"Quem quer comprar o jornal de ontem com notícias de anteontem?"

Outro dia recebi e-mail reclamando da quantidade de posts sobre os mesmos veículos (dizia que eu só falava aqui do Jornal do Brasil ou de empresas do mesmo grupo). Realmente, nesses últimos dois meses falei da CBM com a notícia da retirada de metade do portfólio da Editora Peixes das bancas e das demissões no JB e GZM, além de ter publicado um texto extenso sobre a curta história da TVJB - tão extenso que foi dividido em duas partes.

Analisando o restante do blog, vi outras empresas que têm presença marcante aqui, como a Oi e a TV Brasil. Reconheço que acompanho mais notícias de alguns veículos que de outros, mas o número de posts sobre a CBM é grande porque existe um número considerável de notícias envolvendo o grupo que são difíceis de não comentar!

Um exemplo é a última novidade do Jornal do Brasil. No último sábado, a holding de Nelson Tanure testou colocar nas bancas uma única edição do periódico carioca para o sábado e domingo, reunindo cadernos dos dois dias.


Nessa época do ano é comum todos os jornais "emagrecerem", até porque é comum uma queda nas vendas - tem muita gente viajando ou preocupada com as festas de fim de ano... as pessoas lêem menos jornal. Qual a solução encontrada pelo departamento comercial da CBM para não perder dinheiro nesse fim de ano? Matar o jornal num dos dias do final de semana e tentar concentrar a venda [reduzida] do sábado e do domingo no preço de R$ 3,50 (o preço normal do domingo - o JB de sábado é vendido a R$ 1,50).

Entenderam a lógica? Quem quiser comprar o jornal no sábado vai pagar os R$ 3,50. Logo, mesmo se as vendas no sábado caírem pela metade, a empresa vai sair no lucro. E quem está acostumado a comprar no domingo vai pagar os mesmos R$ 3,50, mas vai levar um jornal maior, com mais páginas e cadernos. Um estímulo para aumentar as vendas no domingo!

Ótimo, não? Se não fosse pelo detalhe de que, em último lugar, está o conteúdo. O jornal desse fim de semana pode até ter ficado mais "gordo", mas é bem menos atual! Aí eu repito o título, parafraseado de uma música do Barão Vermelho: "Quem quer comprar o jornal de ontem com notícias de anteontem?"

A CBM também quer saber isso, e colocou no ar uma página com pesquisa para medir a aprovação da tal "Edição Especial". Em caso de aprovação, o leitor pode responder se gostaria que o formato continuasse nos próximos fins de semana. E quem não aprovou tem espaço para justificar a resposta.

A pesquisa está no ar no http://jbonline.terra.com.br/fimdesemana

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