Igreja Universal é acusada de lavagem de dinheiro; "Jornal Nacional" exibe 10 minutos de denúncias

Tudo indica que está prestes a começar mais uma briga feia entre Globo e Record, nos moldes dos embates protagonizados pelas duas redes nos anos 1990. E tudo indica que a troca de acusações entre a TV de Edir Macedo e o jornal Folha de São Paulo, comentada aqui há pouco mais de três meses, também pode voltar com tudo!

A capa da Folha desta terça-feira e todos os telejornais da Globo destacaram a mesma notícia: a denúncia de desvio de recursos da Igreja Universal para a compra de empresas de comunicação, envolvendo o bispo Edir Macedo e nove pessoas ligadas à instituição.

Segundo o jornal, a denúncia "resulta da mais ampla apuração sobre a movimentação financeira da igreja já feita em seus 32 anos de existência". Na abertura do "Jornal Nacional", foram quase 10 minutos de reportagem:


A edição desta quarta do jornal O Globo traz o assunto em seu primeiro caderno. No site, matéria publicada às 23h52 da terça sinalizava ao leitor (e à igreja) o que estaria por vir na versão impressa: já no primeiro parágrafo, o texto afirmava que "um diploma assinado por Jesus Cristo e uma chave do céu" eram entregues pela igreja como "prêmios" para os fiéis "explorados em sua fé".

Clique para ler a matéria no site do jornal
Manchete da versão online do Globo contra a IURD. Clique para ler a reportagem completa.

Até agora, a Record quase não respondeu as acusações, ao contrário do que fez na briga com a Folha, quando exagerou na reação desde o primeiro dia. No "Jornal da Record" da terça foi exibida apenas uma reportagem curta com declarações do advogado da igreja.

A divulgação online do material de defesa também difere do "caso Folha". Até a publicação desse post, a reportagem do "Jornal da Record" não estava disponível no YouTube. Em abril, a própria Record postou, na mesma noite, sua reação à Folha no site de vídeos.

Isso não significa que a Record não vá se pronunciar ou até atacar na mesma proporção. Uma briga entre as duas emissoras, se acontecer - e pouca gente deve duvidar que não aconteça -, vai ser mais um capítulo de uma novela que começou há pelo menos 15 anos. E que não deve acabar tão cedo!

Comentários

  1. Essa é uma briga curiosa, pois de um lado a Globo e Folha tentam mostrar ao povo brasileiro o que a grande maioria já sabe e de outro lado a Universal usa a Record pra mostrar o que boa parte do povo não sabe, ou seja, de que ambas empresas de comunicação não possuem moral pra falar dela.

    Todos usam meios questionáveis para atingir seus objetivos, no entanto, alguns possuem uma máscara e outros já são um tanto escancarados.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. O que mais me chama a atenção nesses momentos é como o jornalismo de todas as empresas vira mero porta-voz (e um porta-voz descarado) dos interesses dos donos de cada uma!

    A Record, que tanto fala que a IURD apenas compra horários e que não tem ligação nenhuma com a emissora, se "funde" com a igreja sem pensar duas vezes (justificando os ataques à Universal com o crescimento da Record) e a Globo se faz de superiora pra não responder nada!

    Será que alguém ainda tem a ilusão do jornalismo imparcial?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas