TiViu - A TV que ninguém pegou

A mídia eletrônica tem um dinamismo (ou volatilidade) cada vez maior. Do início desse blog até agora (pouco mais de dois meses), foi possível acompanhar a saída da Scalla do dial paulistano e sua substituição pela Mitsubishi FM, a notícia e a estréia da Oi FM em São Paulo e a volta da Rede 21. Sem contar uma série de acontecimentos que não apareceram aqui por falta de tempo para postar ou por falta de conhecimento/envolvimento meu com os assuntos.

Esse dinamismo ajuda a me deixar com um pé atrás com a TV Geração Digital (TVGD), como falei no post anterior. E quando digo que "projeto de TV que não emplaca tem sido coisa corriqueira" não estou exagerando!

A TVJB, onde trabalhava o idealizador da TVGD, Pedro Paulo Carneiro, chegou para "salvar" a CNT da estagnação. Tinha uma proposta interessante e conteúdo bem produzido, mas não conseguiu ficar nem seis meses no ar. Acabou não se acertando financeiramente com a emissora paranaense e perdendo o espaço para exibição de seus programas.

A TV da Gente foi lançada em 2005, no Dia da Consciência Negra, com sinal gerado de Pacajus/CE e produção de conteúdo em São Paulo, onde era transmitia pelo canal 50 UHF (de propriedade da Band). Em menos de seis meses passou a transmitir em outro canal de baixa potência, dividindo espaço com a Rede Palavra (evangélica) e com 70% dos funcionários demitidos. Em pouco mais de um ano, após anunciar a transferência do centro de produções para a Bahia, encerrou as atividades sem chamar muita atenção. Atualmente uma página no www.tvdagente.com diz que "em alguns dias seu novo portal estará online", mas não sei desde quando a mensagem está no ar.

A própria Rede NGT construiu uma das maiores e mais modernas sedes de televisão do Brasil mas nunca chegou a ter uma grade que justificasse tal investimento. Está no ar, mas não corresponde ao esperado.

Mas a notícia da TVGD me fez lembrar da TiViu.

TiViu era o nome de um canal inovador, que exibiria na TV aberta de São Paulo somente conteúdo feito por "pessoas desconhecidas", nos moldes do FizTV (que não existia na época). Também era um projeto grandioso, "resultado de uma associação entre as empresas Fractal, Climatempo, TVCanal-Internet e Btools, que juntas investiram US$ 2,5 milhões no negócio", conforme reportagem do Meio & Mensagem de 15/01/2007, e com proposta "socialmente correta". Confira alguns trechos de reportagem da Gazeta Mercantil sobre a TiViu, disponível no clipping da ABERT.

(...)
Com aspecto social, no TiViu pessoas desconhecidas terão a oportunidade de se projetarem por meio de seus talentos e depois conseguirem o benefícios de cursos, etc. Equipes da do canal vão sair às ruas para filmar pessoas comuns.
(...)
A grade da TiViu será constituída de programas sobre música, teatro, artes, danças, humor, moda, recados e culinária, entre outros, todos feitos com talentos captados pela equipe do canal em lugares como Largo 13, Avenida Paulista, centro de São Paulo, estações do Metrô e trens e nos próprios estúdios da ClimaTempo.
O formato de produção criado para a TiViu busca as classes B, C, D e E. "Queremos nos tornar uma porta sempre aberta para o crescimento das pessoas por meio de seu próprio talento. Nossa idéia é ambiciosa. O próximo passo é seguir para outras capitais", arremata Magalhães.


A TiViu não chegou nem a estrear. Até pouco tempo estava no ar uma página em www.tiviu.com anunciando "TIVIU. A TV QUE PEGA VOCÊ. EM BREVE NA SUA TV. AGUARDE." (reprodução acima), mas a página também saiu do ar. Na época, a mensagem no site informava a data de estréia em vez de "em breve" - a previsão era para 25/01/2007. Coincidência ou não, o FizTV foi lançado em 2007 na TVA e ninguém falou mais na TiViu. O máximo que consegui encontrar, além das notícias antigas, foram duas comunidades mortas no Orkut (aqui e aqui) e alguns vídeos no Youtube, como esse:


O projeto da TVGD é grandioso, assim como era o da TiViu, com a mesma divulgação "incompatível". No começo de 2007, era possível ver o vídeo institucional da TiViu num site sem ligação com nenhum "campeão de audiência" da Internet e com layout bastante poluído (o www.tvcanalinternet.com, hoje fora do ar). A TVGD apostou, por enquanto, num blog para o pré-lançamento do canal - e acho muito difícil um blog criar o "frisson" esperado.

A incerteza do canal para transmissão é outro ponto em comum: a TiViu ficou sem anunciar o canal até o dia em que [não] estreou. Quanto à TVGD, o Propmark disse que teria sinal aberto nas parabólicas e Rodrigo Santos disse no JB que seria um canal fechado.

Tudo isso torna a comparação com a TiViu inevitável, por mais que um projeto não tenha nada a ver com o outro - ou que os dois tenham em comum somente a preocupação social. Enquanto isso, os programas ressuscitados da TVJB lembram... os programas ressuscitados da TVJB. A TVGD precisa de outras referências!

SAIBA MAIS
http://www.abert.org.br/n_clipping_2.cfm?noticia=101767
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/index.jsp?Canal_TiViu_aposta_nos_anonimos
http://midiablog.wordpress.com/2007/01/17/nasce-tiviu-a-tv-feita-por-populares/
http://www.youtube.com/results?search_query=tiviu&search_type=&aq=f

Comentários

  1. Muito boa a materia. Infelizmente pôr uma tv no ar não é das tarefas mais fáceis. Acredito que a TVGD não decole, não senti muita firmeza no discurso. Muito bom o blog, continue assim!!

    ResponderExcluir
  2. cara Tiviu foi o program de televisão mais inteligente DO MUNDO, muito melhor que alguns de grandes empresas como globo, record e SBT
    era gente de verdade mostrando o que sabia...

    fico triste, quando penso que esses videos BRILHANTES da tiviu agora estão num canto esquecido e empuerados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas