Exposição do Senac São Paulo homenageia a história do rádio no Brasil

Mais um evento interessante pra quem se interessa por rádio. Quem está em Curitiba tem até o dia 17 para ver gratuitamente na Caixa Cultural exposição sobre a história do rádio paranaense, como divulgado em post de 29/07. Pra quem está em São Paulo, o Senac traz a exposição "Rádio, brasileiro, 85 anos" na Unidade Lapa Scipião a partir desta quinta-feira (07/08), também com entrada franca. Confira o texto de apresentação da exposição, disponível no site do Senac São Paulo.


Para homenagear a longa e importante trajetória do rádio no Brasil, o Senac Lapa Scipião oferece ao público, entre os dias 7 de agosto e 13 de setembro, a exposição “Rádio, brasileiro, 85 anos”. Com entrada franca, a mostra é composta por equipamentos, aparelhos, fotos e arquivos sonoros, fazendo um resgate da forma de ouvir e “fazer” rádio ao longo dos 85 anos deste veículo no País.

Da válvula ao digital, do “radiouvinte” ao “internauta”, o rádio tem se mantido como um dos mais importantes meios de comunicação de massa da sociedade moderna. Durante o período, este veículo imediato, abrangente, barato e de linguagem fácil ganhou popularidade e se tornou um efetivo agente de informação, entretenimento e transformação social, que acompanha a evolução tecnológica e se adapta às velozes mudanças do mundo globalizado.

Ao longo destes anos, o rádio constantemente se renovou diante de todos aqueles que apostaram no seu fim. Foi assim quando do surgimento da TV. Foi assim quando ganhamos a Freqüência Modulada (FM) e a audiência se diluiu. Foi assim com o advento da Internet e o mundo sem fronteiras. A tudo isso, o rádio sobreviveu e, definitivamente, se consolida no terceiro milênio como o mais ágil meio de comunicação de todos os tempos e aquele que, ainda hoje, permanece muito próximo de seu público.

O evento é especialmente significativo para o Senac de São Paulo, que em 2008 completa 23 anos oferecendo cursos de Radialismo, contribuindo para que o mercado na área tenha profissionais cada vez mais qualificados e bem preparados.

A curadoria da exposição é da jornalista, radialista profissional e professora universitária Mara Prado, com assistência do docente Robson Emílio de Souza Rodrigues e coordenação do técnico Marcio Castilioni e Cynara Coppola, coordenadora da área de Rádio na unidade.

A visita é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas. Visitas monitoradas para escolas devem ser agendadas com Cynara Coppola, pelo telefone (11) 3475-2217.

Além da exposição, outras atividades complementam essa iniciativa. Na abertura, dia 7, ocorre o espetáculo “A Era do Rádio – Os 70 anos da Rádio Nacional”, com o Coral da Universidade Federal de São Paulo, e uma palestra com o jornalista esportivo e radialista Orlando Duarte. E no dia 14 é a vez de uma mesa-redonda com vários convidados debatendo sobre “Os novos caminhos do rádio”.

Essas três atividades pararelas têm vagas limitas. Os interessados em participar devem realizar inscrição via telefone, e-mail ou comparecendo diretamente na unidade.

Mais informações pelo telefone (11) 3475-2200 ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br.

Confira a programação das outras atividades:

7 de agosto - a partir das 20 horas

Espetáculo de abertura: “A Era do Rádio – Os 70 anos da Rádio Nacional”, com o Coral da Universidade Federal de São Paulo

Palestra: lançamento do livro “A mesma sintonia – o rádio na vida e na obra de Orlando Duarte”
Com Orlando Duarte, jornalista esportivo e radialista.


14 de agosto, às 20 horas

Mesa Redonda: “Os novos caminhos do rádio”
Participantes: Filomena Salemme, editora-chefe da Rádio Eldorado; Antonio Celso, diretor da Rádio Excelsior – “A Máquina do Som” e criador da nova Excelsior na internet; Felipe Bueno, diretor da Rádio Sulamérica Trânsito; e Pedro Vaz, diretor da rádio universitária Gazeta AM e coordenador da área de rádio da Faculdade Cásper Líbero.


Evento: Exposição “Rádio, brasileiro, 85 anos”
Quando: de 7 de agosto a 13 de setembro - segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas
Onde: Rua Scipião 67 - Lapa
São Paulo - SP
Quanto: entrada franca
Informações: (11) 3475-2200 ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br

Quem deu o toque foi a Magaly Prado. Na parte de comentários do blog da jornalista, a curadora da exposição informa que "o Senac fará uma exposição itinerante com as fotos dos objetos da exposição nas unidades do Senac do Estado de São Paulo onde há cursos de rádio". O público paulistano tem a vantagem de poder ver "ao vivo" esses objetos e ouvir os arquivos sonoros que pretendem contar um pouco da história desses 85 anos do veículo.

Comentários

  1. Acho fantástico que muitas pessoas mantenham viva a história do rádio e queiram mostrar às novas gerações o quão importante foi (e continua sendo!) o rádio na formação cultural e política de cada um de nós! =]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas