Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2011

Litoral FM volta à Baixada Santista em espaço de rádio comunitária

Fora do ar desde maio, quando foi substituída em 91,9 pela igreja Deus é Amor, a Litoral FM de São Vicente/SP (agora identificada como "Litoral Jazz") está de volta ao dial, em 92,5 FM. A emissora divulgou a nova frequência no último dia 11 em sua página no Facebook.
No sistema de comentários do post "Scalla FM é sintonizada na Baixada Santista", que reúne um pessoal participativo e ligado nas novidades do dial FM da região, há registros de ouvintes que até estão conseguindo sintonizar a Litoral nos 92,5 MHz, mas sempre com muita dificuldade e interferências.

Na quarta-feira, 26, o leitor Durval Santos afirmou ter recebido e-mail do coordenador artístico da Litoral Jazz informando que a programação estava de volta devido a um "convenio cultural com a emissora da Sociedade Cultural Desportiva Vicentina".

A Sociedade Cultural Despotiva Vicentina é a entidade autorizada a explorar o serviço de radiodifusão comunitária na cidade de São Vicente, conforme consulta…

98 FM dará lugar à Rede Mix no litoral paulista

A 98 FM (98,1 MHz - Itanhaém/SP), última remanescente da antiga Rede Rádio Rock, está com os dias contados. A frequência deve ser ocupada, nas próximas semanas, pela Mix FM.

A emissora já veicula chamada anunciando a afiliação à rede paulistana. No texto, o locutor diz que a rádio "vai virar um mix de músicas, programas, o melhor humor do rádio e promoções".

Via Twitter e Facebook, a 98 FM confirmou que vai continuar na Internet, a exemplo da Rádio Cidade do Rio de Janeiro - outra integrante da mesma Rede Rádio Rock. Só resta saber se vai seguir os passos da Cidade na manutenção de formatos e programas ou se vai optar pelo "vitrolão" 24 horas.

Em qualquer das hipóteses, ao menos um streaming mais leve e com melhor qualidade de som cairia bem.


DE VOLTA

Não é a primeira vez que a Mix vai ser ouvida na Baixada Santista. A rede já passou pelos 98,1 MHz em 2002 e por duas frequências entre 2006 e 2007: 90,1 e 90,3 MHz (atual Kiss FM).

Ao rescindir o contrato com a última afil…

MidiaClipping no Top 100 do prêmio Top Blog 2011

O MidiaClipping foi classificado para o segundo turno do prêmio Top Blog 2011, na categoria Comunicação e Marketing.

O Top Blog é um concurso que reconhece e premia os melhores blogs brasileiros em 25 categorias, através de votação popular e de análise de júri acadêmico.

Antes de pedir voto, quero agradecer a todos que votaram no MidiaClipping no primeiro turno!

Se não votou, peço que vote agora. Se votou, peço que vote de novo, pois a votação foi zerada.

Clique aqui para votar. É muito fácil e rápido: basta informar seu e-mail e confirmar o voto clicando no link que o Top Blog enviar. Se preferir, você pode votar através do seu perfil no Twitter.

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu voto! =)

Com nova lei, SescTV quer ser disputado por operadoras da rede paga

Por Etienne Jacintho, do Estadão:
O canal SescTV convocou operadoras, produtoras independentes e emissoras para uma reunião nesta sexta-feira, dia 28, com intuito de tornar mais conhecida sua programação e na esperança de ter maior visibilidade de público, uma vez que a presidente Dilma Rousseff sancionou, em 12 de setembro deste ano, a lei 12.485 - a chamada lei da TV por assinatura. Com as novas regras do mercado de TV paga, o canal SescTV aspira ser alvo de disputa entre as operadoras de TV por assinatura. Tudo isso porque, segundo o texto da lei, o canal é atualmente um dos poucos considerados "brasileiro de espaço qualificado." E, pela nova lei, todas as operadoras são obrigadas a carregar em seu line-up um canal brasileiro de espaço qualificado para cada três canais estrangeiros (ou de capital misto) de espaço qualificado.

Segundo o texto da lei, em um canal qualificado "no mínimo 3h30 semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre deverão ser brasileiros e inte…

TV Brasil: batendo na mesma tecla

Se batem na mesma tecla, vou bater também.

O colunista e editor do F5 Ricardo Feltrin publicou, nesta quinta (20), o ranking dos 20 canais menos vistos da TV por assinatura, de acordo com medição feita pelo Ibope para o Painel Nacional de Televisão (PNT) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas.

Os resultados surpreendem por mostrar canais "premium" como Telecine Cult, Max Prime e HBO Plus entre os menos vistos, por mais que o resultado possa ser influenciado pelo fato de que tais canais, assim como o excelente Canal Brasil, estão disponíveis num número restrito (e caro) de pacotes.

Veja o infográfico da Folha/F5 com a relação dos canais:


Minha batida na mesma tecla vem pelo comentário do jornalista da Folha com relação aos canais públicos. Mesmo sem aparecer na lista, Ricardo Feltrin não deixou de citar TV Câmara e TV Brasil, num tópico chamado "Outras no fim da fila":

A TV Câmara, que se safou…

Em nova fase e ao vivo, Roda Viva entrevista hoje o Cabo Anselmo

Reformulado mais uma vez, o Roda Viva - um dos programas de entrevistas mais antigos da tevê brasileira - volta ao ar ao vivo, nesta segunda-feira (17), a partir das 22h.Entre as novidades está a estreia do jornalista Mario Sergio Conti como apresentador e mediador. Ex-diretor da revista Veja e do Jornal do Brasil, Conti também já atuou como correspondente da Rádio Bandeirantes em Paris e, atualmente, dirige a revista Piauí, publicação para a qual passará a escrever como repórter a partir de janeiro de 2012, cargo que manterá juntamente com a apresentação do Roda Viva.Além disso, o programa volta a ter entre quatro e seis entrevistadores, que mudarão a cada semana de acordo com a área de atuação do entrevistado. Como volta a ser ao vivo, a bancada ainda terá três twiteiros, estudantes universitários e convidados.Com transmissão simultânea pelo site, o público poderá enviar, em tempo real, comentários, opiniões e perguntas para o entrevistado.O novo cenário volta ao formato de arena. E…

PT vai discutir marco regulatório da mídia

Da Agência Pulsar Brasil:

O partido da presidenta Dilma Rousseff retoma o debate após o seu quarto Congresso Nacional, em que aprovou uma moção sobre o marco regulatório das comunicações.

O secretário de Comunicação do PT, deputado estadual André Vargas (PR), disse que não se trata de controle da mídia, mas sim de abrir o debate com a sociedade.

O deputado diz que entre os temas do seminário estão o monopólio dos meios de comunicação, o fim da propriedade cruzada - em que uma mesma empresa possui diferentes veículos de comunicação -, o direito de resposta, a convergência de mídia, o financiamento e a internet banda larga.

Esses temas têm sido fortemente discutidos por organizações e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação no país.

Denise Viola, coordenadora da Rede de Mulheres da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc) no Brasil, lembra que a necessidade de criar mecanismos de regulação social da mídia é uma proposta da Conferencia Nacional de Comunicação …

Rafinha Bastos, o "politicamente correto" e o humor do bullying

Antes de qualquer comentário, recomendo ler o texto do Marcelo Rubens Paiva.

Disse, outro dia, que concordava 100% com o Marcelo Rubens Paiva, mas não concordo com o seguinte trecho do texto: "Afastá-lo foi uma saída corajosa da BAND. Sua conduta manchava o brilho do programa".

O cara faz humor baseado no bullying e é sempre defendido pela emissora e pelos colegas. Falam de liberdade de expressão, censura, perseguição, que o limite do humor é a graça... Aí, num belo dia, o humor limitado apenas pela graça agride, com a mesma graça de antes (ou falta de graça) uma pessoa ligada a um anunciante. E com a mesma intensidade, inclusive. E a coisa muda radicalmente.

Aliás, recomendo também ler o texto da Cynara Menezes na CartaCapital, ou pelo menos o segundo item.

Como quem defendeu outras piadas de gosto duvidoso em nome da liberdade de expressão e em repúdio aos "politicamente corretos" - e estimulou o cara a perder cada vez mais a noção de qualquer coisa - muda de postura…

Tuta recebe prêmio Ícones da Comunicação

No início do mês, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o seu Tuta, da Jovem Pan, recebeu da Associação Brasileira das Agências de Publicidade o prêmio Ícones da Comunicação ABAP. O prêmio havia sido concedido, no ano passado, aos empresários Ruy Mesquita (Grupo Estado), João Roberto Marinho (Globo) e Roberto Civita (Abril).

Em comemoração, a Jovem Pan publicou anúncio que mistura a biografia do seu Tuta com algumas posições defendidas pela rádio ao longo de sua história. Veja a peça:



Link para a imagem em tamanho original

Imagem enviada por Gregori Pavan.

O milagre da multiplicação de frequências

Há quase um mês, a Igreja Deus é Amor deixou o canal FM que alugava da Rede CBS/Mundial na Grande São Paulo (97,3 MHz). Os donos do espaço decidiram repetir em FM a Rádio Tupi AM, que passou a se chamar Super Rádio Tupi.

Com a perda da emissora, as pregações seriam ouvidas em São Paulo oficialmente "apenas" em 91,9 FM (antiga Litoral FM, sintonizada na região do ABC e na zona sul de São Paulo) e em AM nas frequências 560, 1260 e 1300 kHz.

Mas, de lá pra cá, brotaram no dial FM de São Paulo mais duas emissoras vinculadas à Deus é Amor: 99,7 e 103,5 MHz, somando quatro frequências FM da igreja na região - à relação de frequências oficiais, já era somada uma 91,7 FM, comentada aqui em maio.

A 99,7 FM surgiu logo depois da estreia da Super Rádio Tupi em FM e é a mais potente das quatro. Seu sinal é sintonizado desde o extremo leste de São Paulo e chega bem até o centro da cidade; a mais recente, 103,5 MHz, surgiu no dial esta semana, atrapalhando o sinal da Cultura FM (103,3 MHz) …

Veja fotos da reforma do Edifício Manchete, no RJ

Em 2010, a BR Properties anunciou a compra do Edifício Manchete, antiga sede das empresas Bloch no Rio de Janeiro, e informou que realizaria uma modernização completa do prédio (o retrofit), além da construção de um edifício garagem, visando alugar salas ou andares inteiros para empresas. Tudo isso respeitando a concepção do imóvel, projetado por Oscar Niemeyer.

Um ano depois, com as obras do retrofit em andamento, o prédio pouco lembra o antigo prédio da Manchete. Veja fotos (clique em cada uma para ampliar):

Fachada da Rua do Russel
Detalhe da placa informativa da obra
Profissionais da construtora no antigo hall
À direita, novos vidros instalados na fachada, sem as esquadrias características
Detalhe do topo do prédio
Lateral esquerda vista a partir da Ladeira do Russel
Fundos do prédio principal
Construção anexa aos fundos do prédio
SAIBA MAIS
Prédio da Manchete no Rio é vendido por R$ 260 milhões (Julho de 2010)

CBN completa 20 anos

Há 20 anos, em 1º de outubro de 1991, entrava no ar a rádio CBN - A rádio que toca notícia. A Central Brasileira de Notícias (CBN) - que faz parte do Sistema Globo de Rádio - ocupou o lugar da extinta Excelsior AM, em São Paulo, trazendo novo conceito, o de rádio que transmite conteúdo jornalístico 24 horas por dia. E, a partir de 1995 passou a ser transmitida também em FM.Hoje, a rede CNB é composta por quatro emissoras próprias - em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte - e 25 afiliadas. Está presente em 675 cidades, nos cinco Estados brasileiros. São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras como Milton Jung e Carlos Alberto Sardenberg e comentaristas do calibre de Arnaldo Jabor, Miriam Leitão, Lucia Hippólito, Gilberto Dimenstein, Max Gehringer, Renato Machado, Juca Kfouri, Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo.Pode ser acompanhada pelo dial do rádio, pela internet, por aplicativos em dispositivos móveis, e também pelas operadoras de TV SK…