Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi a deixa para repetir algumas histórias que chegaram até agora:

"Certamente, haverá quem ache curioso o slogan... eu explico: na época, resolveram fazer um trocadilho bem questionável, fazendo alusão ao fato de que a rádio tocava bastante "Charm", ou seja, havia uma orientação artística na emissora para que fosse tocado somente o lado mais light possível, sendo que nisso entrava, por exemplo, muito R&B.

Pelo que sei, talvez o único locutor dela que ainda esteja em atividade numa grande rádio da capital paulistana seja o Edi Barbosa (atualmente na Tupi FM) que, posso estar enganado, mas ainda fez parte do projeto Black, do contrário, saiu pouco antes disso."


Edmauro Novais - 27/01/10

"como lembro da lider fm ... nos domingos a tarde, colocava as caixas do meu 3 em 1 na varanda de casa, curtindo sandra de sá, roupa nova, leandro e leonardo , wilson e soraia, dalvan... nossa quanto tempo velho...e jogando taco na rua... tempo que nao volta mais... isso pelos idos de 1991 lembro até de uma vinheta de natal que foi gravada, ja procurei em audio mais sem sucesso que vários cantores participaram cantando um trechinho (...)"

Marco - 27/02/10

"a lider fm faleceu no final de 1999. estava muito "tristinha" em seus últimos momentos. aqueles que a viram nascer lá em guarulhos, no ano de 1990, e que aprenderam a amá-la nessa curta trajetória pelo "dial", infelizmente, nada puderam fazer para salvá-la. foi triste demais! a líder fm vai ficar na saudade e estará sempre no coração de quem viveu o dia-a-dia, um tanto bagunçado nos bastidores, mas sempre alegre e cheio de vida, dessa simpática ex-emissora de são paulo. pois, como diria o roqueiro lobão: "é melhor viver 10 anos a mil, do que mil anos a 10". assim foi a líder fm. sempre muito intensa...cheia de vida, cheia de charme, cheia de alegria! faziam parte da equipe de locutores de 1999: edi barbosa, paulinho paradise, eu renato boni carlinhos oxidance menzinho, ademir budoia, laerte vieira, nádia oliveira e eliana rocca. na programação nilton lobo e na coordenação paulo sergio souza. peço milhares de perdões se me esqueci de alguém".

Renato Boni - 07/03/10

"A Lider Fm fazia muito sucesso, curtia a Lider Fm pela parabólica e gostava do programa da Nádia Oliviera que começava às 22 horas, não lembro mais o onome do programa, só sei que era um programa romântico. Aliás, por onde anda Nádia Oliveira, se alguém souber em que rádio ela trabalha, por favor, digam-me, pois ela tem uma voz maravilhosa e, certamente, irei buscar a radio em que ela trabalha na internet para matar saudade daquela voz maravilhosa".

Pedro Machado (Itacajá - TO) - 01/05/10


Edmauro encontrou o CD "Líder FM - Cheia de Charme" no blog Sucata Charme Black. Encontrei outra imagem em melhor definição no Submarino:


Encontrei, também, uma terceira coletânea da época, a "Líder FM - Cheia de Charme Volume 2". A imagem da capa está bem ruim, mas vale o registro.


E vale continuar enriquecendo esse "mini-acervo" da Líder FM.

A história do rádio - pelo menos do rádio brasileiro - quase não é preservada, por mais que ele sempre tenha tido presença marcante no cotidiano das pessoas. Por sorte, tem gente na Internet como o Marcelo Abud, do Peças Raras, o Marcelo Delfino, do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, ou o pessoal do Rádio Base, que levam o rádio a sério e que compensam essa escassez de material e informação.

Os comentários que repeti aqui mostram que eles não são os únicos.

LEIA TAMBÉM
Líder FM "Cheia de Charme". Alguém lembra?

Comentários

  1. Os comentários que achei mais interessantes foram os do Marco, que lembrou do fato da Líder ter sido importante na divulgação da música sertaneja no início da década de 90, logo após as experimentações e tentativas de modernizar ou tornar comercial esse tipo de música terem sido iniciadas no final da década de 80, quando passaram a incluir instrumentos elétricos como guitarras e etc. Época em que a emissora operava em 104,1 e depois é que passou pra 92,1, assumindo o espaço da 92 FM, rádio sertaneja de Mogi das Cruzes.

    O Renato por sua vez, relembrou o pessoal que trabalhou lá. Certamente que ouviu a rádio naquela época lembra de pelo menos mais da metade dos nomes que ele citou, devido o fato da Líder ser uma rádio semelhante a outra rádio também da Grande São Paulo, a Transcontinental.
    A semelhança a que me refiro é o fato dessas emissoras terem por hábito evitar a mudança de locutores, ou seja, a menos que tivesse realmente de demitir alguém, não havia muitas mudanças no quadro e nos horários. Coisa que só acontece nas rádios da Avenida Paulista se o locutor estiver apresentando algum programa especial da emissora que trouxer grande audiência e de fato depender de alguma característica pessoal do profissional.

    Do contrário, tudo é flexível e isso é ainda mais intenso nas rádios Pop, devido haver distanciamento ainda maior do locutor em relação ao ouvinte, através de uma postura mais fria, diriamos assim. Enquanto numa rádio popular, uma ouvinte é atendida com um sorridente: "Oi querida, que bom ter você aqui com a gente, qual música você quer ouvir?; numa rádio Pop, o atendimento pode se resumir a um não apático, mas também sem tamanha simpatia: "Fala aí, você manda que som?".

    Pra encerrar, o Pedro Machado lembrou bem o fato da emissora ser via satélite e me lembro que slogan nessa época era: "Ninguém é líder por acaso". A Líder sempre transmitiu com ótimo sinal para a região mais populosa de São Paulo, ou seja, a Zona Leste, região essa que faz com que a Transcontinental (muitas das vezes sem ter o mesmo poder financeiro de rádios de grandes grupos de comunicação como Rede Mundial - antiga CBS e não sei se já mudou de novo de nome - ou Bandeirantes, grupos esses que tem sempre suas rádios Tupi e Nativa, respectivamente, dominando o IBOPE) consiga ótimo posicionamento, mas nem por isso saem tantas matérias sobre essa emissora de Mogi das Cruzes na imprensa de modo geral, inclusive aqui na internet, como as tantas que costumamos ver falando das rádios da Avenida Paulista.

    Alguns profissionais do meio justificam o problema como sendo falta de assessoria de imprensa, ou seja, a rádio não se comunica bem com a imprensa se comparada com as demais. Há quem diga que parece haver "panela" e que exista alguma espécie de preconceito, fundamentado em parte pelo fato da emissora ter essa vantagem do sinal privilegiado na região mais populosa da cidade, lhe conferindo bom posicionamento constante no IBOPE, estando na frente inclusive, há muito tempo, da Band FM, uma rádio com estrutura e investimentos sempre superiores devido estar sob o guarda-chuvas de um enorme grupo de comunicações.

    Brigas das emissoras à parte, o problema para quem gosta de rádio é que, diante de problemas como o da Transcontinental, é inevitável nos questionarmos se, caso um dia a mesma deixar de existir, será que teremos farto material dela ou será como a Líder que, em sua época, também não era das mais badaladas na imprensa paulistana?


    Edmauro Novais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 92 FM dê Mogi das Cruzes que foi líder de audiência em São Paulo foi sacrificada para acolher a Líder FM, que também acabou.Hoje é a Play FM, em parceira com a Band.

      Excluir
  2. Conheça a Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará um grupo que luta por uma programação de qualidade e pela valorização do ouvinte.
    Mantemos um blog radiouvintes.blogspot.com e nosso site www.aouvir.com.br
    Vejam e divulguem
    PROFESSOR DJACYR DE SOUZA - VICE - PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  3. Bom galera eu lembro um pouco da lider como rede, pois tinha varias emissoras e uma delas aqui em ribeirão preto onde eu habito, lembro que a principio ela tinha uma programação mais popular e mpb, nessa epoca eu não curtia muito não, mas em seguida houve uma alteração na programação que me agradou e a rede passou a transmitir uma programação mais jovem com pop dance e rock, pouco depois a emissora de ribeirão passou a transmitir mais programação local com mais pop e dance ainda, até ser vendida pra universal...
    Na época em que a programação era local aqui, me lembro que viajei a são paulo e ouvi ela com esse slogan, cheia de charme, me encantou um pouco por ser diferente de td aquilo que a rede apresentara...
    Hoje ainda é possivel encontrar uma emissora com a programação jovem e atá alguns programas da antiga lider em são josé do rio preto...
    http://www.liderfm.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Emissora não foi vendida e sim arrendada para igreja universal.

      Excluir
    2. ela foi arrendada para igreja universal e muito tempo depois voltou a pertencer a familia sanzone, que instalou duas emissoras uma em rio preto e outra em uberladia essa de uberlandia com a programação ecletica mais não lembra nada a antiga lider.. essa lider de hj e muito ruim..

      Excluir
  4. A Lider de Ribeirão não foi vendida para a Igreja.Ela foi arrendada.
    A rádio foi um sucesso no 104,1 e 92,1,inclusive ela não tinha medo de inovar.A única coisa que a rádio tinha de ruim erma os donos,que inclusive eles são proprietarios de algumas emissoras no interio de São Paulo e Uberlandia.ESta ultima esta entregue as moscas.
    Um pena.
    abs,

    ResponderExcluir
  5. Ah! Saudades, eu e o Paulinho Paradise iamos em todos os shows. Eu era apaixonadinha por ele...rs
    Hoje ele está em Paulinia, já tinha filhos e hoje é casado.
    Sinto muita falta de frequentar os estudios da rádio de domingo a tarde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lider fm pode volta.
    givanildo.1982@gmail.com


    o que aconteceu com sua filiada da lider

    ResponderExcluir
  7. lembro dos locutores da líder , fernando gasparetto, sergio bocca, renato bonere a patricia liberato que hoje esta na transcontinental Amilton suzano

    ResponderExcluir
  8. Eu conheci a LIDER FM com a ida do Fernando Gasparetto e principalmente do Sergio Bocca, este ultimo das 22.00 até 02.00 da manhã com tradução a 1/2 noite. Eu já o seguia desde a globo fm.

    ResponderExcluir
  9. Olá amantes do rádio e em especial da Líder FM. Eu acompanhei a Líder FM desde quando ela ainda em Guarulhos se chamava "Universitária FM". Após a mudança para "Lider" continuei acompanhando a programação (sempre excelente - uma espécie de AM com som stéreo) e a proximidade que os locutores tinham com os ouvintes (como citado em comentários acima).
    Sendo assim, quando ela deixou o dial 104,1 para ocupar o canal 221 nos 92,1 Mhz, alí estava eu, com o ouvido colado no rádio, um pouco triste pelo "fim, digamos assim" da Metropolitana/92 FM porém com aquela expectativa de adolescente apaixonado pelo rádio.
    Na época em que grandes nomes da música e grandes comunicadores anônimos que até então surgiam, chegamos a ter aquela que foi considerada a maior rede de rádios do país com mais de 100 emissoras espalhadas e ainda sinal pelo satélite. Infelizmente em 99 essa rede chegava ao fim, porém deixando na memória daqueles que assim como eu jamais se esqueceram dos slogans "Lider, Cheia de Charme" e "A Líder faz sucesso" e o mais clássico de todos "Se perguntarem que rádio você ouve, responda só a verdade: Lider FM". Tenho alguns CDS da rádio, vou escanear a capa e posto para matarem saudades.

    Quem quiser pode participar da minha comunidade do Orkut sobre a Lider FM.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=25693395


    Forte abraço à todos amantes das boas rádios que já tivemos
    Marcelo R.
    Radialista - Setor Locução

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Interior do Piauí, nos meados de 90 uma emissora afiliou-se a Líder FM de S/P, lembro muito do "Manhã Líder de Sucessos" do Gasparetto. Ele fazia a abertura com uma mensagem com quase 20 minutos de duração - emocionante. Tinha também a Sonia Abrão na radio Lider FM com o programa "Fatos e boatos".
    A emissora que se afiliou por aqui foi a FM Cidade da cidade de Piripiri (97,9). Nesta época, uma outra rádio local de grande abrangência nestas bandas do Piauí, fez uma vinheta de provocação com a afiliada da Líder: "NÃO PRECISA SER LÍDER, PARA SER MAIS OUVIDA". A emissora trata-se da FM Imperial da cidade de Pedro II (95,5).

    ResponderExcluir
  11. Eu DANIEL REIS,acompanhei a pogramação da LIDER FM 92.1,por mais de 5 anos;foi ouvinte de todos os dias atraveves da parabolica .Tinha adsivo da lider; eu tinha guardado com orgulho ate a pouco tempo atras;verdade ela sumiu quase no final do ano de 1999.Foi muito triste pra mim,porque eu ouvia todas as noite de sabados o pograma love time,um pograma muito bom muito exelente,sem contar com a pogrmação dos sabados a noite pogramas dence com presença marcantes de djs e seu melhores suscesso.So resta reelembrar daquela epoca,epoca quando eu era casado de novo e curtia o love time,saudades que me daquela epoca...¨SAUDADES DA LIDER FM 92.1...Agora eu me apego a ouvir a MIX FM pela parabolica digital,pra matar a saudades da LIDER...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amava esse programa Love Time...Se tiver algo a respeito, gravação, vinheta, me envie. P favor... gamatech.automacao@gmail.com

      Excluir
  12. Olá pessoal, bom, pelo que sei (se estiver errado, por favor me perdoem), a locutora Nádia Oliveira faleceu há alguns anos. Porém, não encontrei nenhum registro sobre tal acontecimento. O locutor Ricci (acho que é assim que se escreve), escutei estes dias na Kiss FM. A Eliana Rocca, falei poucas vezes pelo Facebook, já que ela é da minha região (Poá/SP). Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. gostei do comentário anonimo de 13 de novembro pois eu curtia a mesma coisa lá pelo ano de 1993/1994 foi uma época muito boa ouvir Sergio boca, Fernando gaspareto,fatos e boatos Sonia Abrão,roberto ramos nas tardes de sucesso lembro-me do clube de amigos do roberto ramos eu e um amigo escrevemos kkk e até hoje não recebemos resposta nenhuma.mas era muito legal líder FM era líder mesmo aqui no mato grosso do sul pegava pela radio clube de Dourados-ms pena que acabou ficou para sempre na minha lembrança.

    ResponderExcluir
  14. Eu sinto muita saudade da lider ouvia muito a radio. Conheci a lider atraves da sua filiada aqui em rio branco acre a radio gazeta daqui de rio branco era afiliada da lider fm. Me lembro bem no bairro q eu morava guando a radio gazeta colocava o sinal da lider as dez da manha ate as duas da tarde..todas as casas do bairro o som tocava o som da lider, a lider fm fez parte da minha infacia..pelo que eu sei a sede da lider era em sao jose do rio preto a lider fm da capital sao paulo era uma sede irma..no satelite tanto ia a programacao de sao paulo e tambem a de sao jose do rio preto....saudades da lider sempre sera a melhor emissora de radio do brasil coisa que a band fm e a transamerica e a jovem pam e a transcontinental nao conseguiram ser..e nunca vao ser..

    ResponderExcluir
  15. Gostava muito de ouvir a Lider. Lembro-me de algumas vinhetas
    marcantes : As musicas do passado estão de volta ao som do Oxydance Lider FM, Rede Lider via satelite , Toque de classe,
    A Radio que toca os sucessos de todo o mundo .Lembro-me do locutor Ademir Budoia e de uma locutora chamada Claudia a qual tive o prazer de falar pedindo uma musica .Boas lembranças.Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  16. Eu quando 14 anos ouvia muito na cidade de Corumbá na retransmissão da radio líder FM b d +

    ResponderExcluir
  17. Por favor ,alguem que tenha algo gravado da inesquecivel LIDER FM, poste no you tube ou em algum outro site . Recordar e viver.

    ResponderExcluir
  18. Aqui na cidade de cajazeiras na paraiba tinha uma radio lider fm na cidade vizinha ,cidade de Sousa sertao da paraiba a qual retrasmitia das 08 da manhã até as 11 horas da manhã e a tarde das 14 horas até as 16 horas , voltando a retransmitir a radio a partir das 20 horas até meia noite quando saía fora do ar me dava uma raiva desta radio quando tirava a plogamacao da líder fm de sao paulo para colocar plogamas de forró e plogamas de jornalismo eu ficava muito chateado ai felizmente comprei uma antena parabólica onde curtia a líder fm sem interrupção mas que pena aproveite o pouco tempo pois a radio infelismente se foi ficando mudo para sempre na parabolica .a radio pegava no canal do sbt meu deus quanta saudades deste locultores que nunca mais ouvimos plogamacao de muita qualidades resumindo saudades e mais saudades

    ResponderExcluir
  19. Era muito bom ouvir a Lide FM, retransmitida aqui em Penápolis.

    ResponderExcluir
  20. Líder FM como esquecer desta rádio que tanto marcou minha infância/adolescência nos anos 90?! Morava numa cidade do interior da Paraíba que retransmitia a programação da Líder FM. Ainda lembro a vinheta do "Fatos e Boatos com Sonia Abrahão, Fatos e Boatos na Líder FM" onde a gente ficava sabendo das fofocas dos famosos em um mundo em que não havia internet pra se informar com rapidez e facilidade. Ou quando a música mais tocada na programação era "Mel da Sua Boca" do grupo Copacabana Beat. A última fase que lembro da rádio (quando já escutava pela parabólica) foi em meados de 1997 quando ela tentou mudar o estilo, ficando mais pop/rock internacional como a Jovem Pan (me recordo perfeitamente de tocar Thalia em versão remix).. Ah, máquina do tempo.

    ResponderExcluir
  21. Alguem tem vinhetas da epoca que era SAT e tinha o slogan " A lider faz sucesso".?

    ResponderExcluir
  22. A lider Fm tinha uma afiliada em Astorga, PR, era uma programaçao muito boa, me lembro do Love Times , que era apresentado pelo Sérgio Bocca. Esse locutor é muito copiado hj por diversos locutores aqui da regiao.

    ResponderExcluir
  23. Eu não posso acreditar nisso. Um grande testemunho que devo compartilhar com todos os pacientes com VÍRUS HERPES SIMPLEX no mundo. Eu nunca acreditei que pudesse haver uma cura completa para o Herpes ou qualquer cura para o herpes, vi testemunhos de pessoas em blogs de como Dr Wealthy prepara fitoterápicos que curam e os trouxe de volta à vida. Tive que experimentar também e não dá para acreditar que em poucas semanas comecei a usar todas as minhas dores pararam aos poucos e tive que sair sem os comprimidos que o médico me deu. Neste momento posso dizer que há poucos meses não tenho tido nenhuma dor, demora no tratamento leva à morte. Aqui está seu e-mail: (wealthylovespell@gmail.com) Whatsapp ele com +2348105150446 visite o blog http://wealthyspellhome.over-blog.com

    ResponderExcluir
  24. Alguém lembra do Ronaldo Batista loucutor e apresentador da rádio líder fm, qualquer notícia me mande no Facebook

    ResponderExcluir
  25. amava muito o programa "computa-som" gerado aos sábados das 22hs às 00:00.muita dance music, inclusive até gravei numa fita k7 de um dos programas de 1997...
    #ALIDERFAZSUCESSOS

    ResponderExcluir
  26. Possuo somente alguns áudios no Love Times e chamadas de rede, quem quiser envio

    ResponderExcluir
  27. Rinaldo Guimarães
    Sobre locutores ainda em atividade da extinta rádio Líder, temos a Heloise Mattos que ainda atual na rádio Transcontinental FM. Se não me falha a memória, a Patrícia Liberato também integrou o time de locutores da rádio. Eu comecei a ouvir a Lider ainda no início dos anos 90. A rádio chegou a concorrer no segmento samba e pagode com a Band FM. A Band tinha o programa Band Brasil sob o comando da extraordinária Glaydes Xavier, já a Lider tinha o programa Sambalance.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas