Militares fazem abaixo-assinado para retirar "Amor e Revolução" do ar

Elenco de "Amor e Revolução", do SBT. Foto: Divulgação

Por Rafaela Santos, para O Globo:

Um abaixo-assinado criado por militares da reserva da Aeronáutica, disponível no site militar.com.br, pede a retirada do ar de "Amor e Revolução", novela escrita por Tiago Santiago e exibida no SBT. O autor da mobilização, José Luiz Dalla Vecchia, alega que o folhetim pode colocar a população contra as Forças Armadas. A trama gira em torno da ditadura militar (1964-1985) no país e retrata a perseguição política contra os militantes de esquerda da época.

Até o início da manhã desta quinta-feira, a ação tinha sido assinada por aproximadamente 400 pessoas. No texto de abertura do abaixo-assinado, os reservistas insinuam que a novela parece ser um acordo firmado entre o proprietário da emissora, Silvio Santos, e o governo federal por meio da Comissão de Verdade para quitar as dívidas do Banco Panamericano que pertencia ao apresentador e foi recentemente negociado por R$ 450 milhões.

Dalla Vecchia, que é o 1º secretário da Associação Beneficente dos Militares Inativos Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer), alega que as Forças Armadas não devem permitir, dentro da legalidade, que a novela seja exibida. Ele ressalta que os militares já se manifestaram negativamente sobre a trama.

- Qual a finalidade da novela? Será que veio para reviver essa questão? - questiona. - Todos os que participaram dessa época já estão mortos. Nós, os militares atuais, não temos nada a ver com isso. Não é justo que esse assunto venha à tona e prejudique os que estão na ativa - disse ao site do
Globo.

Procurado, o SBT não quis falar sobre o documento assinado pelo oficiais.

O abaixo-assinado já causou polêmica na web e, em contrapartida, foi criado uma outra ação, no site Petição Pública, que defende a transmissão da novela. A presidente do grupo "Tortura nunca mais", Cecília Coimbra, acredita que "Amor e Revolução" conta com depoimentos verídicos sobre a época e que o abaixo-assinado é um absurdo.

- Seria cômico se a história não fosse trágica. As pessoas se esqueceram que estamos em 2011 e que a censura ficou para trás - conclui.

Antes de comentar, é bom reforçar que a parte de Silvio Santos no Panamericano foi vendida ao BTG Pactual, que assumiu a dívida do banco com o FGC. Uma reportagem do Estadão já citada aqui conta os detalhes do negócio.

Com a parte "Teoria da Conspiração" do abaixo-assinado não fazendo muito sentido - por mais esquisito que o negócio entre Silvio e o BTG Pactual tenha sido - fica difícil imaginar alguém dando crédito para os outros argumentos.

Além do mais, o que parece incomodar os militares é simplesmente o fato da novela tocar num assunto "incômodo". Se eles reclamassem dos erros históricos da trama e exigissem algum tipo de retratação, até seria razoável, mas não é o caso.

O abaixo-assinado pode até causar um pouco mais de polêmica, mas duvido que tenha algum efeito. E essa polêmica ainda pode estimular a curiosidade de mais pessoas sobre a novela.

UPDATE (26/04): Nem polêmica causou: o abaixo-assinado foi arquivado pelo Ministério Público. Veja reprodução da matéria da newsletter Brasília Confidencial:

Comentários

  1. A Globo pode em suas novelas ensinar a aplicar golpes. "Veja caso de Fred na novela Insensato Coração", onde o marginal mostra direitinho como deve ser feito para aplicação de grandes golpes. Golpe este que em um dos capítulos, culminou com a morte da personagem vivido por Nivea Maria.
    Isso pode?, mostrar o que foi a ditadura não pode.

    ResponderExcluir
  2. militares brasileiros são uma piada pronta,qualquer um com mais de 30 anos sabe disso!

    ResponderExcluir
  3. Fora a chatice que é esperar o Ratinho e os horários cada vez mais tardes, a novela tem me agradado bastante. Soando mais como documentário e/ou dramatização no melhor estilo 'Por toda minha vida'.

    É diferente ver a novela, mas só a trilha .... Noooosa! Meu sonho foi ter nascido nos anos 50, 60 ... Fora que ver a juventude engajada e antenada é saudosismo puro, de quem não viveu a época.

    Agora essa de todos já morreram ... Eu, heim!? Hoje também a população mal se mobiliza contra o Congresso, que dizer .... Só resta mesmo os funcionários públicos gritando por aumento, nas greves na Esplanada ou outros protestos vendidos como o MST.

    Não cola, mas acho um pouco perigoso sim mentes insanas se inspirarem nas torturas e ... Columbine e o 11 de setembro mostram isso!

    ResponderExcluir
  4. POR MIM TINHAM QUE TIRAR TODAS AS NOVELAS DO AR SÓ PASSAM PARA AS PESSOAS O QUE NÃO PRESTA VIOLENÇIA,PROTITUIÇÃO,SENSUALIDADE,PONOGRAFIA,TRAIÇÕES,MENTIRAS,HOMOSEXUALISMO; QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO TENHO ÓDIO DESSAS PESSOAS, AFINAL SÃO SERES HUMANOS SOU CONTRA AS SUAS PRÁTICAS, EMAGINE UMA FAMILIA REUNIDA VENDO ESSAS NOVELAS COMO A CABEÇA DE UMA CRIANÇA FICA, VENDO ESSAS COISAS VAI CRESCENDO COM A MENTE CONTAMINADA DESSAS IMUNDICIAS, É POR ISSO QUE NOS DIAS DE HOJE VEMOS TANTAS COISAS HORRIVEIS NESSE MUNDO.

    ResponderExcluir
  5. Homofobia e falso moralismo pode, né?

    ResponderExcluir
  6. Que abra os arquivo obscuro da ditadura!!!
    Concordo com a iniciativa do SBT e digo mais o Brasil precisa "DESINFETAR" o seu lado obscuro da história e mostra TUDO!
    E sobre a Globo: é uma vagabunda que só tirou proveito da frágil situação do país para espalhar suas antenas pelo Brasil todo à custa do povo torturado pelo regime na época.

    ResponderExcluir
  7. essas novelas só transmitem o que não presta mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Além de mostrar as babáries dos milicos da época, deveria também mostrar como foi a criação da rede globo de televisão. Tem muita coisa escondida que urge em ser revelada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas