30 das 40 retransmissoras da TVE-RS estão fora do ar, diz relatório

Redação da TVE e FM Cultura (RS). Foto: Jornal Já.

A diretoria da Fundação Cultural Piratini elaborou um relatório sobre a situação da TVE gaúcha e da FM Cultura de Porto Alegre. As duas emissoras são mantidas pela entidade.

Segundo matéria do jornal , o documento apontou que 30 das 40 retransmissoras da TVE estão fora do ar, sendo que, das dez que estão no ar, apenas três têm "condições plenas" de exibir a programação. Além disso, há déficit no quadro de funcionários, falta de investimentos e até abandono de equipamentos.

A situação da FM Cultura não é diferente: a rádio "opera com transmissor reserva, que só alcança algumas cidades da Região Metropolitana".

Para o blog Jornalismo B, o abandono das emissoras é "resultado da ausência completa de políticas públicas para comunicação" dos governos Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB). Um dos exemplos apontados é a decisão de 2008 de Yeda que, mesmo com a TVE sucateada e carente de investimentos, preferiu pagar para retransmitir a TV Cultura (ligada ao governo de São Paulo, também do PSDB) do que receber gratuitamente a programação da TV Brasil.

O relatório foi encaminhado ao governador Tarso Genro (PT) que, em 45 dias, deve receber um "plano de ação" para enfrentar os problemas apontados no documento.

Tomara que esse relatório não apenas seja o primeiro passo para reverter a situação de abandono da TVE-RS e FM Cultura, mas que também estimule outras emissoras públicas a fazer o mesmo tipo de levantamento. Deve ter coisa ainda pior por aí!

Comentários

  1. Em SP, o canal 46 (antigo SHOP TOUR) agora está como Novo Tempo.
    Sem desligar os sinais analógico, a organização fica cada vez mais dificil, pois uma emissora ocupa DUAS vagas (ex: RBTV 50A e 56D).
    Em SP (capital), o analógico já deveria ser desligado.

    ResponderExcluir
  2. Tem esse também, com um pouco da história do Shop Tour e uma entrevista com Luiz Antônio Galebe para o "Vitrine", exibida em 2009: http://midiaclipping.blogspot.com/2011/06/shop-tour-na-tv-de-comprador-de.html

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, não dá pra desligar o analógico digital por enquanto, porque ainda há emissoras que não tem sinal digital e também há muita gente que ainda não tem o conversor digital, em função do preço.

    ResponderExcluir
  4. Preço este que o governo disse que era quase de graça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas