Pular para o conteúdo principal

Especial: O dial FM de São Paulo de quase 30 anos atrás

Reuni, dentro do acervo do site Aimoré.org, vinhetas e pequenos trechos de programação das rádios FM de São Paulo da primeira metade da década de 1980.

Nesta viagem pelo dial paulistano no auge do boom das FMs, é possível ouvir algumas curiosidades e relíquias, como a identificação da FM Record ("uma empresa dos grupos Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho"), a programação adulta da Transamérica e das rádios Gazeta, Universitária de Guarulhos (atual Tupi), Transcontinental e Notícias (atual 105).

Se quiser deixar a viagem mais interessante, clique nos nomes de cada emissora e ouça a programação atual de cada uma online. A diferença, muitas vezes, é surpreendente!

88,1 - Gazeta FM


89,1 - Pool FM (atual Fast 89 - desde 27/02/2011)


Antes da instalação da Pool FM, a Cultura FM transmitia em 88,9 MHz.


89,7 - FM Record (atual Nova Brasil)


90,5 - Excelsior FM (atual CBN)


91,3 - Manchete FM (atual Rádio Disney - desde 29/11/2010)


92,9 - Eldorado FM (atual Estadão ESPN - desde 27/03/2011)

Na data de estreia da Estadão ESPN, a Eldorado FM migrou para o espaço ocupado pela antiga Brasil 2000 FM (107,3 MHz) e passou a se chamar Eldorado Brasil 3000.

93,7 - USP


94,5 - Antena 1 (hoje em 94,7 MHz)


96,1 - Bandeirantes FM (atual Band FM*)

*Quem lembra da Bandeirantes FM costuma dizer que a Band FM é outra emissora.

96,9 - Cidade (atual BandNews FM)


97,7 - ABC / 97 (atual Energia 97)


Gravação de 1988 - cinco anos da 97 FM como Rádio Rock.


98,5 - Difusora FM (espaço atualmente ocupado pela Metropolitana)


99,3 - Grande ABC (atual Rede Aleluia)


100,1 - Transamérica


100,9 - Jovem Pan 2


102,5 - Imprensa


103,3 - Metropolitana (até 1983 - depois, foi transferida para 98,5 MHz)


104,1 - Universitária - Guarulhos (atual Tupi FM)


104,7 - Transcontinental


105,1 - Notícias (atual 105)


Obs.: Se você não conseguir ouvir as gravações, favor informar na página de contato.


LEIA TAMBÉM
Veja: matéria histórica sobre a revolução das FMs (1984)

Comentários

  1. Ai ai ... Amei a Fundação Cásper Libero. A Cultura lembrou aquelas rádios de música clássica. rs Engraçado que as vinhetas são quase jingles,lembra abertura de seriado ou do Fantástico à época até. Então, o Silvio tinha rádio? E, como é que o cara da Manchete respira, heim? hauahau

    Puta post, garoto! Parabéns, de verdade. Até indiquei pela 10ª vez à um blog dedicado a estudantes e profissionais de jornalismo. Vejamos ... Mereces, né?

    Ah, se eu acessasse um blog assim nos tempos da faculdade. Seria um livro aberto em termos de mémoria, de aprendizagem. Apenas uma curiosidade. Qto tempo tu demorou para publicar? hehe

    Outra: sabe listar qtas rádios tem em SP capital? Ou qdo vc acompanha as rádios vai sem fronteira mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Mas a Cultura é, até hoje, uma rádio de música clássica! =D

    Muito obrigado pelo comentário e pelas indicações, de verdade!

    Fazia um tempo que queria fazer isso... desde quando achei o site com todas as gravações. Demorou menos tempo pra publicar do que normalmente demoro. Foi só postar no Divshare e listar as rádios!

    Ah, e sobre as rádios, adoro ouvir rádios de outras cidades - também tenho vontade de fazer uma lista de indicações de coisas legais que tenho ouvido por aí - mas sei listar de cabeça as daqui de SP, porque são as que escuto todo dia, em qualquer lugar possível! =)

    Segue aí a lista das FMs (atualizada, porque tem um monte de site por aí que tem lista desatualizada - o rádio aqui muda muito - ou que inclui umas rádios que não pegam nem com reza brava):

    88,1 - Gazeta FM
    88,5 - Laser (Mogi das Cruzes, pega só em parte das zonas leste e norte)
    89,1 - 89
    89,7 - Nova Brasil
    90,1 - Gospel
    90,5 - CBN
    90,9 - Bandeirantes
    91,3 - Sem nome (tem post sobre ela por aqui)
    92,1 - SulAmérica Trânsito
    92,5 - Mitsubishi
    92,9 - Eldorado FM
    93,7 - USP
    94,1 - Oi
    94,7 - Antena 1
    95,3 - Nativa
    95,7 - Mundial
    96,1 - Band FM
    96,5 - Vida
    96,9 - BandNews FM
    97,3 - Terra FM
    97,7 - Energia 97
    98,1 - Sê Tu Uma Bênção
    98,5 - Metropolitana
    99,3 - Rede Aleluia
    100,1 - Transamérica Pop
    100,9 - Jovem Pan
    101,7 - Alpha
    102,1 - Kiss
    102,5 - Imprensa
    103,3 - Cultura
    104,1 - Tupi FM
    104,7 - Transcontinental
    105,1 - 105
    105,7 - Musical
    106,3 - Mix
    106,9 - Nossa Rádio
    107,3 - 107 (Brasil 2000)
    107,9 - Tropical

    ResponderExcluir
  3. Nossa que coisa boa, ouvir as rádios de antes de se tornarem ess lixo que é hj.
    Transcontinental, me amarrava nessa rádio. Lembro-me de chamadas da rádio na voz de Virginia de Moraes a voz feminina mais linda que já ouvi.(Alias por onde anda Virginia de Moraes?),Excelsior FM ( máquina do som (Antonio Celso), nossa que saudade. Isso sim era rádio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…