Quatro anos e a TV Digital no Brasil vai devagar quase parando

A TV Digital no Brasil está completando, neste mês de dezembro, quatro anos desde a primeira transmissão ocorrida em São Paulo. De lá pra cá parece que muito pouco mudou.

Na última segunda-feira (12) publiquei um levantamento onde mostra que a produção e a transmissão de conteúdo em alta definição pelas emissoras de televisão ainda é pequeno, na média não chega a 50% da programação. O ranking, que considerou as 10 principais emissoras de São Paulo, mostra a Rede Globo em sétimo lugar com a apenas 32% de sua programação em alta definição. A situação do SBT é ainda pior, transmitiu apenas 18% no período analisado.

Já a Rede TV! aparece em primeiro lugar transmitindo mais de 97% do tempo com alta qualidade de som e imagem. Depois vem a MTV Brasil com 83%, a TV Gazeta (SP) com 71%, em quarto está a Band com 68% e com 64% vem a Rede Record em quinto lugar. Daí pra baixo a falta de preocupação com a alta definição se torna gritante. Em sexto lugar aparece a Rede Vida que transmitiu 36%, na oitava posição aparece a TV Cultura com 23%, e só então o SBT que só não perdeu para Record News porque realmente não era possível, uma vez que a emissora de notícias – 4 anos depois da implantação da TV Digital - não transmite absolutamente nada em HD.


Desconsiderando a Record News por motivos óbvios, a emissora que apresenta a situação mais preocupante é o SBT. No comparativo do levantamento atual com o de dois anos trás, mostra que a emissora com sede na Anhanguera estagnou. Enquanto as outras apresentaram crescimento na produção e transmissão, o SBT transmite praticamente a mesma quantidade de horas que transmitia em dezembro de 2009.

A Globo pode até amargar a 7ª posição em transmissão, mas quando o assunto é abrangência de cobertura a emissora da família Marinho é a que mais investe e expande.

Mas não há nenhum motivo para o telespectador comemorar, dos 5.565 municípios brasileiros apenas 480 tem sinal de TV Digital de alguma das 39 emissoras habilitadas para este tipo de transmissão. Ou seja, 8,6% dos municípios.

Das 6.548 emissoras e retransmissoras, só 107 já operam com alta qualidade imagem e de som.

E a indiferença com a HDTV não para por aí, é só ver que quase nenhuma emissora investe em interatividade e mais, que é raro algum anunciante veicular comercias em alta definição.

Comentários

  1. tv digital é uma coisa hd é outra,percebo uma confusão aqui!

    ResponderExcluir
  2. Já vi que em 2016, quando (ou se) houver o tal apagão analógico, vai ser uma correria e ainda não vamos ter uma programação 100% HD.

    Acompanho algumas emissoras pelo LiveStation como a BBC News e a Al Jazeera English e 100% de sua programação é HD ou, ao menos, widescreen.

    Essa "revolução" da TV digital está mostrando ao povo a verdadeira face das emissoras que dominam a informação no país: elas estão pouco se lixando para a qualidade da programação, para os avanços tecnológicos e, acima de tudo, para o respeito com o cliente e espectador, pois mais grave do que não ter HD em determinados estados é algumas retransmissoras locais transmitirem uma programação nacional HD em SD.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas