Luis Nassif: "Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura"

Do Luis Nassif Online:

Há uma semana, Gabriel Priolli foi indicado diretor de jornalismo da TV Cultura.

Ontem, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aloízio Mercadante, candidatos ao governo do estado. Tentou-se ouvir a Secretaria dos Transportes, que não quis dar entrevistas. O jornalismo pediu ao menos uma nota oficial. Acabaram não se pronunciando.

Sete horas da noite, o novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, chamou Priolli em sua sala. Na volta, Priolli informou que a matéria teria que ser derrubada. Tiveram que improvisar uma matéria anódina sobre as viagens dos candidatos.

Hoje, Priolli foi demitido do cargo. Não durou uma semana.

Semana passada foi Heródoto Barbeiro, demitido do cargo de apresentador do Roda Viva devido às perguntas sobre pedágio feitas ao candidato José Serra.

Para quem ainda têm dúvidas: a maior ameaça à liberdade de imprensa que esse país jamais enfrentou, nas últimas décadas, seria se, por desgraça, Serra juntasse ao poder de mídia, que já tem, o poder de Estado.

Em matéria da Folha publicada agora há pouco, Fernando Vieira de Mello afirmou que "a reportagem não foi ao ar na quarta-feira por uma razão muito simples: ela não estava pronta".

O executivo diz que, em um caso como esse, a TV tem a obrigação de cumprir a legislação eleitoral. "A matéria ouvia só o [Geraldo] Alckmin e o [Aloísio] Mercadante. Em período eleitoral, somos obrigados a ouvir todos os candidatos. Foi isso que fizemos. Hoje, a reportagem irá ao ar." A matéria deveria ser veiculada ontem no "Jornal da Cultura", que vai ao ar às 21h.

Segundo o jornal, "Mello acrescenta que a saída de Priolli da direção de jornalismo não tem qualquer relação com a reportagem sobre os pedágios paulistas". E para por aí, deixando a pergunta no ar: se não tem relação com a reportagem, tem relação com o que?

Depois da polêmica criada, não custava esclarecer.

Comentários

Postagens mais visitadas