Daniel Castro: "Só 5% dos brasileiros têm TV de alta definição, revela Ibope"

Do blog do Daniel Castro, no portal R7:

Só 5% dos brasileiros têm TV de alta definição, revela Ibope

Pessoas assistem a jogo da Copa do Mundo em TV de alta definição exposta em loja de São Paulo (Foto: Anderson Barbosa/Agência Estado)

Pesquisa realizada em março pelo Ibope mostra que apenas 5% dos moradores das 11 maiores metrópoles brasileiras já têm acesso à TV de alta definição (HDTV). A pesquisa revela também 67% dos telespectadores conhecem a nova tecnologia, lançada no Brasil no final de 2007.

A TV de alta definição é uma das vantagens da TV digital _a outra é a interatividade, só lançada neste ano. A TV digital ainda está em implantação. Rede com a maior cobertura digital, a Globo tem a tecnologia em 37 de suas 121 emissoras, ou seja, em 30,6% das estações. Mas essas emissoras cobrem mais de 50% da população do país.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 18 e 31 de março, antes da Copa do Mundo, que impulsonou a venda de televisores. Segundo o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, foram vendidos 5 milhões de aparelhos digitais no primeiro semestre deste ano. O país tem cerca de 60 milhões de domicílios com TV.

O Ibope entrevistou mais de 17 mil pessoas com mais de 10 anos em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

A pesquisa _PayTV Pop_ é feita desde 2000. Está em sua 17ª edição. Visa fornecer um mapeamento da TV paga no país.

Segundo o levantamento, a posse de TV por assinatura cresceu 40% entre 2009 e 2010 _o país deverá fechar o ano com 9 milhões de domicílios com TV paga, atingindo 30 milhões de telespectadores. O crescimento está sendo impulsionado pela classe C. A posse do serviço na classe C aumentou 33% de 2009 para 2010.

Entre os assinantes, 75% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço e mais da metade pretende permanecer com a mesma operadora e pacote de canais.
A pesquisa também prospectou a penetração dos DVRs, aparelhos que gravam a programação. Entre os assinantes de TV paga, 2% já possuem gravadores digitais.

Comentários

  1. I know this website provides quality based articles and extra material, is there any other
    site which provides these data in quality?


    Feel free to surf to my blog post: travel

    ResponderExcluir
  2. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on
    the internet the easiest thing to be aware of. I say to you,
    I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about.

    You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing
    without having side effect , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

    Also visit my web site ... vakantiehuisje huren

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas