"Partidos conservadores de direita e de centro são 'donos da mídia' nacional"

No post de ontem sobre a TV Brasil, repeti comentário sobre a força dos partidos de direita nos veículos de comunicação. A primeira vez tinha sido em texto de 13/06.

Resolvi "resgatar" a reportagem do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) sobre isso, que li em 25/03 no blog da Magaly Prado. A reportagem pode até ser "antiga", mas merece a reprise, até porque não deixou de ser atual.

A parte minha do texto foi postada originalmente no meu "NerdOrkut" (Windows Live Spaces).

"PARTIDOS CONSERVADORES DE DIREITA E DE CENTRO SÃO 'DONOS DA MÍDIA' NACIONAL"

Jornal Nacional, morte de ACM: a Bahia chora a perda do "painho". Vários depoimentos de políticos e populares reforçam a importância do homem que fez a Bahia crescer. Nada de negativo... nada de cassação, corrupção etc. No máximo algo como "foi um homem polêmico"! Tudo isso produzido pela afiliada da Globo em Salvador, a TV Bahia - da família do ACM.

A CNT, já destruída, ressuscitou o "Jogo do Poder", um programa de debates políticos da Rede Manchete com Carlos Chagas. Ninguém via na CNT... nem eu. Mas muitas das vezes que passei no canal, na época em que o programa era exibido, tinha gente do PTB sendo entrevistada. Vi Roberto Jefferson, no auge do mensalão nem ser entrevistado: deram uma hora pra ele falar o que queria. A CNT (que comprou a TV Corcovado do Rio de Janeiro com empréstimo feito pelo PC Farias) é da família Martinez. Na maior parte da época em que o programa esteve no ar o José Carlos Martinez era vivo... e presidente do PTB.

E por aí vai! Li no blog da Magaly Prado reportagem mostrando pesquisa que comprova numericamente que a mídia brasileira (e não só uma afiliada da Globo e uma rede de TV sem programação) pertence a políticos de direita. Em rádio a "festa" é muito maior!

O Ctrl+V é dos principais trechos.

Os políticos dos partidos conservadores de direita e de centro, DEM, PSDB e PMDB são os “donos da mídia” nacional. É o que conclui o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Ao total, 271 políticos são sócios, proprietários ou diretores de emissoras de rádio e TV. Contrariando a legislação, a maioria deles é prefeito, seguidos dos deputados estaduais.

Dos políticos-proprietários de meios de comunicação, 147 são prefeitos (54,24%), 48 (17,71%) são deputados federais; 20 (7,38%) são senadores; 55 (20,3%) são deputados estaduais e um é governador. Esses números, porém, correspondem apenas aos políticos que possuem vínculo direto e oficial com os meios – não estão contabilizadas as relações informais e indiretas (por meio de parentes e laranjas), que caracterizam boa parte das ligações entre os políticos e os meios de comunicação do país.

Entre as mídias mais apreciadas pelos prefeitos, conforme a pesquisa, destacam-se o rádio OM (espaço onde acontecem os debates públicos) e as rádios comunitárias (que permitem a proximidade com a comunidade, a troca diária com o eleitorado, seja por meio da administração da rádio, seja pelo controle da programação). ''Assim, eles garantem suas bases eleitorais'', avalia Görgen. Já os senadores e deputados aparecem como proprietários de mídias com maior cobertura, como as TVs e FMs.

Em relação às regiões, relativizando as proporções de cada uma e a densidade de municípios, a pesquisa confirma a prática do chamado “coronelismo eletrônico” concentrado no nordeste brasileiro, onde prevalecem políticos controlando meios de comunicação.

Veja quais partidos são donos da mídia brasileira:

Partido

Número de emissoras

DEM

58

PMDB

48

PSDB

43

PP

23

PTB

16

PSB

16

PPS

14

PDT

13

PL

12

PT

10


A reportagem é de Alberto Marques com Ana Rita Marini, do FNDC.

Comentários

Postagens mais visitadas