Litoral FM dá lugar à Deus é Amor


Os ouvintes da Litoral FM (91,9 MHz - Baixada Santista) foram surpreendidos, na última quinta-feira (05), com as pregações do missionário David Miranda, da Igreja Deus é Amor. A surpresa foi maior pelo fato da emissora ter anunciado, recentemente, que levaria sua programação para a Grande São Paulo, com o aumento da potência irradiante e a transferência da torre de transmissão para a Serra do Mar.

Desde o início de março, leitores reclamam de problemas no sinal da Litoral FM nos comentários do post sobre a Scalla FM na Baixada Santista. A Litoral passou a transmitir a partir de São Bernardo do Campo em fevereiro.

Em 21 de março, o leitor Durval Santos informou que recebeu um e-mail assinado por Ricardo Santos, coordenador artístico da rádio, com o seguinte texto:

"Estamos com novos equipamentos transmitindo do alto da Serra (Rancho da Pamonha) e em fase de ajustes para que nosso sinal esteja limpo na Baixada Santista, ABCD e Zona Sul de São Paulo. Lamentamos que nessa etapa de ajustes seu sinal não esteja com boa recepção. Em breve tudo estará OK."

Em 06 de abril, o leitor Marcos, do Bairro do Limão (zona norte de São Paulo), reproduziu o texto de um e-mail que afirmou ter recebido da Litoral FM, também assinado por Ricardo Santos:

"Estamos com torre nova no alto da Serra (Rancho da Pamonha) e em fase de ajustes e aguardando liberação para mais potência...Em breve chegando em São Paulo com som perfeito, sintonia precisa (talvez uma pequena mudança para 91,7) e com musica de qualidade!"

No dia seguinte, tentei contato com a emissora por e-mail para confirmar se ela havia recebido autorização para alterar a frequência e, em caso positivo, se tinha data prevista para a mudança, mas não obtive resposta.

Menos de um mês depois, a resposta veio nos comentários do mesmo post. O sinal está mais forte tanto na Baixada quanto em São Paulo e continua em 91,9 MHz, mas a programação foi trocada pela "Voz da Libertação".

Com o arrendamento da Litoral FM, a Deus é Amor ganha uma frequência FM na Baixada Santista, onde já transmite em AM (590 kHz), e tripla transmissão* em FM na Grande São Paulo, a saber:

- 91,9: concessão de São Vicente, com torre em São Bernardo do Campo e sinal mais forte nas zonas sul e oeste da capital e no Grande ABC;
- 97,3: concessão de Atibaia, com torre em Mairiporã e sinal mais forte nas zonas norte e leste;
- 100,5: concessão de alguma cidade - se é que existe concessão -, torre em local desconhecido e sinal forte em praticamente toda a capital paulista.

Saiba mais no post "Radiocamp destaca redundância da Deus é Amor em SP"

Já a Litoral FM fica restrita à web, agora no www.litoraljazz.com. "Subiu a serra para morrer", como escreveu o radialista Emilio Pechini, do blog Muito Bem!.

LEIA TAMBÉM
Rádio, Eterna Atração #13: O Fim da Litoral FM (muitobem.tv)


*É justo dizer que as três frequências em FM da Deus é Amor na Grande São Paulo têm pregações diferentes da mesma "Voz da Libertação". Também vale lembrar, como o André ressaltou nos comentários, que a igreja mantém outras três frequências em AM na Grande São Paulo (560, 1260 e 1300 kHz).

Comentários

  1. Corrigindo uma informação que foi divulgada no texto: A Igreja Deus é Amor transmite sua programação em AM pela Rádio Paulista (560), Rádio Morada do Sol (1260) e Rádio Universo (1300).

    ResponderExcluir
  2. André, obrigado pelo comentário e pela correção. Não tinha esquecido das retransmissoras da Deus é Amor em AM (onde está, inclusive, a cabeça de rede Universo). Relacionei apenas as emissoras FM porque três emissoras só em FM já é um número absurdo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. MAIS UMA VEZ A HISTÓRIA VOLTA A SE REPETIR! EM 1999 A VIP FM CONSEGUIU CONCESSÃO PARA TRANSMITIR PARA A GRANDE SÃO PAULO E BAIXADA, ADQUIRIU UMA NOVA TORRE INVESTIU EM EQUIPAMENTOS, MUDOU DE FREQUENCIA (DE 102,9 PARA 90,9 ) E POUCO TEMPO DEPOIS DEVIDO A PROBLEMAS FINANCEIROS SE VIU OBRIGADA A ARRENDAR OU VENDER (NÃO SEI AO CERTO) PARA O GRUPO BANDEIRANTES!!! OU SEJA SUBIU A SERRA PARA MORRER! É... PARECE QUE NÃO É DESSA VEZ QUE TEREMOS UMA RADIO DA BAIXADA NA GRANDE SÃO PAULO!

    ResponderExcluir
  4. Para o André: alterei o texto. Mais uma vez, obrigado.

    Anônimo: também lembrei do caso Vip FM com o fim da Litoral.

    ResponderExcluir
  5. Lembro que na época entrou quatro emissora na disputa para conseguir a concessão. A tribuna fm, a guarujá fm a cultura fm e a vip fm. E quem levou a melhor foi a vip. Agora cá entre nós, já faz um bom tempo que a baixada santista não conquista uma emissora fm de grande potencia! Só radios de baixa potencia que só tem chiadeira pega aqui e não pega ali etc.Estamos sem moral e sem bala na agulha!!!

    ResponderExcluir
  6. Radios com alta potencia (acima dos 70kw) só tem em São Paulo. As do litoral não passam dos 30kw. É uma lástima!!!

    ResponderExcluir
  7. EM 1993 (NÃO SEI PRECISAR COM EXATIDÃO) A LITORAL FM FOI ARRENDADA PARA A ANTENA1.FICOU ALGUNS ANOS E DEPOIS VOLTOU A SER LITORAL.VAMOS AGUARDAR!

    ResponderExcluir
  8. Posso estar cometendo um erro gravíssimo, mas a proxima a sucumbir será a SAUDADE FM.
    É uma rádio cuja programação está abaixo da critica. Sua audiência é minima, isso se tiver.

    ResponderExcluir
  9. Só espero que a Scalla também não entre nessa da Litoral.....

    ResponderExcluir
  10. Pena, mesmo o "fim" dessa excelência em radio fm. Meus parabéns, david miranda...

    ResponderExcluir
  11. Ficei triste de não mais achar litoral fm que toca jazz, pregação é otimo, mas prefiro ouvir Miles Davis...

    ResponderExcluir
  12. SACANAGEM...... Sou evangélico, mas tirar a Litoral FM de Santos é sacanagem. Se ainda transmitissem algo de qualidade, até que ia, mas vão transmitir com qualidade de radio pirata, porcaria........

    Fazia tempo que nao ouvia uma estação de radio, pois tenho milhares de musicas e ainda o LIVE 365, hj fui sintonizar e nada. Depois li um post na internet comentando esta mudança.....

    ResponderExcluir
  13. Voltou!!!!!!!!! Hoje está tocando só musicão!!!

    ResponderExcluir
  14. esta no ar agora em 91,7 litoral fm jazz com som e potencia baixa , mais esta mais forte quando transmitia a deus e amor , a muito bloqueio de radio pirata nova unçao fm 91,7 na zona norte e oeste de sp , agora é com as autoridades resolverem esse impasse

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas