Pular para o conteúdo principal

Relembre a Rádio Cidade, que completaria 31 anos se estivesse no ar em SP


Neste aniversário da cidade de São Paulo, a antiga Rádio Cidade estaria comemorando 31 anos, se estivesse no ar em 96,9 MHz.

A Cidade foi uma das rádios mais importantes do Brasil e uma das principais responsáveis pela definição de estilos do FM e por sua popularização. De 1980 a 2001, período em que usou a marca Cidade, sempre esteve entre as emissoras mais ouvidas de São Paulo, independente se a programação estava mais para o estilo jovem ou mais para o popular.

Passou a maior parte da década de 1990 como a rádio mais lembrada na pesquisa do IBOPE e continuou forte mesmo depois de 2001, quando o desfecho de uma briga judicial com o Sistema Jornal do Brasil obrigou a mudança de nome de Cidade para Sucesso.

Uma das coletâneas da Rádio Cidade, em seus primeiros anos. Clique para ampliar a imagem em uma nova aba ou janela.

No aniversário de 25 anos da Rádio Cidade de São Paulo, já como Sucesso FM, alguns dos locutores que marcaram os primeiros anos da emissora relembraram músicas e vinhetas antigas.

Ouça um trecho dessa comemoração, com Tavinho Ceschi:


Aquele seria o último aniversário da Sucesso, que seria vendida para o Grupo Bandeirantes e transformada, meses depois, na BandNews FM.

Relembre a transição da Sucesso para BandNews e a despedida da Cidade/Sucesso, depois de 25 anos no ar:


Apesar de estar fora do dial paulistano há quase seis anos, a Cidade continua muito forte na memória do seu público, dos radialistas e do mercado.

Comentários

  1. Triste essa despedida! Mas como compôs Belchior, "O passado é uma roupa que não nos serve mais", eu tenho dificuldade em aceitar, mas temos que tocar a vida em frente!

    ResponderExcluir
  2. O problema da velha Cidade/Sucesso é que ela nunca ousou em sua programação musical, em qualquer de suas fases. Tocava apenas o que já estava estourado e massacrado por tanta execuções

    ResponderExcluir
  3. po amigos eu queria ouvir aqulele programa da radio cidade o famoso CARA DE PAU 1991

    ResponderExcluir
  4. PORRA!!!EU SOU DE RECIFE TAMBEM ACABARAM COM A RADIO CIDADE DAQUI, COLOCARAM UMA BOSTA NA PROGRAMAÇÃO CHAMADA DE JOVEM PAM QUE SÓ ROLA BLACK, POP, EMO, E OUTRAS DESGRAÇAS
    KD O ROCK?? SERÁ QUE MORREU, SEI QUE HOJE OS PRODUTORES SABEM QUE O MAIOR PUBLICO INFELIZMENTE É O PUBLICO DE ADOLESCENTES VIRGENS POR ISSO NÃO SE DA VALOR A UM BOM CONTEUDO MUSICAL E SIM A CARINHAS BONITINHAS VAMOS COMPARAR CHALIE BROW JR. COM RESTART (DESCULPA CHARLIE BROW!!) OS CARAS DO CHALIE BROW TOCAM PRA CARALHO SÃO REALMENTE MUITO BONS ESSES CARINHAS DO RESTART TEM QUE SE CURVA PARA ELES POR QUE O QUE O RESTART FEZ NÃO É ROCK AND ROLL E TAMBEM NÃO TOCAM PORRA NEHUMA!!! TENHO 23 ANOS ARRANHO GUITARRA, UM POUCO DE BATERIA, VIOLÃO E UM POUCO DE BAIXO, SOU AMANTE DO ROCK DESDE AOS 7 ANOS DE IDADE QUE ME IDENTIFIQUEI OUÇO NIRVANA, LED ZEPELLIN, ANGRA,IRON MAIDEN, FOO FIGHTERS, PEARL JEM, RAGE AGAINST MACHINE E OUTROS SOU FISSURADO EM NOTA MUSICAL AI VEM E ME APARECE UM BANDO DE MENINOS DE CABELOS LISOS FALANDO DE AMOR E COLOCANDO 3 OU 4 RIFIS NA GUITARRA E ACHAM QUE ESTÃO ABALANDO, SE É PRA FALAR DE AMOR O REI ROBERTO CARLOS FAZ ISSO MELHOR QUE NINGUEM. RESTART O OUTROS FAZEM MUSICA DE AMOR RAPIDA E NÃO ROCK É DIFERENTE QUEM ENTENDE ME COMPREENDE E VC QUE NÃO SABE QUE O ROCK NÃO É UM SIMPLESMENTE UM GENERO MUSICAL E SIM UMA FILOSOFIA DE VIDA SINTO LHE INFORMAR MAIS VC É UM TOLO NÃO ENTENDE NADA DE ROCK.

    ResponderExcluir
  5. para os órfãos
    uma opção:
    http://radiocidade010.listen2myradio.com/

    ResponderExcluir
  6. tenho saudade da radio cidade porque ela fez parte da minha adolescencia as boas musicas que tocavam na cidade fm recife não tocam,mais agora toca um tal de brega pop que pra mim não é musica é poluição sonora,musica de qualidade, tocava a radio cidade fm de recife principalmente o programa fanlando de amor bons tempos aqueles onde musica e poesia se confundia

    ResponderExcluir
  7. tenho saudade da radio cidade porque ela fez parte da minha adolescencia as boas musicas que tocavam na cidade fm recife não tocam,mais agora toca um tal de brega pop que pra mim não é musica é poluição sonora,musica de qualidade, tocava a radio cidade fm de recife principalmente o programa fanlando de amor bons tempos aqueles onde musica e poesia se confundia

    23 de novembro de 2011 14:27

    ResponderExcluir
  8. BARUCH S. PIMENTEL25 de março de 2013 19:59

    PESSOAL, TAMBÉM SOU DE RECIFE E ASSIM COMO TODOS QUE JÁ POSTARAM, TENHO SAUDADES NÃO SÓ DOS PROGRAMAS, MAS DE TODA A RÁDIO EM SI, DAS PROMOÇÕES E PRINCIPALMENTE DE UM PROGRAMA, QUE A PRÓPRIA RÁDIO TIROU DO AR AINDA NOS ANOS 80 (87 OU 88), CHAMADO "CIDADE STARLIGHT" QUE TOCAVA MUITA MÚSICA INSTRUMENTAL. NÃO SEI SE ERA UM PROGRAMA TRANSMITIDO EM TODA A REDE, MAS AQUI EM RECIFE ERA DE 2ª A 6ª, DAS 20 ÀS 21H. NÃO SE FAZEM MAIS COISAS BOAS COMO ANTIGAMENTE... TRISTE ISSO...

    ResponderExcluir
  9. Acabaram com o radio paulistano neste dia, o que fizeram foram de um total desrespeito com o ouvinte, os programas da Cidade/Sucesso que migraram para a Band FM ficou poucos meses e depois tiraram. Hoje o Grupo Bandeirantes é massacrado, a Band News ocupa a 25 posição no ibope nunca ficou entre as 15 mais ouvidas, a Band FM não consegue liderar, a Nativa é a melhor das radios do grupo, mais perdeu a essencia que era de ser uma radio popular e nem menciono as outras radios do grupo Bandeirantes. Cara o que eles fizeram foi por pura inveja e hoje pagam o preço desta inveja. A Radio Cidade/Sucesso é de longe um exemplo a ser seguido por revolucionar o radio em todos os segmentos e para o Rodney Brocanelli que deve não entender nada do mundo do radio, falar que o problema da Radio Cidade foi não ousar em sua programação, o que vc me diz das outras radios elas ousaram? Meu amigo o que vc ouve hoje a radio Cidade foi a primeira e as outras copiaram os formatos da programação, promoções e coisas do tipo. Cara estude a historia da Cidade primeiro. Só pra terminar sou estudante de radialismo antes de vc vir me criticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que eu não falei em formato de programação e sim de programação musical. Vou te criticar não por você ser estudante de jornalismo na ocasião em que você deixou comentário, mas por você não saber interpretar texto.

      Excluir
  10. EU AMAVA ESSA RÁDIO!!!SEMPRE QUE IA P/ SP, DE FÉRIAS NO APTO DA MINHA AVÓ-HJ FALECIDA, EU LEMBRO DE ESCUTAR NO MEU WALKMAN-OLHEM SÓ COMO EU ESTOU VELHA!!!E ADORAVA O "LOVE SONGS"!POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ESTOU OUVINDO A MSK TEMA AGORA-LOVE SONGS ARE BACK AGQAIN!!

    ResponderExcluir
  11. EU AMAVA ESSE PROGRAMA E A RÁDIO!!MAS SÓ PODIA OUVIR QD VIAJAVA PRO APTO DA MINHA AVÓ-HJ FALECIDA E ESCUTAVA NO WALKMAN-PRA VCS VEREM COMO EU ESTOU VELHA!!!

    ResponderExcluir
  12. http://www.radiocidade.fm/player.php

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…