TV Brasil ainda quer jogos não exibidos nas emissoras comerciais

A Medida Provisória que criava a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), gestora da TV pública federal, foi aprovada no começo do mês passado e, no texto final, foi vetado o artigo que disponibilizaria para a EBC o sinal de jogos com participação do Brasil não exibidos pelas TVs abertas comerciais que tivessem o direito de exibição. O pedido de exclusão partiu da Abert.

Hoje o Tela Viva publicou que a TV Brasil ainda quer os direitos esportivos das TVs. A seguir alguns trechos da matéria:

A proposta para que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tenha acesso aos jogos não veiculados pelas TVs comerciais, independentemente da existência ou não de contratos de exclusividade, continua rondando a diretoria da estatal. Em palestra realizada na última segunda-feira, 5, na Universidade de Brasília (UnB), a presidente da EBC, Tereza Cruvinel, deixou claro que a idéia ainda está viva e que investirá politicamente na recuperação do direito. "Nós temos interesse em retomar esse projeto, essa discussão", declarou a jornalista. "A gente acha que isso democratiza e derruba um pouco o monopólio nessa transmissão (de jogos)", complementou.

A idéia apareceu inicialmente durante a tramitação da medida provisória (MP) que criou a EBC e a TV Brasil, quando o relator Walter Pinheiro (PT/BA) aceitou emenda ao texto com a proposta de cessão gratuita e obrigatória à emissora pública de jogos onde o Brasil estivesse representado e que não fossem veiculados pelas detentoras dos direitos de transmissão. Um acordo político fez com que a emenda fosse vetada pelo Presidente da República.

Alternativa
Uma das saídas é criar um projeto de lei que resgate a proposta original incluída no texto da MP. A questão é importante para a EBC em boa parte por conta da audiência que estes jogos geram na TV aberta e, também, porque a estatal não tem recursos para concorrer com as emissoras comerciais na disputa pelos direitos de transmissão. Enquanto a iniciativa não se materializa, a TV pública pretende fortalecer outros conteúdos também associados ao esporte. A proposta é investir na transmissão de eventos esportivos alternativos e reavivar as transmissões de jogos de ligas estudantis e universitárias, que já foram veiculadas no passado pelas próprias emissoras comerciais.

A proposta não parece absurda pra mim. Por que não uma TV pública não poder veicular eventos esportivos com representação brasileira que outras emissoras tenham comprado e decidido não exibir porque atrapalhavam o horário da novela?

Hoje em dia isso é a coisa mais normal do mundo... e quem quiser ver algo que atrapalhe a programação da Globo (independente se é um jogo de futebol ou uma notícia importante com cobertura ao vivo - e que não seja o caso Isabella) que pague e veja em algum canal Globosat.

Infelizmente tudo que envolve a TV Brasil é visto com uma má vontade impressionante pela maioria dos jornais e revistas (felizmente não é o caso da Tela Viva)!

SAIBA MAIS
http://www.telaviva.com.br/News.asp?ID=88261
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=480IPB005

Comentários

Postagens mais visitadas