EBC melhora qualidade do som de rádios na Internet

As rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão com streaming de áudio de melhor qualidade. As emissoras podem ser ouvidas no www.ebc.com.br/canais-ebc/radios.

A EBC administra as rádios Nacional AM de Brasília, Rio de Janeiro, Alto Solimões e Amazônia; Nacional FM de Brasília, e MEC AM e FM do Rio de Janeiro. Dessas, apenas a Rádio Nacional do Alto Solimões não tem o áudio disponível na rede.

A má qualidade do som era o maior empecilho para os ouvintes das rádios da EBC pela Internet. Até um ano atrás, a Nacional do Rio de Janeiro lembrava, sem exageros, uma AM mal sintonizada em um radinho de pilha. Depois, todas "padronizaram" um chiado que tomava o lugar do som em um dos canais.

Um streaming de qualidade na Internet sempre foi - ou deveria ser - interessante para as rádios tradicionais, já que a Internet diminui a força das limitações geográficas, aumentando o público potencial das emissoras. Mas tem se tornado ainda mais relevante com a crescente popularização do acesso à Internet rápida nos celulares, que tende a trazer às FM o mesmo potencial de mobilidade que existe no dial. E, no caso das AM, esquecidas pelos rádios dos celulares, uma mobilidade que nem no dial existe mais!

A EBC bem que poderia aproveitar o investimento em Internet e criar uma identidade visual e site para cada marca, ou ao menos um site único mais atraente. Mas o áudio online de boa qualidade é um "primeiro passo" essencial, e nem ele tinha sido dado.

Comentários

  1. Assunto muito interessante esse Anderson, pois o que vemos é que, muitas rádios demoraram a disponibilizar seus áudios via internet e ainda sim, muitas que já o fazem, infelizmente parecem oferecer o recurso com o maior descaso e parecem não perceber que estão cavando suas próprias covas. Há rádios também que disponibilizam uma transmissão via internet com altíssima qualidade, entretanto, por falta de orientação técnica adequada, mesmo possuindo um público alvo de baixa renda, insistem em transmitir em 128 kbps e perdem grande número de ouvintes.

    Mesmo pra quem tem banda larga, se não for essas banda largas ultra rápidas tais como a operadora GVT vem implantando e forçando as demais do setor a fazer igual, lamentavelmente ainda sim não é confortável ouvir uma rádio que tenha ótima qualidade de som, mas que consome parte considerável da banda de internet de quem ouve. Vejo coordenadores de rádios famosas ignorarem grande parcela de ouvintes na internet em razão de priorizarem a qualidade de som, portanto, bom senso é importante nessas decisões.

    Num projeto em que colaboro e que você até conhece (WebBlack), a transmissão tem praticamente um terço do consumo de banda que um internauta teria se fosse ouvir a Metropolitana FM ou a Ótima FM, contudo, o áudio possui qualidade igual ou superior. Imagine tentar ouvir uma rádio que transmita em altas taxas de bits usando um celular, inclusive o iPhone que é tão badalado entre as grandes emissoras que correram para ter seus aplicativos... haja plano de dados para o ouvinte = $$$


    Edmauro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas