Futuro da frequência da Antena 1 no Rio de Janeiro ainda é incerto

Continuam surgindo informações novas - e desencontradas - sobre o possível fim da Antena 1 carioca (103.7 MHz). Ontem, o blog Brasil Rádio News publicou que a Tupi FM de São Paulo assumiria a frequência atualmente ocupada pela rede adulta às 0h do dia 1º de junho, e não em 1º de julho, como havia sido informado antes. A equipe do blog, que hoje apagou o post, chegou a detalhar como seriam pagos salários e outros direitos trabalhistas aos profissionais da Antena 1, e comentou que a chegada da Tupi FM nos 103.7 MHz "não é surpresa" para os Diários Associados, que já moveram ação na Justiça paulista contra o uso da marca Tupi pela Rede Mundial/CBS.

Ao mesmo tempo em que a estreia da Tupi FM paulistana era reforçada pelo Brasil Radio News, o Tudo Rádio.com dizia que a frequência não seria transferida à Rede Mundial/CBS e sim aos Diários Associados, que a utilizariam para retransmitir a programação da Super Rádio Tupi AM (1280 KHz). O site citou como fonte o blog do radialista Daniel Pereira e afirmou que a "aemização" nos 103.7 MHz é dada como certa no mercado carioca. No Brasil Rádio News, um segundo post informou que a Super Tupi emitiu Circular aos funcionários comunicando que não está envolvida nessa negociação.

Hoje, o Tudo Rádio.com repetiu que o canal da Antena 1 será substituído pela Super Rádio Tupi e desmentiu a estreia da Tupi FM de São Paulo, citando "uma fonte segura" na Rede Mundial/CBS, que "garante que a rede paulista não arrendou nenhuma frequência no Rio de Janeiro". O Brasil Rádio News, através de "uma fonte de alta credibilidade" nos Diários Associados, afirmou que a Super Tupi será retransmitida em FM, mas na frequência atualmente ocupada pela Nativa (96.5 MHz), fazendo com que a Nativa seja transferida para o lugar que hoje é da Antena 1. Diante de tantos desencontros, o blog decidiu não publicar nenhuma informação até que o futuro da Antena 1 seja definido oficialmente.

Independente do destino reservado às duas frequências, tudo indica que a Antena 1 sairá do ar em breve, deixando muitos "órfãos". Já se fala na organização de manifestações na sede da rádio contra o fim da programação; o site Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro sugere dia e hora: às 14h do dia 31/05 (reprodução abaixo).

MidiaClipping
Reprodução parcial da página inicial do site Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, que convoca os ouvintes da Antena 1 para o protesto contra o fim da emissora.

Infelizmente todas as manifestações nesse sentido têm caráter puramente simbólico. Em São Paulo pelo menos duas rádios motivaram protestos: a Musical (105.7 MHz) e a 89 (89.1 MHz). A Musical continua Gospel e a 89 continua Pop.

Ultimamente não tenho ouvido nem a Antena 1 de São Paulo, mas entendo os fãs da emissora. Os empresários de rádio, maiores interessados no lucro que o veículo pode gerar, não se dão conta de que a forma arbitrária com que decidem o futuro de suas emissoras faz com que elas percam uma das suas maiores vantagens competitivas, que é o vínculo com o "consumidor". Essa arbitrariedade é um desrespeito não só com os profissionais que trabalham nas empresas, mas também com os ouvintes, que "respondem" deixando de ouvir rádio!

Se o futuro da Antena 1 é incerto, as opções cogitadas não são um bom negócio para o rádio carioca. Ou dará lugar à réplica da Super Rádio Tupi, situação que canibaliza o AM, ou abrirá espaço para a Tupi FM, emissora que ainda acredito que, se estrear, só fará para tentar legitimar o uso da marca Tupi pela Rede Mundial/CBS em "terrítório" dos Diários Associados.

LEIA TAMBÉM
Tupi FM pode ocupar o espaço da Antena 1 no RJ

Comentários

  1. Olá. AHHA! Eu sabia que o uso da Marca Registrada Tupi estava irregular. Desde quando usaram o nome "Rádio Tupi" na antiga Rádio Cacique de São Caetano do Sul, 1150 kHz.
    Sempre eu ficava encucado com o uso do nome "Tupi".

    Também em Curitiba, começaram a usar o nome "Radio Tupi" em lugar de "Radio Universo", o que causou espécie. Onde já se viu (ou ouviu)?????

    ResponderExcluir
  2. Eu estava ouvindo a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, o programa do Silvio Samper, e ouvi a vinheta cantada sobre a Radio Tupi em AM e FM.

    Até aí fiquei CONTENTE, a Tupi é Super, sempre Super Tupi.

    De repente, ouvi que a radio nativa foi jogada para 107,3 MHz. Eu tremi nas bases.
    ... acabou a Antena 1 Rio

    ResponderExcluir
  3. Existe uma disputa pelo direito da marca RÁDIO TUPI entre os Diários Associados e a Igreja Deus é Amor (dona da emissora de Curitiba que você citou).

    A S/A Rádio Tupi, dos Associados (CNPJ 33.267.741/0001-92), conseguiu registrar a marca em 2003, mas a Rádio Tupi Ltda (atual Super Rádio Deus é Amor Ltda, da Igreja homônima - CNPJ 76.632.215/0001-97) pediu nulidade do registro em 2004, alegando que tinha requerido a marca antes.

    De fato, a data do depósito feito ao INPI pela então Rádio Tupi Ltda, é 01/02/1985, enquanto a data de depósito da S/A Rádio Tupi é 21/09/1999. As duas empresas aguardam decisão judicial sobre o assunto.

    Em resumo: a Rede CBS/Mundial, que usufrui não só da marca RÁDIO TUPI, mas de Tupi AM, Tupi FM, Tupi TV e que, de madrugada, até chega a chamar a antiga Rádio Cacique de Super Rádio Tupi, é quem menos direito tem sobre esses nomes, pois nem na disputa judicial está!

    De qualquer forma, a S/A Rádio Tupi é dona das marcas "SUPER RÁDIO TUPI RIO DE JANEIRO 1280 KHZ", "TUPI FM 96,5 O AMOR DO RIO", "TV TUPI" e "REDE TUPI SUCESSO".

    ResponderExcluir
  4. Era ano 1997, 20 anos, 20 séculos. Antena 1 era uma página quase em branco se não fosse o colorido Antena 1. Profecias de um amigo otimista me ecoam solenes para sempre, quando certa vez nós dois diante de seu computador pobremente turbinado no distante e finado DOS e aberto naquela página: "um dia esta Antena 1 vai estourar mundo afora pela internet!..."...:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas