Laser FM é a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil

Não é implicância, é percepção seletiva. Desde quando ouvi a Laser FM de Mogi das Cruzes pedindo para os ouvintes não discriminarem "o pobre, o fraco, o feio e o idiota" comecei a prestar mais atenção na rádio e a lembrar mais dela. E comecei a prestar mais atenção nas notícias sobre ela.

Hoje li no Tudo Rádio.com que as duas rádios do grupo ganharam novos sites. Entrei, e acabei numa página de anúncios, onde dois deles informavam não só a liderança da Laser, mas também que ela é "a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil". Isso não quer dizer que ela seja a 5ª mais ouvida, mas significa que seu índice de audiência na região deve ser bem alto!

Veja os dois anúncios:

MidiaClipping
MidiaClipping
Mas parece que a coisa não é bem assim. Ainda no Tudo Rádio.com, achei um texto sobre a pesquisa de audiência em Campinas, de fevereiro desse ano, e vi que nem todas as emissoras com concessão de Campinas assinaram a pesquisa do IBOPE e que nenhuma emissora com concessão de outra cidade assinou - em Campinas, assim como em São Paulo, tem muita rádio com concessão de outra cidade direcionando sua programação para a cidade mais populosa. Além disso, os dados apontam para a liderança da Educadora FM, do Grupo Bandeirantes, e, segundo o site, as "audiências são computadas, porém não reveladas". Ou seja, cada um fala o que quer!

Mesmo assim, tanto a Laser quanto a Cidade são fortes na Grande Campinas, e isso ninguém discute. Fica a dúvida do que eles pretendem fazer com os 88.5 MHz de Mogi que, por enquanto, é uma "Paulista 2".

LEIA TAMBÉM
Laser FM pede para ouvinte não discriminar os idiotas

Comentários

  1. P.S.: Como é ruim o jingle da Rádio Cidade!

    http://www.radiocidade.fm.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem observado que ser a quinta com maior índice nao quer dizer que seja a quinta mais ouvida. Se fosse a quinta mais ouvida o título diria exatamente isso. Quando nao diz é porque está passando uma informaçao CORRETA mas dando a impressao de passar outra informaçao.

    Por que destacar o CORRETA?

    1 - O Tudo Rádio nao é uma fonte muito confiável. Nada contra o Daniel Stark e a equipe do site (tem gente muito boa lá, como a Fernanda Lima), mas eles tem uma sede por hard news tao grande que faz com que as notícias sejam checadas depois de publicadas. Isso quando sao checadas!

    Hoje até sao checadas, mas é comum vc ler que a Xiboquinha do Sul FM contratou o locutor da madrugada da Difusora Paugrandense AM. Mas nisso nao culpo eles, rádio nao tem hard news como TV e nem rende fofoca. O Bastidores do Rádio segue essa linha um pouco mais fofoqueira (no bom sentido) e é comum vc ler uma notícia e perguntar... E daí?

    Mas é sempre bom pensar duas vezes antes de confiar cegamente nas fontes.

    2 - As peças que vc postou tem asteriscos. E os asteriscos levam a letras miúdas, que explicam de onde surgiu esse dado. Isso nao pode ser ignorado.

    No mais, parabens pelo blog. Os textos sao bem escritos e as noticias geralmente sao relevantes mesmo. E cuidado com o hard news! :)

    ResponderExcluir
  3. Não confio "cegamente" nas fontes. Tanto que, quando é possível, coloco informações de mais de uma fonte sobre a mesma notícia. Já reparei em notícias não confirmadas no Tudo Rádio.com - na semana passada, por exemplo, li que o pastor Silas Malafaia tinha arrendado a BandNews FM de Curitiba, quando o que aconteceu, na verdade, foi um vazamento do áudio da TV Bandeirantes na frequência da rádio - mas não acho que isso desqualifique o site. Faz parte dessa abordagem focada em hard news, que você mesmo falou. E até os grandes jornais erram, pelo mesmo motivo!

    Sobre o asterisco, concordo com você e reconheço que deveria ter mencionado no post. Na figura original, disponível no site da Laser FM, não consegui ver o que tem nessas letras miúdas dos dois anúncios, e não encontrei eles em nenhum outro lugar. Se alguém souber e puder passar, agredeceria. Ficou faltando isso, mesmo!

    Mas, mesmo assim, não desmenti completamente os dados da rádio. Só disse o que vi, que no Tudo Rádio.com havia um "texto sobre a pesquisa de audiência em Campinas" realizada em fevereiro, apontando a Educadora como líder. E escrevi que "SEGUNDO O SITE, as 'audiências são computadas, porém não reveladas'". E, nesse contexto - contando que o texto da matéria é verdadeiro -, continuo achando que cada um fala o que quer!

    E é isso! Obrigado pelo comentário, e por ler o blog. Sobre o hard news, não é a intenção, mesmo! Só escrevo o que penso sobre assuntos que gosto! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas