Shop Tour na TV: de comprador de horários a vendedor

Primeiro programa dedicado exclusivamente a anunciar ofertas de lojas na TV, o Shop Tour começou comprando horários na Record, na década de 80. Com o crescimento do programa, passou a comprar horários em outras emissoras, como Gazeta, Manchete, Jovem Pan, Bandeirantes e CBI. Na última, chegou a ficar com 23 horas por dia da programação.

Deixou a então CBI (canal 16 - São Paulo) em 2005 para se tornar um canal independente. Em seguida, a CBI mudou o nome para MixTV e passou a copiar o formato do programa.

Na época, Luiz Antônio Galebe, criador do Shop Tour, moveu ação na Justiça tentando impedir a veiculação do formato no canal 16, e chegou a conseguir uma liminar obrigando a emissora a suspender seu conteúdo e exibir, por alguns dias, uma mensagem informando os canais em que o Shop Tour era exibido. Mas, aos poucos, a MixTV, depois MegaTV, foi ganhando visibilidade e parte dos antigos clientes do Shop Tour.

O formato deixou de ser exclusividade de Galebe há tempos e o foco do Shop Tour na TV aberta também - o sinal do canal 46 é fraco e nunca houve movimentação para torná-lo digital.

No ano passado, foi publicada notícia de que os pastores Silas Malafaia e Waldomiro Santiago disputavam a rede de canais do Shop Tour. Nenhum dos dois levou, mas a TV Shop Tour não resistiu mesmo assim.

Veja entrevista com Luiz Antônio Galebe exibida em 2009 no "Vitrine", da TV Cultura. No final, Galebe elogia "telepastores" como Silas Malafaia e R.R. Soares.


LEIA TAMBÉM
Shop Tour é substituído na TV aberta por canal da Igreja Adventista

Comentários

  1. Galebe deveria ir direto para o digital.

    ResponderExcluir
  2. Agora MegaTv declara monopólio daquilo que teve a cara-de-pau de copiar.

    ResponderExcluir
  3. Em SP a tv Camara está (direcionado) neste momento como sub-canal da RedeTV! em 09.3.
    O mesmo ocorre com a Alesp e a tv senado.

    ResponderExcluir
  4. Agora (22h54) não está mais. No 9.1 tem a RedeTV! HD e no 9.2 a RedeTV! 3D.

    ResponderExcluir
  5. Na Zinwell, a tv Camara continua no 9.3.
    Na LBSat, aparece Duas tv Camara, em 61.1 e 00.1.

    ResponderExcluir
  6. Eu cheguei a fazer um teste no shop tour e na época um médico do trabalho havia de maneira exagerada elogiado o programa e eu falei que se o galebe não continuasse a inovar era ele quem seria "inovado" e foi o q aconteceu....qdo estamos no alto temos 2 obrigaçoes: olhar do alto as ameaças e inovar para continuar pairando...abs

    ResponderExcluir
  7. Galebe, tenho certeza q irá decolar novamente, mas mas cometa o erro de não se saciar com o sustentável...abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas