São Paulo terá novas emissoras de TV e troca de canais em 2011

Neste ano, a entrada de novas emissoras e a troca da numeração de canais devem mudar a cara da TV aberta da Grande São Paulo. As alterações foram autorizadas e oficializadas pelo Ministério das Comunicações. Saiba o que muda:



RBTV - REDE BRASIL DE TELEVISÃO

Conforme comentado aqui, a Rede Brasil de Televisão deixou o canal 59 de Cotia, que passou a retransmitir a Rede Super, para estrear um canal analógico próprio, o 50. O espaço anterior era arrendado.


TERRA VIVA / BAND

A TV Terra Viva (Pira Som e Imagem Ltda), que atualmente transmite no canal 50, migrará para o canal 49. Não consegui confirmar se o novo canal será analógico ou digital, mas acredito que seja digital. O analógico provocaria interferência nos canais 48 e 50 (NGT e futura RBTV, respectivamente).


TVT - TV DOS TRABALHADORES E CANAL 45

O canal 45 de São Caetano do Sul, que também retransmite a Rede Brasil de Televisão, deve mudar para o 57. Em seu lugar, entrará no ar a TV dos Trabalhadores (TVT), ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

No primeiro semestre do ano passado, a TVT havia recebido autorização para explorar os canais 46 de Mogi das Cruzes e 45 de São Caetano do Sul. O canal 46 estreou em 23 de julho, mas o processo para concessão do 45 estava emperrado na Câmara porque o espaço já era ocupado pela retransmissora da RBTV, vinculada à entidade dirigida pelo empresário Marcos Tolentino.

Segundo reportagem da Folha do último dia 19, o deputado federal Celso Russomanno, relator do processo para concessão do canal 45 à TVT, "segurou" o parecer favorável até que o governo designasse outro canal para a fundação dirigida por Tolentino. Em 29 de novembro, veio o canal: 57 - com autorização para instalação de torre na Av. Paulista.

O canal 45 vai ampliar o alcance da TVT. O canal 46 também é ocupado pela TV Shop Tour, que tem concessão para Osasco, mas é sintonizada na maioria das cidades da Grande São Paulo.


TV UNIÃO

Além de mudar de número e cidade, o atual canal 45 também deve mudar de programação. Segundo ato reproduzido no site do Ministério das Comunicações, a retransmissora e repetidora de TV Sociedade de Teleeducação Comunitária Cultural de São Caetano (ligada a Marcos Tolentino), recebeu autorização "para substituir a geradora de sua programação pela Rede União de Rádio e Televisão, de Rio Branco (AC)".

Antiga afiliada da Band, a Rede União de Rádio e Televisão, ou só TV União, foi fundada em 1988, em Rio Branco, e desde 2002 opera de forma independente. A programação é gerada em Fortaleza (CE) e se destina ao público jovem, com a maior parte dos espaços reservados à exibição de videoclipes.


REDE CNT

Com previsão para digitalizar o sinal neste ano, a Rede CNT deve migrar seu canal analógico do 26 para o 27. O canal 26 será destinado para a transmissão digital da rede paranaense.


Com excessão da mudança de canal para a Sociedade de Teleeducação Comunitária Cultural de São Caetano, os dados acima podem ser confirmados na consulta ao Plano Básico de Distribuição de Canais, no site da ANATEL.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que me informassem o que ocorre com a Scalla FM,volta e meia sai do ar.Lembrando sempre que há uma grande maioria de rádiouvintes,que merecem ser respeitados,este problemão só está ocorrendo com a Scalla.Antes,qdo era do grupo Grande AbC,a Scalla mantinha-se firme com um sinal bem forte,e sempre a qualidade musical de alto padrão,comparada às rádios da atualidade.Obrigado,só um adendo,ontem liguei para a emissora e parece que eles não ficam preocupados com esta situação técnica da Scalla,parece que estão fazendo um favor à grande maioria de seus ouvintes.

    ResponderExcluir
  4. Esse canal 57 poderia retransmitir o ShopTourTV do que passar clipes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas