem assiste ao SBT pela parabólica está acostumado a televendas há anos. A MTV também não costuma alugar horários em São Paulo, mas já li diversas reclamações de pessoas sobre o excesso de games "caça-níqueis" no sinal do satélite.

Comentários

  1. Marcos Vinicius Gomes2 de agosto de 2011 às 21:45

    Faltou o Esporte Interativo, que nunca vi vender horários desde seu lançamento em 2007

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  2. Bem lembrado, Marcos. Já mudei o texto!
    Valeu!

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  3. Faltou a Globo! Que não vende mesmo!
    Bem, a CNT também não vende horários para programação religiosa durante a madrugada, mas faz isso durante quase todo o resto do dia (risos) e loteia a madrugada com um leilão de joias. Acho que a Mix TV e a Gazeta também não ocupam suas madrugadas com nenhum programa religioso. No caso da Gazeta, ela verde parte para outros fins (ex.: Polishop). Não sei quanto à Mix TV. TV Brasil e Cultura não fazem isso também (mas estas não contam, pois não são emissoras comerciais).

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  4. Mas quando o Ricardo Feltrin falou, na outra matéria, do SBT ser o único canal "laico", ele tava falando dos programas religiosos, mesmo quando não pagos.
    A Mix TV e a Gazeta não ocupam a madrugada com programas religiosos, mas vendem em outros horários - no caso da Gazeta, tem duas horas no horário nobre com a Universal.
    Já a Globo e a Cultura não vendem, mas transmitem missa - coisa que a TV Brasil também fazia, até pouco tempo atrás.

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