Band é acusada de censurar entrevista por discordar de opinião de deputada

Por Izabela Vasconcelos, do Comunique-se:

A assessoria de imprensa da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) acusa a Rádio Bandeirantes de vetar uma entrevista já agendada com a alegação de que a opinião da parlamentar prejudica a emissora. A conversa estava marcada para acontecer na quarta-feira (9/2), com o jornalista José Luiz Datena, durante o "Manhã Bandeirantes". No entanto, uma hora antes da entrevista, a produção do programa informou o cancelamento.

A pauta seria o Projeto de Lei nº 55/2011, que institui referendo popular obrigatório para a fixação dos salários de Presidente da República e parlamentares. No entanto, segundo a assessoria, o veto foi uma represália ao requerimento apresentado pela deputada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, que pedia audiências públicas para debater a renovação de concessões públicas de rádio e TV, entre elas a Band, Record e Globo.

De acordo com a assessoria de imprensa da ex-prefeita de São Paulo, a direção do Grupo Bandeirantes justificou o cancelamento da entrevista afirmando que "este veto é uma resposta aos ataques que a deputada vem fazendo à Rede Bandeirantes".

Segundo a assessoria de Erundina, a deputada não ataca as emissoras, mas pretende discutir a renovação das concessões, que hoje tem duração de 15 anos e é feita automaticamente, sem audiências públicas. Para a assessoria, a Band agiu por interesse próprio ao cancelar a entrevista.

A emissora informou, por meio de sua assessoria, que não irá se manifestar sobre o caso.

É, também nem tenho o que comentar.

LEIA TAMBÉM
Especial: 21, de "canal de São Paulo" a "Rede da Fé"

Comentários

  1. A Band tem se portado como um emissora que utiliza suas emissoras para atender a interesse mais urgentes para si. Veja a questão de preservação ambiental, sempre com editoriais escatológicos onde critica a visão ambientalista que 'proíbe a produção de alimentos, afinal o Brasil é o celeiro do mundo, etc. Só que eles - os Saad não mostram que são grandes latifundiários. Agora isso. Evidente que eles vão alegar que estão defendendo o direito à pluralidade, à cultura, etc. Mas como explicar a mercantilização de canais, como o ex- Rede 21 que virou uma igreja eletrônica. Onde está o jornalismo, a cultura ali? O falecido jornalista Ferreira Neto, que eu considero um 'quase reacionário' tinha um 'slogan' seu para a Band - que ela era 'uma lojinha com uma antena em cima. O tempo passou e parece que não mudou muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. Isto está se tornando perigosamente constante na imprensa brasileira...

    ResponderExcluir
  3. A Lojinha do Sr Saad continua firme e forte, mas como diz o velho deitado, pimenta nos oio dos outros é refresco.
    Qto a Rede 21 eles entraram até em confronto com a MTV, se não me falha a memória.

    ResponderExcluir
  4. Deve retirar esse "automaticamente".
    Discutir a renovação das concessões é muito importante pois a qualidade da tv está muito ruim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas