Editora Globo apresenta novo logotipo
Na última quinta-feira (27), a Editora Globo apresentou seu novo logotipo ao mercado. Em evento realizado pelos controladores do jornal Meio&Mensagem, o diretor de Mercado Anunciante da editora, Gilberto Corazza, explicou que a ideia da nova identidade visual "é trazer 'movimento' para a marca, além de ressaltar questões ligadas à sustentabilidade".
Compare o logotipo antigo e o novo:
Clique para ampliar em uma nova aba ou janela
Como tenho consciência de que não sou nenhum especialista em design, pergunto: alguém faz ideia de que "questões ligadas a sustentabilidade" o arco-íris "de sempre" traz?
Sobre o "movimento", tive a impressão contrária: enquanto a marca antiga lembrava as páginas de um livro sendo folheadas, a nova parece apenas uma esfera fatiada - e excessivamente espelhada. Parece que foi criada para alguma afiliada da Rede Globo.
Compare o logotipo antigo e o novo:
Como tenho consciência de que não sou nenhum especialista em design, pergunto: alguém faz ideia de que "questões ligadas a sustentabilidade" o arco-íris "de sempre" traz?
Sobre o "movimento", tive a impressão contrária: enquanto a marca antiga lembrava as páginas de um livro sendo folheadas, a nova parece apenas uma esfera fatiada - e excessivamente espelhada. Parece que foi criada para alguma afiliada da Rede Globo.
Infelizmente houve um regresso nesse novo reposicionamento, que se aproxima ainda mais da estética da Rede Globo. E como você ressaltou, o símbolo acabou se aplicando melhor a um canal de televisão do que a uma editora.
ResponderExcluirE pelo que se pode notar, a sustentabilidade passou longe desse novo símbolo. Tanto conceitualmente como tecnicamente. Afinal, uma imagem colorida e detalhada como essa dificulta um simples processo de impressão monocramática. Em se tratando de uma empresa que trata de publicações impressas, isso faz uma grande diferença para sustentar um argumento de sustentabilidade.
Esse símbolo ainda vai na contra-mão em relação a outros veículos como a internet (globo.com) que conseguiram galgar uma identidade própria e personalizada, se adequando a mídia e sem perder uma coerência com o restante do grupo.
hans donner detected!!!
ResponderExcluiro q mais me incomodou na nova marca... foi o degradee do "editora globo" muito mal utilizado...
pq todo o "Globo" foi muito bem trabalhado e no nome da marca.. parece q foi feito as pressas....
Ca entre nos, a marca anterior é bem melhor.
ResponderExcluirmuito ruim, o logotipo velho parece mais atual que o novo...
ResponderExcluirConcordo. Onde " são ressaltadas as questões de sustentabilidade"??
ResponderExcluirSerá que é pela cor verde presente no degradê? Não colou...
Essa onda das Organizações Globo de novos logotipos já causou o fim do logo histórico da Rádio Globo pra um que parece feito com word art. Agora, conseguiram bagunçar o da editora. Que coisa!
ResponderExcluirA marca antiga é bem melhor que a nova. Parece
ResponderExcluirque usaram alguma coisa da globeleza nas linhas coloridas. Não dá a sensação
de páginas sendo viradas. Seria melhor continuar
com a cor cinza, e talvez um degradê azul no lugar das linhas coloridas. Tentaram fazer uma marca colorida no globo. Tudo bem que a impressão é a quatro cores, mas, jogar isso em degradê na logo fica colorido demais. Marca tem que ser simples e direta.
ROBSON
A inteligencia de usar uma marca conceituada no mundo como a, rede globo foi majestral ,parabens pois nao só mostra a força de uma editora que faz parte ,do maior grupo de comunicaçao da america latina como cadencia e faz com que ela se torne talvez a mais gigante entre as editoras.
ResponderExcluir