A bola de neve da Rádio Record News

Nas últimas semanas, muito foi falado sobre uma rádio Record News, que nasceria a partir da compra da Rede Transamérica pelo Grupo Record. Alguns sites chegaram a dar o negócio como certo, confirmando até valores envolvidos.

O boato foi desmentido, mesmo que não oficialmente: Flávio Ricco publicou que "não existe rigorosamente nada a respeito", de acordo com uma "fonte segura"; Flávio Guimarães reproduziu e-mail do Diretor Superintendente da Rede Transamérica de Comunicação, Luiz Guilherme Albuquerque, afirmando que os boatos são "notícias 'plantadas'" que "não têm o menor fundamento"; e, segundo o Tudo Rádio.com, a Transamérica emitiu comunicado às afiliadas desmentindo a venda e "repudiando" as informações divulgadas. E fim de papo!

No Radioamantes, Rodney Brocanelli repetiu um texto da Jovem Pan Online sobre o assunto que começa com um "é preciso ter muito cuidado com o que lemos na Internet", mas lembrou muito bem que o boato não surgiu na Internet, mas sim em uma nota da coluna Holofote, publicada na Veja de 01/12/10:


O texto do Radioamantes ainda questionou a demora das partes em desmentir os boatos, que foi deixando cada vez mais claro que poderia existir um "que" de verdade na história. E não dá para garantir que não existia: em 07/12/10, Flávio Guimarães reproduziu outro e-mail do Diretor Superintendente da Transamérica, afirmando que ao menos a proposta existiu.


BOATO VELHO

Não é de hoje que se especula sobre a rádio Record News. Já tinha lido bem antes, quando nem se falava na Transamérica, só não lembrava onde. Resolvi procurar com mais tempo e vi que, assim como em dezembro, a informação não "nasceu" na Internet, mas em coluna da Veja. Em 07/08/2010, o blog Radar on-line publicou a primeira nota, intitulada "Macedo avança". Segue o texto:

Depois de montar a segunda maior rede de TV do país, Edir Macedo avança pelas ondas do rádio: até o fim do ano, lançará uma rede de rádio de notícias para concorrer com a CBN e a Band News. A Rádio Record News terá emissoras em quase todas as capitais.

A partir daí, começou a repercussão:

08/08/2010 - Concorrência (Blog Toda Mídia - Folha.com)
09/08/2010 - Rádio Record News no ar este ano para concorrer c/ CBN e Band (Blue Bus)
10/08/2010 - Rede de emissoras "all news" da Record deve ser lançada até o fim do ano (Tudo Rádio.com)

Em 14/08, o Tudo Rádio.com publicou que a Record negociava a compra de uma emissora em São Paulo e, em 30/11, voltou ao assunto com a manchete "Record News movimenta mercado de São Paulo antes de estrear", sem mencionar a revista datada do dia seguinte que pautaria os sites e blogs especializados a partir de então.

Usar o Radar da Veja como fonte pode não ser um bom negócio, como lembrou o Eduardo Castro no Twitter, mas a forma como "nascem" as notícias de rádio (e, aqui entre nós, a soma do "futebol da Transamérica na Rádio Record" + "Transamérica menos forte do que já foi" + "megalomania da Record-IURD") fizeram a repercussão não ser tão infundada assim!


LEIA TAMBÉM
Estadão-ESPN: como nasce uma notícia sobre rádio

Comentários

  1. Anderson,

    Eu acredito é que houve um arrefecimento nesta 'gana macediana-predatória'. Isso em vista da 'decadência' da recém- inaugurada Record News, que na última tentativa de alavancar a audiência e salvar o projeto, contratou o Heródoto Barbeiro. Seria precipitado agora, sem resultados satisfatórios criar uma rede de rádio news associada a uma rede de notícias televisiva que não decola nem com a corrente dos 318...

    ResponderExcluir
  2. HAHAHHAHAHA

    Se na TV a Record News já é ruim, imagina no rádio.

    ResponderExcluir
  3. Vale citar que esse boato já vem se arrastando há varios meses e o Tudo Rádio chegou a dar a informação da intenção da Record criar sua rede de rádios em junho do ano passado, quando ela assumiu o contrato da AM 990 do Rio (http://www.tudoradio.com/noticias.php?noticia=3796). O Tudo Rádio jamais citou como concreta a negociação entre Record e Transamérica e pelo que entendi, nem a Veja citou a venda, e sim, a intenção de fazer a compra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas