"A TV aberta é feita para tornar quem é ignorante mais ignorante"

Nessa semana, em meio (ainda) ao caso Isabella, travestis e ao "maravilhoso" crescimento da Record, encontrei um artigo muito bom no Blue Bus que tem um outro olhar sobre alguns costumes da televisão aberta tidos como normais nessa busca constante por retorno imediato, num texto bem claro e conciso. Vale a pena ler!
"A televisão aberta no Brasil, como em boa parte do mundo, é um lixo. Episódios como o do William Bonner falando do Homer provam que isso não é especulaçao, a TV aberta é feita para tornar quem é ignorante mais ignorante e o limite do fundo do poço vai sendo explorado mais a cada dia. Prova disso são os episódios já mencionados do caso da menina (não aguento nem usar o mesmo termo das emissoras) que tomava metade do tempo do Jornal Nacional e mais ainda do de outras emissoras, e o caso do Ronaldo. Mais ainda, a novela 'engajada' fazendo campanha pela múltipla paternidade e mostrando uma favela no Rio ('comunidade', desculpe, mudou de nome) onde as pessoas moram em sobrados de
200 m² com acabamento de primeira.
Novamente malho a Globo porque como líder seria de se esperar dela algo melhor. Da Record, por exemplo, ninguém espera nada mais que uma novela sobre mutantes tupiniquins com efeitos de 5ª e programas na linha do antigo Alborghetti, onde o apresentador sugere que a soluçao pra tudo é 'matar esses caras' ou 'jogar uma bomba no congresso', à la conversa de elevador.
A verdade é que é muito triste a situação da TV aberta. E com o surgimento de novas formas de obter programaçao via internet a tendência é piorar, e muito." Henrique Macedo
Henrique Macedo não trabalha em televisão mas, como ele mesmo disse, é um "crítico 'ranzinza' da programação porca que as TVs abertas têm feito" e considera que "o tipo de programa que elas produzem hoje é o equivalente televisivo de furar fila e roubar no troco - é pragmático e dá resultado imediato, mas anti-ético e em muitos casos até ilegal, e gera transgressões maiores depois que todo mundo 'acostuma'".
Henrique, agradeço por ter deixado colocar o seu texto na íntegra aqui no MidiaClipping. Sinta-se à vontade pra enviar qualquer outra análise ou informação que queira compartilhar. Esse espaço está aberto pra textos esclarecedores e bem escritos como o seu!
E concordo com você: o interessante é continuar criticando e não deixar que nada passe batido.

Comentários

Postagens mais visitadas