Estadão ESPN: como nasce uma notícia sobre rádio

Tudo começa com uma notícia meio absurda, mas publicada em algum site ou blog de credibilidade. No caso, a notícia foi uma possível mudança da Eldorado FM para 107,3 MHz (atual 107 FM, ou "atual ex-Brasil 2000"), deixando o espaço que ocupa desde sua estreia (92,9 MHz) para uma Rádio "Estadão-ESPN" ou "ESPN-Estadão", que, por sua vez, já tem jogos transmitidos em 107,3. A fonte foi o blog Cheni no Campo, repetido pelo Radioamantes.

Você e eu, com a "lógica de ouvintes", podemos perguntar: mas por que levar a Eldorado FM para 107,3 e estrear uma rádio esportiva em 92,9 se as transmissões da ESPN já são repetidas em 107,3? Será que é porque o sinal da ex-Brasil 2000 tem menos potência que o dos 92,9 MHz? Ou será porque a concessão da ex-Brasil 2000 é educativa e "pega mal" terceirizar a programação?

E a gente continua: se o sinal da ex-Brasil 2000 é mais fraco, por que não aumentar? Tudo bem que, de acordo com o bom e velho site da Anatel, a Eldorado é Classe E3 (60.000 watts ou 54 km) e a ex-Brasil 2000 é A2 (30.000 Watts ou 36 km), mas todo mundo sabe que, mesmo não sendo permitido equiparar a potência das duas, é possível - se não fosse, não teria gente com concessão do litoral de Classe B1 (3.000 watts ou 16 km) sintonizada na Grande São Paulo. E, sobre a concessão educativa, trocar a programação da Fundação Brasil 2000 pela Eldorado FM não seria terceirizar do mesmo jeito?

Certo, a gente não entende os motivos que fazem essas mudanças acontecerem. E fica por isso mesmo.

Eis que, meses depois, a notícia é oficializada em algum site (no caso, o Propmark), e, no exemplo em questão, até oficializada literalmente - a autorização para a troca do nome foi publicada no Diário Oficial da União, conforme atentou o Radioamantes (reprodução abaixo).


Na semana seguinte, outro site especializado publica detalhes sobre uma informação relacionada, mas não confirma a informação inicial - o Comunique-se noticiou a contratação de profissionais para a equipe da Eldorado/ESPN, mas não disse nada sobre a alteração de nome/frequências.

Enquanto isso, e até os 45 minutos do 2º tempo, a(s) rádio(s) envolvida(s) não se pronuncia(m) - como estão fazendo Eldorado AM/FM e Brasil 2000, mesmo com o Propmark informando que as mudanças devem acontecer ainda em fevereiro.

Pronto! Agora é só aguardar pela confirmação "prática" das notícias, que pode ou não acontecer. Se acontecer, tudo bem, já era esperado. Se não acontecer, faz de conta que nunca se tocou no assunto.

Em tempo: aquelas perguntas da "lógica de ouvintes" serão devidamente ignoradas, independente do que aconteça. Afinal de contas, são só ouvintes!

Comentários

  1. Cara, lamentável a situação da ex-Brasil 2000. Triste fim de uma puta rádio boa.

    ResponderExcluir
  2. Ola ao fazer a leitura do Estadão qual a surpresa fim da rádio Brasil 2000 que por longo tempo ouço...como se percebe os ouvintes que se danem..assim fica dificil não migrar para o ipod e outros meios..triste fim de uma das melhores rádio e tb da cultura de se ouvir o radio..

    ResponderExcluir
  3. SE FODER VAI TODO MUNDO TOMAR NO CU... UNICA RADIO QUE PRESTAVA OS FDP CAEM MATANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. pqp vai se ferrar ...respeito pelos ouvintes zeroo ...uma das melhores radios é uma pena

    ResponderExcluir
  5. A culpa é nossa, porque a gente é tudo bundão e se limita a xingar muito no twitter. Ou deixar uma mensagem revoltadinha num blog alheio.
    Pra quem quiser,
    Fundação Brasil 2000 - (11) 3872-7272

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas