Com 84 anos de história, Rádio Clube B2 de Curitiba "chega ao fim"

O Tudo Rádio.com anunciou ontem que o departamento de jornalismo da Rádio Clube B2 de Curitiba, terceira emissora mais antiga do Brasil e mais antiga do Paraná, havia sido extinto. A demissão dos funcionários transformou a freqüência em mera repetidora da Eldorado AM de São Paulo.

Segundo a reportagem do site, a B2 foi uma das rádios mais ouvidas de Curitiba, chegando à liderança de audiência. Ocupou a terceira colocação entre as AMs da capital paranaense até outubro de 2007, quando se tornou afiliada da Rede Eldorado. A nova programação deixou a tradicional emissora nas "últimas colocações em audiência, oscilando entre o 15º e 17º lugar".

Hoje o mesmo site publicou outra matéria, dizendo que "a rádio curitibana segue em cadeia com a paulista provavelmente até dezembro, quando será definido o futuro da freqüência AM 1430".

Confesso que não tenho muito contato com o rádio paranaense, por só ter conhecido alguma coisa depois da Internet. Além do mais, estive um bom período "afastado" do AM (em parte por "culpa" dos fabricantes de MP3 Players e telefones com rádio, que têm o péssimo costume de fabricar seus produtos sem o receptor de AM), "redescobrindo" as qualidades da faixa de freqüência só agora - qualquer dia escrevo aqui sobre o que tenho ouvido em AM (AM mesmo, e AM popular... não FM "aemizada").

Explico isso pra dizer que, até sem nunca ter ouvido a Clube B2, acho triste esse "fim". E basta fazer uma busca simples no Google pra entender que a decadência da emissora é uma grande perda pro rádio do Paraná.

Dois textos chamaram a atenção: um requerimento de voto de aplauso feito pelo senador Osmar Dias (PDT-PR) na ocasião de comemoração dos 78 anos da freqüência (2002), e um artigo de Luiz Witiuk para o site "A Minha Rádio" que detalha a história da Clube B2. Reproduzo aqui um trecho da justificativa do senador pedetista para o pedido de voto de aplauso, que resume bem a importância da rádio.

A Rádio Clube Paranaense, fundada em 27 de junho de 1924, por pesquisadores que desde 1909, se aprofundaram no assunto, fazendo as primeiras experiências de transmissão de sons. É a emissora mais antiga do Paraná e a 3ª do Brasil, tendo acompanhado a história do Paraná.

Em 1930, a Rádio Clube executa grande evento: a primeira transmissão de uma partida de futebol no Paraná, um ATLETIBA realizado no estádio do Atlético.

Em 1933, dá outro importante passo: permite que três intelectuais paranaenses, Correia Jr., Heitor Stockler de França e Otávio de Sá Barreto, realizem a interpretação da peça "A Ceia dos Cardeais" de Júlio Dantas, possivelmente a primeira experiência de radioteatro no Brasil.

Recebe nesse mesmo ano seu primeiro prefixo: PRAN, mas é em 1935, com a inauguração de novos equipamentos, no belvedere do Alto de São Francisco, em Curitiba, que a Rádio recebe o prefixo que ficaria famoso em todo o Brasil: PRB-2.

(...)

Em 10 de novembro de 1978, a Rádio Clube conquista um novo espaço, obtendo permissão para sua emissora de FM, com a qual até os tempos atuais, transmite músicas de excelente qualidade.

(...)

SAIBA MAIS
http://www.tudoradio.com/noticias.php?noticia=1406
http://www.senado.gov.br/web/senador/odias/Trabalho/Requerimentos/Requerimentos/Requerimento2002/020326.htm
http://www.aminharadio.com/radio/brasil80_paranaense

Comentários

Postagens mais visitadas