Revista Manchete nas bancas

Chegou nesta semana às bancas da Grande São Paulo, Grande Rio e mais 60 praças a Revista Manchete nº 2539, que fala sobre o aniversário de 48 anos da inauguração de Brasília e destaca texto do jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho, que escreveu para a revista por 40 anos.
A distribuição fica por conta da Dinap (Distribuidora Nacional de Publicações), do Grupo Abril, que anuncia em seu site a edição como homenagem que mostra "a capital que o Brasil ainda não conhece".
A publicação tem aparecido nas bancas pelo menos uma vez por ano com a tradicional edição de carnaval, seguindo sua numeração original. Edições como a deste mês são esporádicas e aparecem sem alarde.
Interessante é a exploração de tema "típico" da Manchete dos tempos da Bloch Editores. Adolpho Bloch era um dos maiores amigos do ex-presidente Juscelino Kubitshek e costumava dizer que a revista Manchete tinha crescido com Brasília, devido ao retorno obtido graças à privilegiada cobertura sobre a construção e inauguração da atual capital.
Manchete deixou de ser semanal em agosto de 2000, com a falência da Bloch Editores. Em dezembro de 2002 o ex-diretor geral da Editora Globo, Marcos Dvoskin, arrematou o acervo e 18 marcas da Bloch Editores, incluindo as revistas Pais & Filhos e Ele Ela, que voltaram a circular através da nova Editora Manchete.
A primeira edição de carnaval, de 2004, tinha prefácio do próprio Dvoskin, que se referia à Adolpho Bloch como "grande brasileiro". Na ocasião, Dvoskin lançava para a imprensa as revistas como uma continuação do trabalho de Adolpho Bloch e dizia que Manchete voltaria a ser semanal.
Sobre a continuação, parece que vem cumprindo o "prometido": em 2006 a revista já teve edição especial sobre JK (foto abaixo, à direita, em montagem com duas famosas edições semelhantes da Bloch Editores) e o prefácio desta edição, também escrito por Dvoskin, ressalta a importância da Revista Manchete nos primeiros anos de Brasília e reforça sua constante homenagem ao criador da publicação. Resta saber quando a revista vai voltar a ser semanal, se é que ainda existe a idéia!


SAIBA MAIS
http://www.coletiva.net/perfilDetalhe.php?idPerfil=60
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=472&sid=224

Comentários

Postagens mais visitadas