Record x Folha - Parte 2

MidiaClipping
A briga entre a Rede Record e a Folha de S. Paulo pode render novos capítulos. O "Jornal da Record" desta terça-feira (31/03) anunciou que exibirá a reportagem "O Escândalo da 'Ditabranda'", onde pretende "esclarecer" a posição da Folha sobre o regime militar.

A Folha demonstrou a intenção de dar um ponto final para a polêmica com a TV de Edir Macedo em 21/03, ainda que no discreto "Erramos". Um dia após o editorial sobre "Os ataques da Record", a seção trouxe uma correção dos índices de audiência divulgados por Daniel Castro - estopim inicial para a sequência de reportagens e notas de ambas as partes. A nota disse que o texto do colunista "errou ao afirmar que Record News e Globo News tiveram em fevereiro, respectivamente, 6.284 e 27.491 telespectadores por minuto na TV paga, na média diária (24 horas), na soma de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas", e completou: "Essas audiências são uma projeção para todo o país. Nessas cidades, Record News e Globo News registraram, respectivamente, 2.430 e 10.820 telespectadores por minuto".

Depois disso, a Record foi destaque na coluna de Daniel Castro duas vezes:

DIA 23/03 (SEGUNDA-FEIRA)
A manchete da coluna foi "Record descumpre acordo com ministério". Segundo o colunista, a emissora havia firmado um acordo para adequar o conteúdo da novela "Chamas da Vida" à sua classificação indicativa (12 anos), mas não tinha alterado o teor das cenas porque o horário em que a trama era exibida não prejudicaria o canal numa reclassificação para 14 anos. Nada demais, e nada que não pudesse ser publicado sobre qualquer outra rede - na quarta-feira, por exemplo, a mesma coluna falou sobre uma advertência do Ministério da Justiça enviada à Globo por conta da classificação indicativa no BBB.

DIA 31/03 (TERÇA-FEIRA)
Daniel Castro noticiou que o nome da cantora Cláudia Leitte foi usado indevidamente para promover a Record Entretenimento ("Record usa Claudia Leitte indevidamente"), de acordo com informações da gerente de marketing da cantora. A informação repercutiu em outros veículos, mas a empresa já havia retirado o nome de Claudia de seu site.

Estimulada ou não por essas citações, Celso Freitas e Adriana Araújo anunciaram, na mesma data, a reportagem contra a Folha. Veja a chamada:


Segundo o site AdNews, a assessoria de imprensa da Record informou que não há data para a veiculação da reportagem.

Essa situação faz lembrar um episódio comentado aqui no ano passado. Depois de não ter nenhum programa entre os semifinalistas regionais do Emmy Internacional, a Record ficou indignada e emitiu um comunicado questionando a credibilidade da premiação, cujos finalistas eram definidos por uma entidade da qual a Globo é parceira (a IATAS - Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências). O questionamento até seria válido, se não tivesse aparecido somente depois da emissora não ter recebido nenhuma indicação ao prêmio. Pegou muito mal e pareceu que foi muito barulho por nada!

Quem lê a coluna do Daniel Castro na Folha já deve ter visto muita coisa negativa sobre outras emissoras, e ninguém dá a importância que a Record está dando - a Globo, tão copiada pela Record, nunca usou seu telejornal principal para atacar ninguém que criticasse seus programas ou seus canais.

Acho que esse texto sobre a Record News é um grande pretexto para os dois lados. A Folha provoca a ira da alta cúpula da IURD - que é historicamente "esquentadinha" - e desvia a atenção da "ditabranda". A Record cultiva a briga para desqualificar a Folha e, consequentemente, a reportagem de Elvira Lobato sobre o enriquecimento da igreja.

Mas outras questões menos passionais podem estar envolvidas nessa história. Enquanto mostra como o maior jornal do país é "podre", a Record se prepara para ingressar em novas mídias: além dos jornais que tem comprado, pensa numa revista semanal de informação e pretende criar um portal de notícias na Internet, chamado internamente de R1. É... R1!

Não vejo a hora de ver a reportagem. E de ler a resposta da Folha!

LEIA TAMBÉM
Record X Folha (a íntegra da briga, da coluna de Daniel Castro em 13/03 ao editorial da Record em 20/03)
O carnaval desnecessário da Record

Comentários

  1. Sinceramente...
    A Folha perde tempo com o Bispo Macedo, melhor seria se a Folha ingnorasse ele...

    A reportagem da Elvira Lobato não falou nada demais, isso não é preconceito, eu passei por preconceito religioso e sofri muito

    Aliás, o Daniel Castro já criticou a Globo e o SBT, e estas emissoras?
    Nada.

    Temo que o Bispo Macedo entre na midia impressa, por que eles tem dinheiro e vão gastar tudo, não tenho a menor dúvida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas