Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e depois porque o post pode acabar fazendo com que mais gente acrescente informações, deixando o texto mais completo.

É isso! Segue, então, um pouco da história da Rádio Tupi dos Diários Associados e da Rádio Tupi da Rede Mundial de Comunicação.

MidiaClipping
A Rádio Tupi dos Diários Associados

Inaugurada por Assis Chateaubriand em 1937, a partir da aquisição da S/A Rádio Tupan, a Rádio Tupi paulistana marcou por seu pioneirismo. Na década de 1940, colocou no ar o "Grande Jornal Falado Tupi", primeiro noticiário da história do rádio; em 1950, esteve intimamente ligada à inauguração da televisão: seus estúdios, artistas e o próprio nome foram utilizados pela PRF-3 TV Tupi, que transportou formatos radiofônicos de sucesso para a mídia recém-nascida.

Na época, seus estúdios eram localizados no bairro do Sumaré, num espaço que recebeu o nome de "Cidade do Rádio". O complexo, de onde também transmitia a Rádio Difusora AM (960 kHz), era tão grande que pôde abrigar sem dificuldades a TV Tupi durante todo o período em que esteve no ar.

Clique para ampliar em uma nova aba ou janela
Anúncio dos Diários Associados voltado ao mercado publicitário. Clique para ampliar em uma nova aba ou janela.

Operando em 1040 kHz, a Super Rádio Tupi foi uma das emissoras de maior audiência entre os anos de 1960 e 1980. Na década de 1970, tinha a mais famosa equipe esportiva do rádio, a "Equipe 1040", liderada por Milton Camargo, e transmitia o programa do líder de audiência Eli Corrêa.

Clique para ampliar em uma nova aba ou janela
Equipe 1040 (anos 70). Clique para ampliar em uma nova aba ou janela.


Eli Corrêa, quando trabalhava na Super Rádio Tupi, em cena do filme "Chapéu de Couro".

O declínio da Tupi ocorreu no final da década de 70, com a grave crise administrativa e financeira dos Diários Associados em São Paulo, ocasionada, em grande parte, pelo controverso modelo administrativo do grupo, baseado no conceito do "Condomínio Associado".

A crise, que culminou no fim da TV Tupi, em 1980, também prejudicou a rádio: em 1981, a Rádio Capital, que ocupava os 560 kHz desde 1978 (ano em que foi fundada), comprou o canal da Rádio Tupi (1040 kHz), levando a emissora dos Diários Associados para os 560 kHz, no canto do dial.



Com elenco desfalcado e baixa audiência, a S/A Rádio Tupan teve falência decretada dois anos depois.


Uma nova Rádio Tupi, com a Rede CBS / Mundial

MidiaClipping
Enquanto a Rádio Tupi dos Diários Associados deixava sua tradicional frequência nas mãos da Rádio Capital, o empresário Paulo Abreu adquiria a Rádio Cacique de São Caetano do Sul, primeira emissora da cidade, inaugurada em 1958.

MidiaClippingUm ano após a falência da S/A Rádio Tupan, Paulo Abreu (foto) transferiu os transmissores da Rádio Cacique para o Parque do Trote, na divisa entre os distritos de Vila Guilherme e Vila Maria (zona norte de São Paulo), transformando-a em "Rádio Difusora do Brasil". Pouco tempo depois, a antiga Cacique passou a ser identificada como Tupi, iniciando a "segunda fase" de sua história.

Numa tentativa de lembrar a antiga estação de Assis Chateaubriand, a programação da "nova" Tupi manteve a linha popular, mas sem o mesmo brilho. Em 1985, entre alguns horários vendidos e músicas populares, Jânio Quadros preparava-se para assumir a prefeitura da cidade apresentando um programa na emissora, que já tinha transferido seus estúdios para a Vila Guilherme.

Na década de 1990, a Rede CBS de Comunicação se notabilizou por trocar várias de suas rádios de posição no dial. Com a Tupi não foi diferente: sua atual frequência (1150 kHz) foi ocupada por diversas marcas do grupo, como Difusora do Brasil, Rádio News e Mundial, que se alternavam com a própria Tupi.

Apesar de ter cedido espaço para outras rádios do grupo, a Tupi AM nunca saiu do ar: quando não estava em 1150 kHz, era sintonizada nos 1330 kHz (atual Terra AM). A emissora chegou a transmitir nas duas frequências em algumas ocasiões.

No começo da década atual, a Tupi apostou no esporte e contratou profissionais de renome, como Elia Júnior, Jarbas Duarte, Ivo Morganti, Dalmo Pessoa e Prisco Palumbo. Na época, Sula Miranda, Fábio Teruel, Roberto Losan, Toni Gomide (que continua no ar) e Barros de Alencar garantiam a audiência da programação popular.

MidiaClippingEm 2005, ano em que a Tupi AM sofreu a perda de Roberto Losan, vítima de enfarto, Rony Magrini (foto) trouxe sua experiência de quase 30 anos de carreira - o radialista fez parte da primeira equipe paulistana da Rádio Cidade (96,9 MHz) e foi o primeiro coordenador artístico da Nativa FM - para o comando de um programa com seu nome, que permanece no ar, sempre entre as atrações de maior repercussão da emissora.

Hoje, a Tupi aparece entre as principais AMs de São Paulo, mesmo após ter sofrido alguns "desfalques" no elenco, provocados pelos investimentos de concorrentes diretas, como a Rádio Record. Kaká Siqueira, Gil Gomes e Barros de Alencar são exemplos de comunicadores que trocaram os 1150 kHz da Tupi pelos 1000 da Record ao longo da década.

A Rede Mundial tem investido na Tupi AM, demonstrando interesse em ampliar sua participação no disputado mercado das AMs populares. Em outubro de 2008, estreou, enfim, um site exclusivo para a rádio, com a grade de programação, descrição dos programas, perfil dos comunicadores, promoções e notícias, além do link para o áudio online. No final de agosto deste ano, inaugurou novos estúdios no 18º. andar do prédio onde se localizam todas as rádios do grupo, passando a ocupar um andar inteiro - antes, dividia espaço com a Terra AM no 13º andar.

MidiaClipping
Um dos novos estúdios da Tupi AM, inaugurado em 27 de agosto de 2009.

Comentários

  1. Valeu Anderson a tentativa de reunir a tão escassa e difusa história da Super Rádio Tupi de São Paulo.
    Só não concordo em dizer que Tupi AM do Paulo Abreu inaugurou a “segunda fase” de sua história.
    Prefiro dizer que a Super Tupi SP foi e continua extinta. Essa Tupi AM que aí está, no meu entender, não tem NADA a ver com a Super Tupi dos Diários Associados.
    É melhor não misturar as coisas. A atual Tupi é só uma outra rádio que espertamente usa o mesmo nome de uma outra que fez história.
    A não ser que Paulo Abreu tenha de algum modo adquirido o direito de usar a marca “Tupi” (e essa é uma parte da história que precisa ser contada), a Tupi da CBS não passa da apropriação indébita e muito esperta de uma marca que só pertence à história e a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Carlos Galvão de Oliveira27 de setembro de 2010 às 04:48

    A história não é bem assim, falta o ano de 1999, período em que a Tupi transmitia sua programação em 650 Khz e contava, entre outros, com Antonio Carlos (ex-Rádio Globo, Capital e Record, atualmente jornalista e apresentador de TV em Marília-SP), João Carlos Maciel (ex-Record e Capital, hoje, vereador e comunicador de rádio em Santa Maria-RS), Gil Gomes, Cunha Neto (ex-Tupi (Diários Associados) e Bandeirantes)e o "Cablocão" Otávio Pimentel ( ex- Tupi (Diários Associados, Globo, Capital) que, aliás, dirigiu a emissora, tirando da 24ª posição e colocando na 5ª. Entretanto, a emissora teve sua frequência arrendada para pastores e somente após esse fato, assumiu a frequência de 1150 Khz. Apenas o Gil Gomes aceitou continuar na emissora,o Antonio Carlos preferiu voltar para o interior e o Maciel para Santa Maria, os demais não tenho notícia.
    Abraço, Galvão.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Carlos Galvão de Oliveira2 de novembro de 2010 às 05:28

    A história não é bem assim, falta o ano de 1999, período em que a Tupi transmitia sua programação em 650 Khz e contava, entre outros, com Antonio Carlos (ex-Rádio Globo, Capital e Record, atualmente jornalista e apresentador de TV em Marília-SP), João Carlos Maciel (ex-Record e Capital, hoje, vereador e comunicador de rádio em Santa Maria-RS), Gil Gomes, Cunha Neto (ex-Tupi (Diários Associados) e Bandeirantes)e o "Caboclão" Otávio Pimentel ( ex- Tupi (Diários Associados, Globo, Capital) que, aliás, dirigiu a emissora, tirando da 24ª posição e colocando na 5ª. Entretanto, a Tupi teve sua frequência arrendada para pastores e somente após esse fato é que assumiu a frequência de 1150 Khz. Apenas o Gil Gomes aceitou continuar,o Antonio Carlos preferiu voltar para o interior e o Maciel para Santa Maria, os demais não tenho notícia.
    Abraço, Galvão.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Carlos Galvão de Oliveira (TV MARÍLIA - Canal 4 - Marília-SP)17 de novembro de 2010 às 02:49

    A história não é bem assim, falta o ano de 1999, período em que a Tupi transmitia sua programação em 650 Khz e contava, entre outros, com Antonio Carlos (ex-Rádio Globo, Capital e Record, atualmente jornalista e apresentador de TV em Marília-SP), João Carlos Maciel (ex-Record e Capital, hoje, vereador e comunicador de rádio em Santa Maria-RS), Gil Gomes, Cunha Neto (ex-Tupi (Diários Associados) e Bandeirantes)e o "Caboclão" Otávio Pimentel ( ex- Tupi (Diários Associados, Globo, Capital) que, aliás, dirigiu a rádio, tirando da 24ª posição e colocando na 5ª. Entretanto, sua frequência foi arrendada para pastores e o nome acabou sendo substituído. Somente após esse fato, é que Rádio Tupi AM assumiu a frequência de 1150 Khz. Apenas o Gil Gomes aceitou continuar na emissora,o Antonio Carlos preferiu voltar para o interior e o Maciel para Santa Maria, os demais não tenho notícia.
    Abraço, Galvão.

    ResponderExcluir
  5. Que pena que houve tantas transformações, eu sou do tempo que nos anos 50 (56 570)se ouvia os programas sertanejos ao vivo, nas noite da semana e também a grande equipe de esporte na década de 60 com os famosos Pedro Luiz,Mário Moraes e toda aquela equipe fantástica. Hélio Augusto-Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  6. Sou de Itajubá/MG e gostaria de ouvir a musica que tocava em uma rádio de SP. Era assim: " Bom dia meu São Paulo terra da garoa. Bom dia meu São , dia interior. Bom dia São Paulo de gente forte sem preconceito de raça e de cor...."
    Eu era pequena e ouvia qdo levantava para ir para a escola. Será que vc´s poderiam me ajudar? Meu email Grata ...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Depois de 30 anos e uma briga judicial com os Diários Associados, a Rádio Tupi de São Paulo finalmente pode descansar em seu limbo. Os Diários Associados conseguiram, finalmente, recuperar o nome "Rádio Tupi" e "TV Tupi" em caráter nacional. Hj, a 1150 AM virou a "Super Rádio", e a 104,1 virou "Top FM". Agora, uma nova "Tupi" só surge com a vontade dos Associados...

    ResponderExcluir
  9. AGORA EM SÃO PAULO DESDE O DIA 14 / 09 / 2015 ENTROU NO AR A GUARANI FM - SÃO PAULO, RÁDIO WEB - PARA O BRASIL E PARA TODO O PLANETA, COM O MELHOR DA MÚSICA NACIONAL ( MPB ) E INTERNACIONAL ( POP ), SOMENTE O MELHOR DA MÚSICA MUNDIAL, CONFIRA AGORA NO GUARANIFMSP.BLOGSPOT.COM.BR E OUÇA TAMBÉM NO TUNEIM RÁDIO. GOOGLE - GUARAMI FM.

    ResponderExcluir
  10. Pode Voltar A Super Rádio Tupi Am E Fm - São Paulo, Diários Associados, Agora Uma Novidade No Ar Em São Paulo A GUARANI FM - SÃO PAULO, Rádio Web - Tocando Sempre Seu Bom Gosto Em Música, Com Uma Programação Adulta Com O Melhor Da Mpb e Pop, Tudo Isso Para O MELHOR OUVINTE DE RÁDIO DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  11. Nos anos 60 eu vivia no norte do Paraná, a Tupi era captada nos 1040 kilociclos com som local lá. Lembro que de madrugada tocava uma vinheta assim: "Bom dia meu São Paulo terra da garoa, São Paulo que estremece ao despertar"...E uma locução dizia que os astronautas captavam a Tupi no Cosmos...

    ResponderExcluir
  12. Eu não posso acreditar nisso. Um grande testemunho que devo compartilhar com todos os pacientes com VÍRUS HERPES SIMPLEX no mundo. Eu nunca acreditei que pudesse haver uma cura completa para o Herpes ou qualquer cura para o herpes, vi testemunhos de pessoas em blogs de como Dr Wealthy prepara fitoterápicos que curam e os trouxe de volta à vida. Tive que experimentar também e não dá para acreditar que em poucas semanas comecei a usar todas as minhas dores pararam aos poucos e tive que sair sem os comprimidos que o médico me deu. Neste momento posso dizer que há poucos meses não tenho tido nenhuma dor, demora no tratamento leva à morte. Aqui está seu e-mail: (wealthylovespell@gmail.com) Whatsapp ele com +2348105150446 visite o blog http://wealthyspellhome.over-blog.com

    ResponderExcluir
  13. A Tupi do Paulo Abreu foi inaugurada em 1/10/1985. Sairia do ar a Rádio Difusora do Brasil LTDA e surgia a Super Rádio Tupi.

    ResponderExcluir
  14. Eu Tive o prazer de fazer parte do elenco da Tupi AM SP. Meu programa "Madrugada Viva Tupi com Patrícia Barbosa" ia ao ar das 2h as 4h da manhã. Foi uma experiência incrível. Meu agradecimento ao meu padrinho Samuel Gonçalves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas