Pular para o conteúdo principal

Sinal da RBTV é captado no canal 50 em São Paulo

Desde a última sexta-feira, o sinal da Rede Brasil de Televisão (RBTV) está sendo captado na TV aberta de São Paulo através do canal 50 analógico.

A entrada da Rede Brasil no espaço era prevista e já foi comentada aqui no ano passado: o Ministério das Comunicações emitiu, em novembro de 2010, Portaria autorizando o Sistema de Comunicação Pantanal S/C Ltda. (razão social da RBTV de Campo Grande/MS) a retransmitir seu sinal no canal 50. Em dezembro, o espaço já estava vinculado à emissora no plano básico de distribuição de canais, no site da Anatel.

O único "empecilho" é que o canal era ocupado antes pela TV Terra Viva, que continua no ar. Resultado: os dois sinais estão sobrepostos e não se consegue ver direito nem uma emissora e nem outra.

É provável que, nas próximas semanas, a Rede Brasil de Televisão acione a Anatel para que a TV Terra Viva deixe o espaço. Na mesma época em que a RBTV foi autorizada a transmitir no canal 50, a TV Terra Viva (Pira Som & Imagem Ltda.) teve sua concessão alterada para o canal 49.


UPDATE (26/03): Na manhã deste sábado, o sinal da TV Terra Viva saiu do ar e, pela primeira vez, foi possível ver a RBTV no canal 50 analógico sem interferências.

UPDATE (04/04): A Rede Brasil de Televisão publicou em seu canal no YouTube vinheta que anuncia o canal 50 de São Paulo:


A assessoria de comunicação da emissora também confirmou a autorização para exploração do canal 56 digital, previsto para estrear ainda em 2011. A informação está no post RBTV anuncia nova programação e confirma canal digital em SP.


LEIA TAMBÉM
São Paulo terá novas emissoras de TV e troca de canais em 2011

Comentários

  1. Esse GRUPO BANDEIRANTES é muito da folgada vive atrapalhando as outras emissoras. Ela Tem que fazer a RBTV solicitar a ANATEL pra pedir para desligar o sinal que não pertence mais ao CANAL TERRA VIVA. Só no BRASIL que existe essa palhaçada.

    ResponderExcluir
  2. concordo!!!

    não sei que diabos estão esperando pra desligar o sinal do terra viva,que alias é um canal fraquinho de dar pena,vai tarde!

    ResponderExcluir
  3. CANAL TERRA VIVA já passou da hora de desligar o sinal analógico que está ocupando no canal 50 UHF de SÃO PAULO.( não pertence mais a vocês). Coisa feia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. do jeito que está agora não se consegue assistir nem a rbtv e nem o terra viva,que blza,só no brasil mesmo!

    sem contar que o 45 da rbtv ficou anos interferindo no 46 shop tour e nunca ninguem se coçou pra resolver,paisinho miseravel mesmo!

    ResponderExcluir
  5. E o pior de tudo é que se o CANAL TERRA VIVA fosse um canal que vale-se a pena como a BAND NEWS ai tudo bem. Mas é um canal que não tem GRAÇA nenhuma só tem VACA, CAVALO, GALINHA e ESTRUME o tempo todo. BAND me poupe de aborrecimento desliga logo esse sinal.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente hoje dia 23/03/2011 O CANAL TERRA VIVA desligou o seu sinal no canal 50 UHF de SÃO PAULO. As imagens que passam agora é da RBTV sem chuviscos, fantasmas e nem sobrepostas. A imagem da RBTV ficou bem melhor no canal 50 UHF de SP. PARABÉNS RBTV!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Terra Viva deve ter desligado o sinal temporariamente. Agora, às 12h40, continuam os dois sinais sobrepostos no canal 50.

    ResponderExcluir
  8. Não esquecendo que a Bandeirantes vive fazendo campanha contra a pirataria, principalmente no rádio. Mas deixar um canal de TV no ar onde há outro legalizado já operando também não é certo.
    E aí?

    ResponderExcluir
  9. Eu percebi que o intervalo que a RBTV fica sem interferência do TERRA VIVA no canal 50 UHF em SP é de quase 12 horas. Pois essas interferências começam quase sempre depois do 12:30HS (meio-dia e meio) e vai até as 23:00HS (Onze horas) Depois disso fica normal sem interferência. Esperamos que as duas emissoras resolva logo esse problema.

    ResponderExcluir
  10. Olha prestem atenção...
    Esse problema só vai resolver quando a fiscalização da Anatel baixar lá na "RUA RADIANTES nº 13 e levarem o bloquinho de autuação. Eles não vão se mexer enquanto a fiscalização não baixar por lá, e mais...
    Eles (Terra Viva) só estão agindo dessa forma porque a "grande mídia" ainda não noticiou o fato.
    Diante disso acho que nós internaltas deveriamos dar uma mãozinha para a Rede Brasil e colocar o assunto no Twitter para se espalhar mais rápido essa sacanagem do canal Terra Viva.
    Vamos lá moçada !

    ResponderExcluir
  11. já to pegando bronca da bandeirantes,fora terra viva maldito!

    ResponderExcluir
  12. amigos vamos enviar reclamações a anatel sobre esta postura do canal terra viva,isso que eles estão fazendo,muito provavelmente é ilegal,já que ninguem faz nada,façamos nós que gostamos da rede brasil!

    ResponderExcluir
  13. É pura sacanagem mesmo. A Bandeirantes pode mudar o sinal do Terraviva para o 49 digital...para que não atrapalhe no 48 (NGT) e no 50 (RBTV).
    A RBTV também faça a sua parte e desligue o sinal do 45.

    ResponderExcluir
  14. O canal 45 não é próprio da RBTV. Aliás, vai deixar de transmitir o sinal da RBTV e passar a transmitir a Rede União quando mudar para o canal 57 analógico.

    A Rede União me informou que eles estão "aguardando a liberação do sinal" e que em breve estarão no ar para a Grande São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. não é a RBTV canal 45 UHF de São Caetano que interfere no 46 Shop Tour, é a TVT (ou TVPT) de Mogi das Cruzes canal 46 UHF com propaganda de pelegos e vagabundos de esquerda que poluem o espectro.

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que DESLIGARAM o sinal analógico do CANAL TERRA VIVA. Esse canal já vai tarde!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Canal 49 (digital) da TV Terraviva já está no ar!! com número e nome provisório "00,2 - Canal 49"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…