Meio&Mensagem: A briga pela audiência

Do Meio&Mensagem (por Bárbara Sacchitiello)

A noite dessa última terça-feira, 13, foi aguardada com ansiedade pelo público espectador e pelas cúpulas das principais emissoras de TV do País. Com estréias e desfechos de novelas, Globo, Record e SBT colocaram no ar suas principais apostas para o período do verão, disputando de forma acirrada os pontos de audiência.

Naquela que pode ser considerada como um das semanas mais estratégicas de todo o ano - já que nela serão exibidos os desfechos de duas atrações de grande sucesso simultaneamente à estréia do reality show de maior audiência do Brasil - a Rede Globo manteve-se no primeiro lugar durante toda a faixa noturna, conquistando até um recorde para um de seus produtos.

O capítulo dessa última terça-feira, 13, da novela "A Favorita" - que chega ao fim na próxima sexta-feira, 16 - alcançou a audiência média de 51 pontos, com picos de 54, atingindo um share de 73%. Tais números representam o maior índice desde a estréia da novela.

Uma parte dos fãs da trama, porém, trocaram de canal assim que o capítulo acabou, não acompanhando a estréia da grande aposta de faturamento da emissora dos próximos meses: o Big Brother Brasil - leia matéria completa aqui. Pelo oitavo ano consecutivo, a emissora abriu as portas da casa do reality show, que alcançou uma audiência média de 37 pontos no período em que ficou no ar.

O índice iguala ao da estréia da oitava edição do programa, no ano passado. Fazendo um comparativo com todas as edições, a estréia divide - junto com o BBB8 - a segunda pior marca, em termos de audiência para a emissora, perdendo apenas para o BBB2, que somou 29 pontos no Ibope, em 2002.

Completando a trinca, logo na sequência a emissora exibiu o sexto capítulo da minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", que vem garantindo bons índices para o horário. A exibição de ontem conferiu à trama uma média de 23 pontos de audiência.

Pantanal e Troca de Família
O motivo da estréia do Big Brother não ter registrado um índice maior de audiência provavelmente foram os rios e as planícies pantaneiras. Na noite dessa terça, 13, o SBT colocou no ar o último capítulo da reprise Pantanal, trama exibida em 1990, que colaborou para o reaquecimento da audiência na emissora de Sílvio Santos. No ar entre as 22h30 e 23h20, o final da trama bateu a média de 15 pontos no ibope, com picos de 18, conferindo a vice-liderança da noite ao SBT. A boa audiência fez com que a emissora programasse a reprise do último capítulo para esta quarta-feira, 14, após a novela Revelação.

Mesmo com a estréia de mais uma temporada do seriado "Troca de Família", a Rede Record não conseguiu fazer frente às concorrentes na mesma faixa de horário. O reality show registrou uma média de 15 pontos de audiência no horário. Sua atração antecessora - a novela Chamas da Vida - alcanou a média de 13 pontos no ibope.


Não está sendo difícil perceber que esta semana é uma das mais estratégicas da TV aberta. Faz muito tempo que não me prendo por nada na televisão, mas, nesta terça, saí de casa pensando no que deixaria de assistir (tanto as coisas "boas" quanto as "ruins")!

É, SKY. TV é isso...

Comentários

Postagens mais visitadas