Mit FM entra para a lista das rádios customizadas que deixam de existir do dia para a noite


Há quase três anos perguntei qual o futuro das rádios customizadas. Hoje, com texto mais direto e com menos especulações, a resposta é fácil: nenhum.

Não importa se uma emissora customizada vá bem ou mal de audiência, se ganhe ou deixe de ganhar prêmios, se tenha ou não anunciantes e, principalmente, se tenha gente trabalhando e ouvintes.

Depois da Oi FM, transformada numa Rádio Oficial do Verão que, mesmo antes do verão acabar, já demonstra estar nas últimas (no Rio de Janeiro vai dar lugar à Jovem Pan e em Ribeirão Preto vai ser substituída pela antiga Melody FM - e nas outras praças continua com futuro incerto), agora é a vez da Mit FM ser desmontada.

O blog Cheni no Campo adiantou, no domingo (12), que a Mitsubishi FM deixaria de existir no próximo dia 05. Nesta terça, outros sites, como o Tudo Rádio.com e o Meio & Mensagem publicaram a informação, já confirmada pelo Grupo Bandeirantes.

De acordo com matéria do Meio & Mensagem, a Band alegou que "o patrocinador decidiu antecipar a rescisão do contrato e colocar fim na operação da rádio". Simples assim, como o slogam da outra empresa que nomeava rádio.

A matéria ainda comenta que, no último trimestre, a Mit FM "conseguiu incrementar em 50% a sua audiência média" e que ela havia ficado na sexta posição entre os Veículos Mais Admirados, lista elaborada pelo próprio Meio & Mensagem. Tudo inútil.

Com o fim da Mit FM, o Grupo Bandeirantes vai devolver a frequência para a Rede Mundial, que pode voltar a Scalla instrumental, a Scalla adulta que estava no ar em 2008, Terra FM, a reprise de alguma de suas emissoras AM, o apóstolo Valdemiro Santiago, o David Miranda ou qualquer coisa para tapar buraco. Afinal de contas, tanto faz.

A conclusão que se chega é que os concessionários e/ou locatários de concessões (é, essa situação ilegal que é comum no país inteiro) são os que menos se interessam pelo Rádio.

Comunicação é um mero detalhe nas rádios customizadas e, por que não dizer, nas grandes rádios. A impressão que se tem é de que não existe a menor intenção em desenvolver um projeto de longo prazo, ou a mínima preocupação artística com o canal e, principalmente, de que não existe nenhum respeito aos profissionais de rádio ou ao público que acompanha a programação das emissoras.

Rádio não é só música. Aliás, é justamente tudo o que tem além da música.

Muita gente que conheço diz não ouvir rádio. E os grandes e competentes grupos de comunicação do Brasil contribuem para que cada vez menos gente ouça - ou pelo menos para que cada vez menos gente se entusiasme.

Comentários

  1. É uma pena, era a única rádio que eu ouvia.
    Agora sim eu posso dizer que não escuto mais rádio. Estou aposentando de vez esse aparelhinho.

    ResponderExcluir
  2. Se voltar a Scalla, seria a melhor coisa a acontecer...

    ResponderExcluir
  3. É impressionante o descaso... essa rádio (mit fm) é a melhor rádio q eu já ouvi... é mesmo uma pena q uma rádio com tanta qualidade, seja musical, comercial e ou jornalistica seja extinta... lamentável!

    ResponderExcluir
  4. A MIT FM NÃO PODE PARAR !
    Abaixo Assinanado.org !!!É só clicar no link e assinar:
    www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/9393
    Divulga ai por favooooooooooooor !!!

    ResponderExcluir
  5. Lamento o fim da MIT FM, ultimamente essa era a minha rádio preferida, ela tinha qualidade musical e jornalistica. Simplismente lamentável.

    ResponderExcluir
  6. A MIT era minha rádio preferida, mas infelizmente as forças ocultas que rondam na calada da noite é mais uma demonstração de descaso para com o ouvinte, infelizmente terei que buscar uma rádio completa ou tentar escutar uma rádio completa, pois acho que será dificil alguma rádio cubrir essa lacuna.É lamentavel

    ResponderExcluir
  7. "puxa, uma rádio além de boa,
    uma programação com versões incríveis,
    uma pena, fiquei triste, pois demorei tanto tempo para encontrar uma rádio como essa...

    Volto para minha tribuna soft de apucarana, que também é uma rádio incrível, indico para todos os fãs da mit"
    um abraço, temos que continuar, e copio a frase acima "Rádio não é só música. Aliás, é justamente tudo o que tem além da música!"

    e música como era escrito no vinil, música é cultura! (marcos sousa)

    ResponderExcluir
  8. TAMBÉM ESTOU ME SENTINDO DE LUTO. APERTO NO PEITO MESMO. QUANDO ME RECUPERAR VOU FAZER UMA BALADA "MIT FM", VOU TENTAR TRAZER OS LOCUTORES E TUDO MAIS, VAMOS VER, SEM A MIT, TOTALMENTE, NÃO VAMOS FICAR!!!

    DJ RONIE

    ResponderExcluir
  9. E mais uma vez vou ficar sem rádio para ouvir!

    ResponderExcluir
  10. The best radio station in SP has been pulled from the air because of bureaucratic BS. What a great shame! Come on Brazil get your act together.

    ResponderExcluir
  11. NUNNNNNNNNNNNNCA.... ESSA RADIO SCALLA INSTRUMENTAL NUNCA PODE VOLTAR!!! VAMOS LUTAR CONTRA ISSO GALERA...! ABÇS AOS OUVINTES DA NOSSA QUERIDA E JÁ SAUDOSA, MIT FM.

    ResponderExcluir
  12. Agora só falta acabarem com a Kiss FM e a Sulamérica Trânsito pro mundo acabar de vez...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Grupo Bandeirantes por essa decisão LAMENTÁVEL, oras com o poder que vcs tem, era só arrumar outro patrocinador, tempo vcs tiveram.
    O jeito é incentivar todos os enlutados a boicotar todos os meios de comunicação de vcs.

    ResponderExcluir
  14. Depois da 89 Rock que "sumiu" da mesma maneira a MIT era a melhor disparado das outras ... Meu Deus ainda bem que criaram o pendrive ...

    ResponderExcluir
  15. é muito absurdo mesmo,uma total falta de respeito aos ouvintes;primeiro acabaram com a extinta 89 a radio rock e transformaram nessa me*** que é atualmente e agora acabaram com a mit que eu também curtia muito,lamentavel...
    é esperar pra ver qnt tempo eles levam pra acabar com a kiss;

    ResponderExcluir
  16. Como foi dito acima, não há a mínima preocupação artística com o canal, não há respeito aos profissionais de rádio ou ao público que acompanhava a programação.
    A falta de "lucro" deve ter promovido sua extinção. Os ouvintes deveriam boicotar tudo que envolve o grupo bandeirantes e a marca mitsubish. De minha parte, começo já.

    ResponderExcluir
  17. Que b...a viver sem a Mit FM esta complicado.

    ResponderExcluir
  18. Estou boquiaberto com esta notícia! Entrei no site para ouvir a rádio e fui direcionado ao site do grupo bandeirantes....
    Aí tentei digitar o endereço, vai que tinha digitado errado...e nada!
    Aí procurei no Google e achei estas informações.
    Absurdo! Sabemos que tudo envolve dinheiro. Não precisamos ser hipócritas, mas tem tanta coisa ruim no dial, e quando aparece uma ótima opção acontece isso.
    Simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir
  19. estou junto com essa galera para fortalecer e poder escutar musica de qualidade e com locutores e programadores que saibam realmente cativar e respeito pelos ouvintes

    ResponderExcluir
  20. Realmente estou muito triste com o fim da Mit FM, a melhor rádio de SP...
    Está difícil ouvir algo no carro hoje em dia...
    Espero que voltem logo, pois já faz muita falta.

    ResponderExcluir
  21. I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.

    Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it's rare to see a nice blog like this one these days.
    my webpage - mortgages

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas