Pular para o conteúdo principal

Rádio Iguatemi volta para São Paulo com Osmar Zani na direção

Depois de quase um ano em Alphaville, a Rádio Iguatemi AM (1370 kHz - Grande São Paulo) está de volta à Avenida Paulista, agora com o radialista Osmar Zani como diretor artístico. A alteração completa o primeiro "pacote" de mudanças da Rede CBS para 2010 - na última semana a Terra FM foi transferida para os 97,3 MHz, até então arrendados para a Igreja Deus é Amor, e teve seu antigo canal (98,1 MHz) arrendado para a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Segundo o site Bastidores do Rádio, Osmar Zani pretende transformar a Iguatemi em uma rádio popular voltada à música, com programas de vários estilos. Estão sendo procurados comunicadores "especializados em Samba e Pagode, Jovem Guarda, Sucessos Italianos, Sertanejo, Forró e Roberto Carlos".

A notícia é boa, principalmente se levarmos em conta a chance que a rádio tinha de virar mais um púlpito eletrônico, mas faz lembrar o quanto essas emissoras são desacreditadas por causa desse excesso de mudanças.

Veja o exemplo dos 1370 kHz: no começo do ano passado, a Iguatemi substituiu, de uma hora para outra, a ainda jovem Rádio Dacidade, que ocupava a frequência desde 2007. A ideia era a de produzir programas voltados à região oeste da Grande São Paulo, e, para tanto, foram construídos novos estúdios em Alphaville, inaugurados com a pomposa presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Menos de um ano depois, os estúdios foram desocupados e todos os funcionários dispensados.

MidiaClipping
Acima, FHC, há um ano, na inauguração dos estúdios da Iguatemi de Alphaville. Abaixo, fotos dos estúdios recém-desativados.
MidiaClipping
Em tempo: encontrei, por acaso, um vídeo no YouTube com uma vinheta da "nova" TV Tupi, da Rede CBS. O som está péssimo, mas dá para ouvir, lá no fundo, um "TV Tupi, você em primeiro lugar".


A TV Tupi (ou Tupi TV) estreou em fevereiro de 2009, assim como a Rádio Iguatemi de Alphaville. E, pelo que se comenta no Orkut, também não está mais no ar: foi arrendada para a Igreja Mundial.

Comentários

  1. Osmar Zani,porque a rádio Escala esta fora do ar?
    Você mesmo dizia que ouvi-lá aumentava a vida, desistiu de viver? Aqui no meu apto e tb na portaria sepre estava ligado na Escala. Sinto falta o porteiro da noite tb o Sr. Geraldo, por favor coloque ela de volta ao ar. Aguardamos anciosos!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Osmar Zani, porque tirou a Escala - 96,7 do ar
    na região de Campinas ?
    Era na região , a unica rádio que dava para ouvir 24 horas por dia.
    Ela voltará algum dia ?

    Jair

    ResponderExcluir
  3. olá meu amigão de todos final de semana ti adoro muito sabia que vc e um gatão muito lindo nunca consegui fala com vc por telefone mas não perco nem um programa seu toca pra mim a musica alguem e sempre bobo de alguem com uilson miranda e outra q, eu não lembro quem conta eu ouvi domingo a noite tudo dava certo não sei se e a cantora bianca só sei q, uma parte dela falanas ideia tudo agente combinava tudo dava certo falouuuuuuu amigo beijão sou maria conceição de pedreira mandei assim pois não sei escrever muito bem ate+++++++++++ lindooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal da iguatemi oque esta acotecendo com essa radio que era pra la de otima, voces mudaram pra pior inves de melhorar a transmissao que tem muita interferencia e sai do ar as vezes por dois dias voces tiraram programaçao de bons comunicadores e colocaram esse horripilante (clarividente) miranda que so fala asneira,tantos sensitivos,tantas vezes horoscopo repetidopor dia pra que? estou vendo a hora de voces colocarem um edir macedo um valdomiro um rr soares etc o pessoal gosta de musica boa e voces tem so restava esperar o sabado com ansiedade por que é a melhor programaçao o conexçao as antigas o almoço com o rei muita musica no sabado e domingo mas nao contentes voces alteraram tambem a programaçao tao esperada do final de semana que era tao boa muitos ouvintes dessa radio querem ouvir musica para recordar para lembrar e nao querem ouvir tanta conversa como durante a semana,façam pelo menos no final de semana um programa musical.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…