A estreia da TV Brasil em São Paulo?

MidiaClippingO canal 62 UHF de São Paulo recebeu o sinal analógico da TV Brasil provavelmente pela primeira vez neste domingo, durante o programa "Esportvisão", conforme acompanhado aqui.

A imagem apareceu com muitos chuviscos e em preto e branco às 21h30. O sinal foi cortado por volta das 21h45, retornando em seguida com uma sensível melhora na recepção que, aqui em casa, foi mais percebida porque deixou a imagem colorida.

No começo do "Curta Brasil", às 22h30, o áudio foi cortado e, pouco tempo depois, foi a vez da imagem ir embora. Até agora (01h30), o canal está fora do ar.

Achei um post sobre a estreia da TV pública no blog da coluna Toda Mídia (Folha Online), escrito em 20 de agosto. O texto anunciava que "em algumas semanas" entraria em operação a antena da TV Brasil, de acordo com informações do site Jornalistas & Cia.

A estreia da TV Brasil na em São Paulo vai acontecer com quase dois anos de atraso. O canal analógico deveria ter estreado com a emissora, em dezembro de 2007.

Recentemente, a EBC encomendou uma pesquisa ao Datafolha sobre audiência e aprovação da TV Brasil, cuja conclusão citava que o desconhecimento da TV era compreensível por causa da existência de "apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão)", agravado pelo fato de "o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF". Mentira! O analógico não era o 69 e nem o 62!

Leia o que já foi publicado aqui sobre a TV Brasil

LEIA TAMBÉM
"TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros e tem programação aprovada por 80% dos telespectadores" (resultados da pesquisa do Datafolha sobre a TV Brasil)


UPDATE (14h35): O canal 62 continua fora do ar. Acrescentei um ponto de interrogação ao título do post, já que não dá para saber quando a TV pública vai dar as caras de novo no canal que lhe é reservado.

Se existe um fiasco incontestável da TV Brasil é esse imbróglio da estreia na Grande São Paulo. Além de ser o maior mercado do país, é onde estão quase todos os grandes grupos de mídia, incluindo aqueles que mais torcem contra o projeto - e que devem adorar o reforço que essa enrolação dá aos editoriais/análises/comentários de que a TV é irrelevante, que ninguém assiste, que foi mal planejada, que é um desperdício de dinheiro público etc.

Recebo a Newsletter da TV Brasil, fico entusiasmado com algumas estreias e com a quantidade cada vez maior de gente talentosa envolvida no projeto (como Ziraldo, Ancelmo Góis, Luiz Carlos Azenha, Luis Nassif), tenho vontade de ver muitos dos programas e acredito que ela venha a ser, cada vez mais, uma excelente opção na TV aberta. Mas não dá para crescer sem estar presente - ou estando presente de forma precária - num mercado como São Paulo.

Por outro lado, se for para continuar com a qualidade de imagem que estava ontem, é melhor esperar mais um pouco para entrar no ar.

Comentários

  1. Anderson,

    Essa não entendi, como a TV Brasil está disponível apenas em quatro capitais? E as emissoras públicas que transmitem sua programação?
    Aqui em João Pessoa, a programação é transmitida (ocasionalmente) pela TV Miramar canal 4(VHF)
    Entretanto o canal 43 (UHF) foi outorgado em 06/01/09 pra UFPB e EBC.

    ResponderExcluir
  2. Então a pesquisa é recente, mas o texto é muito desatualizado não só quando cita o canal 69 em São Paulo.

    Já faz quase um ano desde que o canal analógico reservado para a TV Brasil em São Paulo mudou do 69 para o 62. Em agosto do ano passado descobriram que o canal 69 causaria "interferências graves" nos sistemas da Nextel e, dois meses depois, alteraram os canais da TV Brasil para 62 analógico e 63 digital.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas