Pular para o conteúdo principal

TV Gazeta em contagem regressiva para a estreia da programação em HD

Nesta sexta, 8, a TV Gazeta incluiu a inscrição "HDTV" à sua marca d'água no canal digital de São Paulo, em substituição ao "Digital" anterior. A alteração é parte dos últimos preparativos para a estreia da programação da emissora em alta definição.

Marca d'água da TV Gazeta com a antiga inscrição "Digital" e com a nova "HDTV". O logotipo foi sutilmente alterado.

No sábado passado, foram exibidas as primeiras edições do "Gazeta Shopping" em HD widescreen (16:9), além do programa de auditório "Festa Popular", que estreou na nova tecnologia. Mas foram os únicos: até o "Todo Seu" de Ronnie Von, anunciado várias vezes como o primeiro a ser exibido em HD, continua em SD.


Assinatura do "Gazeta Shopping" em HD e screenshot do "Todo Seu" em SD

A Fundação Cásper Líbero vem investindo na modernização dos equipamentos da TV há um ano. Em julho do ano passado, Flávio Ricco publicou que a Gazeta tinha adquirido "20 câmeras de reportagem Panasonic P2, que não usam fitas, só cartão de memória; 12 câmeras de estúdio Sony, mesas de controle de imagem Sony, 20 estações de edição de alta definição Avid, várias mesas de áudio e microfones digitais" e "um sistema de cenário virtual eletrônico de uma empresa de Israel, Orad". Esperava-se que em setembro do mesmo ano a emissora começasse a produzir em HD, mas os prazos foram adiados várias vezes.

Parece que agora vai! As chamadas do "Gazeta Shopping" e do "Estação Pet", programa de Luisa Mell que estreia no dia 17, já estão em widescreen.



A Gazeta é uma das últimas da TV aberta a entrar na alta definição, mas, se passar a produzir 100% da programação própria em HD, já vai chegar na frente de Globo, Record e SBT.

UPDATE (19/04): O "Todo Seu" passou a ser transmitido em alta definição na noite de ontem, conforme comentado pelo leitor Tony Silva. Veja um screenshot do programa de hoje:

Comentários

  1. Eu acho que dessa vez GAZETA HDTV vai sair do papel. Finalmente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano já fez 1 ano que a Gazeta desligou o canal "Gazeta SD". Agora só o Gazeta HD está no ar.

    ResponderExcluir
  3. Pena esta emissora não ter nenhum canal aberto, acho eu, aqui no litoral paulista.
    Não é lá essas coisas, mas é sempre uma alternativa. Aqui na Praia Grande ela não pega.

    ResponderExcluir
  4. os canais que não pega aqui em santos gazeta,redevida,esporte interativo,rit.

    ResponderExcluir
  5. Ontem dia 18/04/2011 o programa TODO SEU estava em ALTA DEFINIÇÃO- HDTV. Eu gostei ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  6. AKI EM SÃO VICENTE/SP TALVEZ NÃO CHEGUE TÃO CEDO

    ResponderExcluir
  7. Tem sim aqui no litoral, o sinal da TV Gazeta em Santos é pelo canal 32 UHF, o sinal vai de Cubatão até um pedaço do início de São Vicente dai termina o sinal.Será que com sinal hd eles pensam em ampliar a cobertura da TV Gazeta para mais cidades como toda parte de São Vicente e Praia Grande vejo esse canal como uma boa opção para nós da Baixada Santista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…