Pular para o conteúdo principal

A bola de neve da Rádio Record News

Nas últimas semanas, muito foi falado sobre uma rádio Record News, que nasceria a partir da compra da Rede Transamérica pelo Grupo Record. Alguns sites chegaram a dar o negócio como certo, confirmando até valores envolvidos.

O boato foi desmentido, mesmo que não oficialmente: Flávio Ricco publicou que "não existe rigorosamente nada a respeito", de acordo com uma "fonte segura"; Flávio Guimarães reproduziu e-mail do Diretor Superintendente da Rede Transamérica de Comunicação, Luiz Guilherme Albuquerque, afirmando que os boatos são "notícias 'plantadas'" que "não têm o menor fundamento"; e, segundo o Tudo Rádio.com, a Transamérica emitiu comunicado às afiliadas desmentindo a venda e "repudiando" as informações divulgadas. E fim de papo!

No Radioamantes, Rodney Brocanelli repetiu um texto da Jovem Pan Online sobre o assunto que começa com um "é preciso ter muito cuidado com o que lemos na Internet", mas lembrou muito bem que o boato não surgiu na Internet, mas sim em uma nota da coluna Holofote, publicada na Veja de 01/12/10:


O texto do Radioamantes ainda questionou a demora das partes em desmentir os boatos, que foi deixando cada vez mais claro que poderia existir um "que" de verdade na história. E não dá para garantir que não existia: em 07/12/10, Flávio Guimarães reproduziu outro e-mail do Diretor Superintendente da Transamérica, afirmando que ao menos a proposta existiu.


BOATO VELHO

Não é de hoje que se especula sobre a rádio Record News. Já tinha lido bem antes, quando nem se falava na Transamérica, só não lembrava onde. Resolvi procurar com mais tempo e vi que, assim como em dezembro, a informação não "nasceu" na Internet, mas em coluna da Veja. Em 07/08/2010, o blog Radar on-line publicou a primeira nota, intitulada "Macedo avança". Segue o texto:

Depois de montar a segunda maior rede de TV do país, Edir Macedo avança pelas ondas do rádio: até o fim do ano, lançará uma rede de rádio de notícias para concorrer com a CBN e a Band News. A Rádio Record News terá emissoras em quase todas as capitais.

A partir daí, começou a repercussão:

08/08/2010 - Concorrência (Blog Toda Mídia - Folha.com)
09/08/2010 - Rádio Record News no ar este ano para concorrer c/ CBN e Band (Blue Bus)
10/08/2010 - Rede de emissoras "all news" da Record deve ser lançada até o fim do ano (Tudo Rádio.com)

Em 14/08, o Tudo Rádio.com publicou que a Record negociava a compra de uma emissora em São Paulo e, em 30/11, voltou ao assunto com a manchete "Record News movimenta mercado de São Paulo antes de estrear", sem mencionar a revista datada do dia seguinte que pautaria os sites e blogs especializados a partir de então.

Usar o Radar da Veja como fonte pode não ser um bom negócio, como lembrou o Eduardo Castro no Twitter, mas a forma como "nascem" as notícias de rádio (e, aqui entre nós, a soma do "futebol da Transamérica na Rádio Record" + "Transamérica menos forte do que já foi" + "megalomania da Record-IURD") fizeram a repercussão não ser tão infundada assim!


LEIA TAMBÉM
Estadão-ESPN: como nasce uma notícia sobre rádio

Comentários

  1. Anderson,

    Eu acredito é que houve um arrefecimento nesta 'gana macediana-predatória'. Isso em vista da 'decadência' da recém- inaugurada Record News, que na última tentativa de alavancar a audiência e salvar o projeto, contratou o Heródoto Barbeiro. Seria precipitado agora, sem resultados satisfatórios criar uma rede de rádio news associada a uma rede de notícias televisiva que não decola nem com a corrente dos 318...

    ResponderExcluir
  2. HAHAHHAHAHA

    Se na TV a Record News já é ruim, imagina no rádio.

    ResponderExcluir
  3. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
    Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.
    www.radioculturasd.com.br
    twitter.com/radioculturasd
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
    Campeonato mineiro, domingo, 20/03, às 16 horas, direto de Divinópolis, Tupi (Juiz de Fora) e Guarani (Divinópolis).

    Leia mais aqui no BLOG:
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vale citar que esse boato já vem se arrastando há varios meses e o Tudo Rádio chegou a dar a informação da intenção da Record criar sua rede de rádios em junho do ano passado, quando ela assumiu o contrato da AM 990 do Rio (http://www.tudoradio.com/noticias.php?noticia=3796). O Tudo Rádio jamais citou como concreta a negociação entre Record e Transamérica e pelo que entendi, nem a Veja citou a venda, e sim, a intenção de fazer a compra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…