Saiba mais sobre o Curta! O Canal Independente

Editado do Tela Viva:

Um dos canais qualificados pela Ancine para cumprir as cotas de empacotamento dos artigos 4º e 5º do artigo 17 da Lei do SeAC (leia post sobre o assunto aqui) é o Curta!, o Canal Independente, que ainda não existe. Mesmo assim, é provável que ele chegue em breve na maioria das operadoras.

O Curta! é um projeto da distribuidora carioca Synapse, que fornece conteúdo independente para emissoras há 25 anos. Canais como GNT e TV Abril tiveram seus programas de estreia oferecidos pela empresa - um documentário sobre Marilyn Monroe e a série animada “As Aventuras de Tintin”, respectivamente.

O projeto do canal Curta! é visto pelo diretor Julio Worcman como uma evolução natural do Porta Curtas, serviço de vídeo sob demanda gratuito idealizado e operado pela Synapse desde 2002.

Com um modelo de negócio inspirado em canais como o Independent Film Channel e o Sundance Channel, o Curta! já possui um acervo com 622 curtas-metragens premiados e 505 documentários brasileiros independentes, selecionados nas mostras dos principais festivais do país. Com este conteúdo – totalizando em torno de 728 horas de programação – o canal está apto para atender às normas da lei por 31 meses, apostando no crescente volume de novas produções como uma solução para a sustentabilidade do canal em longo prazo.

Além dos filmes, o canal tem projetos de programas de linha feitos por produtoras independentes, como o “Profissão Repórter Cultural” (versão cultural do programa da Rede Globo) e o “Por Trás da Cena” (com reportagens sobre montagens de espetáculos em cartaz e filmes em produção). Para preencher as 12 horas restantes de programação, o Curta! conta também com conteúdos independentes licenciados em outros países: produções de programadoras – como Arté, BBC Open University, Off The Fence e Educational Broadcasting System (EBS Korea) – também são apostas do canal.

Comentários

Postagens mais visitadas