Serra atribui polêmica da TV Cultura a "blogs sujos"

A demissão de Gabriel Priolli do cargo de diretor de jornalismo da TV Cultura foi um dos assuntos da entrevista concedida por José Serra aos Diários Associados na noite desta segunda-feira (12).

Irritado, Serra desmentiu a história de que a saída do jornalista tinha relação com a reportagem sobre os pedágios e responsabilizou blogs e redes sociais pela repercussão da história. Reproduzo o trecho da entrevista publicada no blog da jornalista Bertha Maakaroun, do Estado de Minas.

Serra nega ter pedido demissão de jornalista e acusa governo federal de usar estatais

Em entrevista aos repórteres Thiago Herdy, Elaine Pereira e Fernanda Penna, dos Diários Associados, ontem à noite, na sede da Tevê Alterosa, em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra negou ter havido inteferência política na TV Cultura, emissora estatal paulista. A polêmica começou no fim da semana passada, quando o jornalista Gabriel Priolli foi afastado de suas funções, supostamente em função da produção de reportagem sobre o custo dos pedágios nas estradas de São Paulo.

Ao ser questionado por Thiago Herdy, o tucano garantiu não ter tido qualquer participação no episódio. A reboque, acusou o governo federal de fazer uso político das emissoras estatais. No início desta semana, a TV Cultura ofereceu um novo cargo ao jornalista e também negou ter havido qualquer motivação política na troca de funções de Priolli.

O senhor pediu a demissão do diretor de jornalismo da TV Cultura?
Serra:
Eu nem soube, eu nem sabia quem era o diretor (de jornalismo da TV Cultura). Aí você tem os twitters e os blogs sujos que vão espalhando (isso) na esperança de fazer pauta para a imprensa. Se teve algo que nunca tutelei, foi a TV Cultura. Ao contrário, é o governo federal que tem as suas emissoras usadas de maneira política muito clara.

O senhor se refere à TV Brasil?
Serra:
São as emissoras em geral, inclusive a TV Brasil.

Radiobrás?
Serra:
É, totalmente.

De que forma isso acontece?
Serra:
De várias maneiras, o jornalismo é bastante criativo para poder fazer isso, esse jornalismo oficialista. A TV Cultura tem autonomia completa, pode pegar o noticiário para ver. É só ir olhar para ver se alguma vez houve alguma espécie de favorecimento.

O que foi argumentado é que o tema pedágio é um tema que incomodaria o senhor, isso é verdade?
Serra:
(Irritado, fechou a cara) Não, não é.

Ao fim da entrevista, o candidato do PSDB retomou o tema espontaneamente:

Serra: Esse negócio da TV Cultura é tudo lorota. Eu passei o meu mandato com a TV Cultura no meu pé no jornalismo, nunca fiz nada.

Mas e o Heródoto Barbeiro...
Serra:
O Heródoto ia ser trocado pela Marília Gabriela, isso já ia acontecer. O Heródoto entrou porque a Lillian Witte Fibe não deu certo. Mas você acha que eu era consultado em relação a isso? Imagina. A gente fica sabendo pelo jornal, aliás, eu sempre fiz questão. Até porque se você manda admitir um cara, até o momento seguinte, você é responsável, então não adianta se meter. Eu não me meto.

Os blogs estão falando sobre isso...
Serra:
Aí é de Luiz Nassif para baixo.

O Estadão deu...
Serra:
Mas aí acaba pautando a imprensa.

O "negócio" da TV Cultura pode até ser "lorota", mas é difícil não achar estranho Gabriel Priolli ser nomeado diretor de jornalismo e, menos de uma semana depois, ser "convidado" a deixar o cargo. Principalmente por existir, entre um evento e outro, a ideia da reportagem sobre um tema desconfortável para o PSDB.

Faltou uma explicação do ex-governador de São Paulo que fosse mais convincente e que, de preferência, viesse sem "blogs sujos" e "Luiz Nassif para baixo" - expressões que causam uma impressão de truculência que, convenhamos, não é nada recomendada para um candidato à presidente.

Mas justiça seja feita: a TV Cultura exibiu a reportagem na noite da sexta-feira (09), depois de ouvir todos os candidatos ao governo paulista, como prometeu Fernando Vieira de Mello.

LEIA TAMBÉM
Luis Nassif: "Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura"

Comentários

  1. Pode ter havido coincidência entre a demissão do Barbeiro com a contratação da Marília Gabriela para o Roda Viva, porém o afastamento do Gabriel Priolli parece manipulação numa emissora que deveria ser apartidária...

    ResponderExcluir
  2. "O Heródoto entrou porque a Lillian Witte Fibe não deu certo."

    Se o Serra "não se mete" na TV Cultura, como diabos ele sabe dos detalhes dos bastidores? Pelo jornal? Até parece.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas