Expressão FM dá lugar à Nossa Rádio em São Paulo

A Expressão FM (106.9 MHz - São Paulo), no ar com esse nome há pouco mais de um ano, deu lugar no início do mês à programação gospel da Rede Nossa Rádio FM, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Com isso, a Nossa Rádio passa a transmitir em duas frequências na Grande São Paulo (91.3 e 106.9 MHz).

A nova frequência enfrenta maior dificuldade de sintonia na cidade de São Paulo que a anterior, mas tem maior abrangência. Sua transmissão parte de Mogi das Cruzes, com potência suficiente para atingir a Grande São Paulo, a região do Alto Tietê e o Vale do Paraíba, conforme mapa disponibilizado no site da Expressão FM - que, pelo menos por enquanto, continua no ar.

Clique para ampliar em uma nova aba ou janela
Mapa de abrangência ainda disponível no site da Expressão FM. Clique para ampliar em uma nova aba ou janela.

Mais uma vez, a Expressão FM (ex-Ômega FM) é alugada à uma igreja evangélica, confirmando a tradição de que só transmite programação própria quando não encontra locador.

NOSSA RÁDIO x 2?
Restam algumas dúvidas sobre o futuro das emissoras de São Paulo e do Vale do Paraíba que atualmente integram a Rede Nossa Rádio. O Vale sintoniza a Nossa Rádio FM a partir de São José dos Campos, em 91.5 MHz, numa emissora com abrangência local. A matriz paulistana cobre a capital e as cidades mais próximas da região metropolitana, mas também não vai muito além. Se o objetivo da igreja for cobrir a área de sombra entre as duas regiões, pode ser que mantenha todas as frequências, ou pelo menos os 91.3 MHz de São Paulo. Considero isso bem improvável, mas não impossível.

Por outro lado, se a Nossa Rádio ficar somente nos 106.9 MHz pode significar que, enfim, o Grupo RBS venha a definir - ou já tenha definido - o futuro da emissora que comprou de Orestes Quércia em 2006 (91.3 MHz - São Paulo). Nesse caso, a Nossa Rádio ainda deixaria "livre" o canal de São José dos Campos, que poderia produzir conteúdo próprio ou ser disputado por outra rede, seja ela gospel ou secular.

SALDO POSITIVO
A melhor hipótese é, sem dúvida, a segunda. Mas arrisco dizer que o saldo é positivo em todos os casos!

A história da Expressão FM sempre foi marcada por essa alternância entre programação própria e arrendada - uma falta de respeito com funcionários, ouvintes, anunciantes e quem mais que acredite em seu projeto.

A mudança de nome, o investimento no esporte e, nos últimos dias, um novo site e uma nova plástica fizeram parecer que dessa vez seria diferente. Mas não foi. E, pelo visto, parece que nunca vai ser!

Se for para continuar assim, é melhor dar lugar a alguém mais disposto a manter a rádio no ar e com um projeto mais profissional. Mesmo que esse alguém seja o missionário R. R. Soares.

LEIA TAMBÉM
RBS volta a investir em São Paulo, mas não estréia Itapema FM (27/11/2008)
A Ômega FM e seu estúdio ao vivo! (12/05/2008)

Comentários

  1. Essa rádio é uma piada mesmo. Eu a ouvia quando começou a operar e tinha belíssimas vinhetas cantadas, era uma rádio adulta.

    Nesse exato momento, acessei ao novo site da rádio, muito ridículo por sinal e eu ainda não conhecia esse novo visual, inclusive tem cara de site de rádio comunitária ou rádio pirata, pois usa uma imagem principal bem manjada na internet e que pode ser vista em vários outros sites de rádios (amadoras é claro). Interessante é que, como não posso ouvir em FM, não posso dizer o que está acontecendo de fato, mas estou ouvindo a programação normal da rádio e não sei se estão com uma programação dedicada a internet ou o quê afinal.

    Edmauro

    ResponderExcluir
  2. Edmauro,

    Tenho alguma coisa da Ômega FM dessa época que você falou. Vou procurar aqui e postar!

    Quando escrevi o post tentei ouvir pela Internet e não consegui. Não sei se foi problema deles ou na minha conexão na hora. Mas agora tá funcionando normalmente: tem anúncios, locutores ao vivo, o mesmo telefone... e nenhuma satisfação sobre o fim da transmissão em FM!

    Não consigo acreditar que essa programação vá continuar só no site por muito tempo. Acho que vai sair do ar logo logo, e chamando menos atenção do que o pouco que chamou quando saiu do rádio.

    Um detalhe: a Nossa Rádio 106.9 está operando com o RDS da Expressão FM. Na tela dos rádios com o recurso onde a rádio tem o sinal bom aparece o nome Expressão FM e o telefone: 31429004.

    ResponderExcluir
  3. Anderson, como é a plástica da Nossa Rádio, o q vc acha da Nossa Rádio em termos de programação musical?

    ResponderExcluir
  4. Peter,

    A plástica da Nossa Rádio é bem profissional, transitand entre o popular e o jovem (mais ou menos como a Band FM). Tem locutores, o slogam "Mais perto de você" bastante presente, e vinhetas cantadas muito bem feitas! Está bem próxima ao estilo da Gospel FM, da Renascer, e bem à frente da Rede Aleluia, da IMPD ou do David Miranda (ainda que não seja muito difícil ser melhor que os dois últimos).

    A programação musical também fica entre o jovem e o popular, mas tem muita coisa da Graça Music, inclusive algumas que destoam de qualquer estilo (como a Carmem Silva ou o próprio missionário R.R. Soares - se você já ouviu o R.R. Soares cantando, sabe do que eu to falando...)

    Outro problema é que, como praticamente todas as rádios gospel, dedica a noite para exibição de pregações, consultas espirituais, descarregos etc., e, como em todas as rádios gospel, isso é feito por gente que "peca" demais em concordância, plurais, articulação, dicção... enfim, baixa o nível de profissionalismo da rádio. Mas, no geral, não é ruim.

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é raquel e sou estudante de rtv e estou fazendo um trabalho sobre a tv excelsior e vi a postagem :Sábado, 30 de Maio de 2009
    Ver TV e as emissoras que fizeram história: Excelsior
    tem como vc me manda esses videos ou postar no you tube ?
    meu e mail é: quequelzinhamorais@hotmail.com
    obrigada
    ps:adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  6. e ae márcio de melo sou o Renan manda um salve para galera dejandira blz??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas