Vitrolão de flashbacks com dias contados em 91,3 (SP)

Parece que agora foi definido mesmo o futuro da antiga Manchete FM: vai se transformar em Rádio Disney.

Desde novembro do ano passado, o vitrolão automático de flashbacks dos anos 70, 80 e 90 e o fato da razão social ter mudado para "Rádio Itapema FM de São Paulo Ltda" criaram a especulação natural de que a frequência seria destinada à rede adulta da RBS. É verdade que, já naquela época, surgiram boatos de que o espaço poderia ter a versão brasileira da Disney FM - eu é que não quis acreditar!

Mas, na última quinta (08), o blog Cheni no Campo informou que a Walt Disney Company e a empresa brasileira Rádio Holding Ltda compraram a concessão do canal 217 de São Paulo (91,3 MHz). Segundo dados apresentados pelo blog, a Disney ficou com 29% de participação na nova empresa e a Rádio Holding com 71% - por mais que todo mundo saiba que a sociedade e essas porcentagens só apareceram porque a legislação não permite que um grupo estrangeiro seja acionista majoritário de empresas de radiodifusão.

O blog linkou um documento sobre a compra disponível no site do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O link estava quebrado, mas fiz uma pesquisa processual no site da instituição e encontrei o processo nº. 08012.010278/2009-12, que traz a aprovação da operação pelo Plenário do comitê, sem restrições e por unanimidade.

Então é isso: a RBS desistiu de ter rádio em São Paulo. E tudo indica que a programação dos 91,3 MHz será, em breve, da Rádio Disney.

Usei o "tudo indica" porque as especulações não terminaram: o próprio Cheni lembrou que a Disney é dona da marca ESPN e que a hipótese da nova emissora ser uma Rádio ESPN não pode ser completamente descartada. O Portal Imprensa repercutiu o post e o Rodney Brocanelli twittou que, caso esse fosse o interesse da Disney, a razão social poderia ser Rádio ESPN.

A pergunta mais interessante e a mais difícil de ser respondida dessa história toda também foi feita por Rodney Brocanelli, no Rádio Base: por que será a RBS desistiu de São Paulo? Não faço ideia!

E, sobre a nova rádio, continuo com o "parece" e com o "tudo indica". Aliás, a ex-Manchete já está me fazendo lembrar da ex-Brasil 2000, que já quase foi MTV, Playground, ESPN... e acabou não sendo nada. Nem Brasil 2000.

LEIA TAMBÉM
RBS volta a investir em São Paulo, mas não estréia Itapema FM
RBS além do Sul: não é de hoje

Comentários

Postagens mais visitadas