RBS além do Sul: não é de hoje

A intenção da família Sirotsky de atuar além dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não é coisa recente. Procurando material sobre a compra da concessão da Manchete FM que traria (ou trará) a Itapema FM para São Paulo, achei um texto no Radiocamp citando a atuação do Grupo RBS em outros estados. O site diz que "no passado, os gaúchos chegaram a ter uma participação no grupo Gazeta, do Espírito Santo. Na década de 60, o patriarca do grupo, Maurício Sirotsky, controlou a TV Excelsior, do Rio".

A TV Gaúcha se tornou afiliada da Globo em 1967. Acho que foi a partir daí que o grupo passou a fortalecer seu foco na comunicação regional com os dois estados, onde tem atuação em diversas mídias. A reportagem do Meio&Mensagem citada no post anterior contabilizou "18 emissoras de televisão aberta (afiliadas à Rede Globo), duas emissoras de televisão comunitária, uma emissora segmentada focado no agronegócio, uma rede de 25 emissoras de rádio, oito jornais diários, quatro portais na internet, além de uma editora, uma gráfica, uma gravadora, e empresas de logística e marketing de relacionamento com o público jovem".

Nas vezes que estive em Porto Alegre e pude ver a programação (e a força) da RBS TV, lembro de ter comentado que ela tinha potencial pra ser independente e que, pelo menos no sul, seria uma concorrente de peso para a Globo. Continuo acreditando nisso, e cada vez mais acho que é só uma questão de tempo!

SAIBA MAIS
http://www.radiocamp.org/blogcoment.php?id=20051201092717

Comentários

Postagens mais visitadas