O que eu queria escrever sobre o futebol na Kiss FM...

...o Marco Ribeiro escreveu no Rádio Base.

Reproduzo aqui o post, com alguns trechos destacados:

Em nome do bom senso

Nas últimas horas, os sites especializados em rádio tem se debruçado sobre uma notícia que espantaria o mercado de radiodifusão de São Paulo: a Kiss FM iria firmar uma parceria com uma produtora independente, a fim de começar a transmitir partidas de futebol. Fonte não identificada desta produtora teria revelado ao site "Rádio Agência" que tal acordo seria celebrado em breve, informação essa que foi negada pela assessoria da emissora, procurada pelos editores deste blog. A assessoria disse que o contrato ainda não fora assinado em razão de "resoluções contratuais ainda não acertadas."

Enfim, há um desencontro tão grande de informações que faz o leitor pensar que o projeto pode ser cancelado devido à sua divulgação antecipada por parte da produtora, sem antes o acordo ter sido celebrado com a Kiss FM.

Independentemente dessa confusão e agito todo gerado por esta notícia, - que não sei ao certo a quem interessou toda essa celeuma - se o projeto ainda for concretizado pode ser um tiro no pé da audiência da emissora. Afinal, segundo pesquisa de audiência publicada no site Bastidores do Rádio, a Kiss FM tem cerca de 60 mil ouvintes por minuto em média por dia. Não é pouco, não, mesmo pra uma emissora altamente segmentada numa cidade como São Paulo.

Introduzir futebol numa rádio com esse perfil pode ser um tiro no pé à toa, tal como acontecera com a Transamérica
(tem trechos que precisam estar em negrito, sublinhados e com link para ilustrar). O público que liga na Kiss quer ouvir música, especialmente Rock. Não me parece que ele esteja tão aberto a ouvir outros tipos de programação. Se ele quer ouvir futebol, possui dezenas de opções melhores, inclusive nas emissoras jornalísticas.

A Mix FM, líder de audiência no segmento jovem, por exemplo, não veicula programas específicos com mais de 15 minutos em que eles não possam veicular a programação musical da rádio. O medo é de perder a identidade da emissora e quebrar a cadência da programação.

Já a 105 FM veicula partidas de futebol nos fins de semana. Porém, é bom lembrar que seu perfil de programação é mais "popular", sendo compatível com esse tipo de formato que querem implantar na Kiss. Além disso, possui equipe própria, que pode ser um fator gerador de identidade e de audiência à emissora e suas transmissões futebolísticas.


A Eldorado por quase 50 anos jamais veiculou partidas de futebol. Com a saída de João Lara e do clã Mesquita da direção, as diretrizes das duas emissoras do grupo Estado mudaram. A Eldorado AM associou-se ao canal de tv paga ESPN, pertencente à Disney Company, e começou a fazer uma programação voltada para o esporte. Entretanto a FM não veicula essa programação, talvez por saberem que o público da Eldorado procura um tipo diferente de conteúdo que não envolve esportes populares.

Transmitir futebol na Kiss FM, emissora especializada em Classic Rock, cujo público nem sempre é aficcionado pelo ludopédio, nem procura por isso na emissora, é tão sem propósito quanto veicular este mesmo projeto numa Cultura FM, por exemplo, cujo o público é o mais exigente do dial e espera jamais ouvir um grito de gol entre a "Nona Sinfonia", de Beetoven e as "Bachianas", de Villa - Lobos.

Porém, o que parece mandar no rádio hoje em dia, mais do que o bom senso e as convicções de seus profissionais, é o faturamento a qualquer preço, não importa o quão isso contrarie o gosto ou a inteligência do ouvinte.

Enfim, só nos resta aguardar as próximas notícias, esperando que o bom senso prevaleça.

O Tudo Rádio.com, um dos sites especializados em rádio que mais se "debruçaram" sobre a notícia, parece que acreditou no cancelamento do projeto. O site publicou, agora há pouco, que a Kiss FM afirmou que "não haverá transmissão esportiva na programação da emissora", via comunicado.

Entretanto, não é bem isso que diz a nota da Kiss, replicada pelo mesmo site. Confira o texto:

"Em reunião ontem o pessoal da Kiss FM decidiu pelo seguinte posicionamento: Apesar das notícias veiculadas, a Kiss FM declara que a negociação junto à empresa Super Sports não foi finalizada em razão de resoluções contratuais não definidas. Portanto, no momento é só isso que a Kiss tem a declarar!"

Ainda que eu não goste de futebol em FM, não tenho nada contra a Super Sports ou qualquer outra produtora/emissora que veicule esse tipo de conteúdo. Mesmo assim, torço que a resolução seja o "não". Os motivos estão no texto do Rádio Base.

Comentários

  1. Achei que o texto foi parcial, no sentido que não observou as vertentes e possibilidades. Se roqueiro não gostasse de futebol, o Rock gol da MTV seria um fracasso. E o que é 'esporte' popular nos meios de comunicação como o rádio? Estranho se tranmitisse os páreos do turfe, ou tênis. Jogar o futebol no colo do 'povo' parece tão primário quanto classificar roqueiros como 'gente pervertida, desvirtuada, apreciadora de substâncias alucinógenas, irresponsável, o que sabemos não corresponde com a verdade.

    ResponderExcluir
  2. A 91.3ádio Rock de Curitiba incluiu transmissões esportivas há 3 anos e está muito próxima da audiência da Transamérica no sdias de jogos.

    ResponderExcluir
  3. Karaco, esta tal de Radio Iguatemi Am , ja deu o que tinha que dar, este tal de Pedrão Alcantara , é um pé no saco , o cara fala pra cacete , de minuto a minuto entra um mala que vende óculos e proteção veicular sem contar com outros comerciais, musica que é bom mesmo, nada .
    voltei para a rádio Antena 1, apesar de tocar apenas lado dois dos disco , ainda da para se ouvir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas