Band e Jornal do Brasil trocam acusações

Tem ficado mais comum a lavação de roupa suja entre empresas de mídia. De vez em quando, um grupo resolve contar todos os podres de outro, motivado por um quase heroico senso de justiça ou por questões bem menos nobres. Nos últimos dois anos, este blog já acompanhou alguns embates desse tipo, como Record x Folha e Globo x Record.

A briga da vez é entre a Band e Nelson Tanure, principal investidor do Jornal do Brasil, e começou com uma série de reportagens exibidas desde segunda-feira (20) no "Jornal da Band", que criticam a atuação de Tanure nas empresas que investe. Veja as matérias que a Band veiculou até agora:


SEGUNDA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO
Sindicalistas acusam empresário de sucatear setor naval no país





TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO
Empresário que sucateou setor naval tem dívidas milionárias





QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO
Credores de empresário aguardam decisão para reaver dinheiro





QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO
Nelson Tanure tem divídas milionárias com veículos de comunicação





SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO
Receita Federal investiga empresas de Nelson Tanure (UPDATE)





O Jornal do Brasil resolveu responder as matérias na última quarta (22), e desde então publicou alguns textos com denúncias e promessas de mais denúncias. E tudo sem preocupação com linguajar bonitinho: o primeiro editorial afirmou que Joelmir Beting era "famoso por seus comentários econômicos superficiais e risíveis" e que a Bandeirantes era irresponsável e mentirosa; nos textos seguintes, disse que Johnny Saad era "entusiasta da conhecida 'Lei de Gerson'", que usava a TV "para seus nojentos e condenáveis fins pessoais" (assim como "agem ditadores, golpistas, estelionatários, falsários, chantagistas e praticantes de jornalismo marrom") e que não olhava para o próprio rabo. Só alto nível!

O jornal explicou que as reportagens foram exibidas porque o grupo de Nelson Tanure é um dos interessados na compra da rede de fibra ótica da TV Cidade, posta em leilão judicial há alguns meses por causa de um calote milionário que a Band teria dado numa empresa japonesa, na ocasião da compra. Segundo o JB, as dívidas da TV Cidade são estimadas em R$ 680 milhões e o leilão da rede de fibra ótica, único patrimônio da empresa, vai tornar a dívida impagável a ponto de provocar a falência do Grupo Bandeirantes.

Leia os textos do Jornal do Brasil na íntegra:

TV Bandeirantes sob o risco de falir (22/09)
Rede Bandeirantes: a história de um calote multimilionário (23/09 - 09h32)
Johnny Saad se alinhou a Erenice contra liberdade de imprensa (23/09 - 14h34)

Se você estava pensando que o "vale tudo" estava restrito à cobertura das eleições...

Só digo uma coisa: estou ansioso por saber qual é a "relação incestuosa entre Johnny Saad e a Igreja Renascer", que nem compra horários na Band.

Nada como um bom barraco pra fazer este blog voltar a ser atualizado!

Comentários

  1. Rapaz...sempre desconfiei destas 'reportagens investigativas' a lá 'Record X Globo'. Lembro que tempos atrás a própria Band fez algumas investidas jornalísticas contra o SBT e SS, dizendo que seus sorteios eram fraudulentos. Agora isso. A Band está monopolizando o rádio em SP, tem uma programação questionável feita de arame, aluga horários para telepastores (leia-se RR Soares e Santiago). Também fiquei curioso com o esquema citado com a Renascer...vamos ver os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. A Band sempre foi assim, ela aponta a arma na cabeça de alguém, mas não atira, a exemplo das denúncias da "Telesena" como citou o amigo Marcos Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. Parece que a história que o JB ia contar sobre o envolvimento da Band com a Igreja Renascer ficou só na ameaça. E ameaça literal...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas