Especial: As pequenas notáveis da TV aberta

Enquanto redes de TV relativamente conhecidas como 21 e CNT alugam boa parte do dia para igrejas ou empresas de televendas - e num momento em que crescem os comentários sobre a possibilidade da mesma coisa acontecer na RedeTV! -, canais pequenos, com índice de "loteamento" na programação bem menor que o das redes citadas, passam quase que despercebidos pela maioria dos telespectadores. Nesse "lado B" da TV aberta, destacam-se duas emissoras: a Rede NGT e a Rede Brasil de Televisão.

A Rede NGT não é bem uma TV pequena. Possui um dos mais modernos centros de televisão do Brasil e foi a primeira TV brasileira a digitalizar todo o processo de produção. Esse vídeo institucional, de 2006, mostra um pouco da estrutura da emissora.


Já disse aqui uma vez que a NGT nunca teve uma grade própria que justificasse toda essa estrutura. Desde a inauguração, o que se viu no canal foi uma sucessão de altos e baixos, indo da transmissão com exclusividade na TV aberta da NBA, numa associação com a TV Esporte Interativo, ao aluguel de parte do horário nobre para a igreja Paz e Vida. Mas uma nova parceria pretende colocar a NGT, agora denominada institucionalmente como Nova Geração de Televisão, em um momento de "alto".

Desde o final de janeiro, a E+ Entretenimento assumiu uma parte maior do conteúdo diário, trazendo séries e filmes novos. Foram reformulados os programas musicais, a grade foi redefinida e um pacote de vinhetas e chamadas renovou a comunicação visual. Em março, o canal estreará sua primeira novela, "Zorro, a Espada e a Rosa", produzida pela Telemundo, num horário inexplorado por outras emissoras: meia-noite.

CONFIRA A GRADE COMPLETA DA REDE NOVA GERAÇÃO DE TELEVISÃO

Grade de Fevereiro de 2009. Fonte: Rede NGT. Clique para ampliar.

Enquanto a Nova Geração de Televisão aposta em horários alternativos, a programação da Rede Brasil de Televisão (RBTV) se aproxima muito a das grandes redes. Séries e desenhos famosos (alguns também exibidos em outros canais abertos) e grandes sucessos de Hollywood dividem espaço com nomes conhecidos do grande público, como Ney Gonçalves Dias, Nani Venâncio e Alessandra Scatena.

A Rede Brasil surgiu timidamente em 2007, com um programa de entrevistas apresentado por Ogier Buchi (ex-CNT) direto de Curitiba. O vídeo de lançamento apresentava uma proposta de regionalização de programação, e dizia que "a Rede Brasil já nasceu com um dos maiores grupos de comunicação do país". Assista ao vídeo:


Não sei se o projeto mudou ou se era mal explicado, mas a Rede Brasil de hoje é bem diferente dessa anunciada - o que não significa que hoje seja pior: ao longo do tempo a programação foi alterada muito mais vezes do que o SBT seria capaz de alterar, mas demonstrou crescimento.

Há quem diga que a emissora tenha ligação com a Igreja Renascer. De fato, o registro da marca "Rede Brasil de Televisão" no site do INPI está em nome de "MELLO E BRUNO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA". Na ocasião da prisão dos líderes da igreja, a Folha de São Paulo noticiou que "em 1997, as empresas Ivanov, Mello e Bruno e FH Comunicação e Participações foram registradas em nome de bispos, para comprar concessões de rádio e de TV nas licitações públicas do governo". O domínio rbtv.com.br está em nome de outra empresa: "ANGLOTEL COM. REPRESENTAÇÕES LTDA".

Reprodução de consulta nos sites do INPI e Registro.br. Clique para ampliar.

Tendo ou não ligação com a igreja, quase não há programação religiosa na RBTV. O canal já exibiu o "Renascer em Revista", mas atualmente a única atração desse tipo é o programa "Posso Crer no Amanhã", sem ligação com a Renascer.

CONFIRA A GRADE COMPLETA DA REDE BRASIL DE TELEVISÃO

Grade de Fevereiro de 2009. Fonte: Rede Brasil de Televisão. Clique para ampliar.

CNT e Bandeirantes bem que poderiam perguntar à essas emissoras como elas conseguem sobreviver com mais de seis horas diárias de programação ou sem o missionário R. R. Soares no horário nobre!

Comentários

  1. Bela matéria e pesquisa.
    A Rede Brasil é um canal mantido por pessoas dispostas a fazer a boa televisão.

    Deve ser difícil se manter sem igrejas, mas o que vemos é que há vários filmes muito bons, chamadas de programas, e uma bela cartela de programas e séries que respeitam a inteligência dos telespectadores.
    Até quando isso vai ser possível, ninguém sabe, mas vale aproveitar enquanto ainda existe.

    RBTV é muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa Rede Brasil pode ter um conflito com a quase homônima TV Brasil, sediada no Rio de Janeiro e em Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua matéria, parabéns, mas acha que faltou vc falar da Ulbra Tv. A programação da emissora está melhor do que da NGT. Da data de sua matéria até hoje, a pragramação da ngt piorou na minha opiniâo, com fim da exibição de alguns seriados e seção de filmes.
    A Ulbra mantém uma pragramação de qualidade considerável principalmente no quesito filmes clássicos.
    Um abraço.

    http://seriesdatvaberta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ronei, não escrevi sobre a Ulbra TV por conhecer pouco... Mas o pouco que já vi foi suficiente pra ver que ela se enquadra perfeitamente nessa categoria de "pequenas notáveis" (o Ulbra Notícias é muito bem produzido, no nível das grandes redes)!

    E pra quem gosta de séries, ela também tem muita coisa!

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, a Rede Brasil se confunde com a TV Brasil no nome e com a Globo na imagem.

    http://blogtelevisual.com/2009/07/22/plagio-ou-inspiracao-rede-brasil-vs-rede-globo/

    O ideal seria uma repaginação completa!

    ResponderExcluir
  6. A NGT pode até ter um bom espaço em seus estúdios, mas não os usa. Aqui no Rio parece está tudo abandonado e não tem nada de moderno. E hoje em dia, a programação está um lixo, vários programas terceirizados de gosto duvidoso. A RBTV sim está com uma programação, mas fica devendo muito no quesito sinal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas